Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

5 melhores sedans do Brasil em 2022

Por| Editado por Jones Oliveira | 29 de Dezembro de 2022 às 10h30

Link copiado!

Divulgação/General Motors
Divulgação/General Motors

Os carros com carroceria 3 volumes, também conhecidos como sedans, carregam com eles a lenda de serem bons apenas para famílias. Claro que o espaço interno é um atrativo maior para quem deixou a vida de solteiro de lado, mas os sedans têm atributos que vão além disso e podem conquistar até mesmo quem busca apenas por desempenho.

A reportagem do Canaltech teve a oportunidade de testar diversos modelos e marcas de sedans durante o ano que está se encerrando e agora traz para você, que pensa em trocar de carro no futuro e está de olho em um 3 volumes, quais os 5 melhores sedans do Brasil em 2022.

Continua após a publicidade

Vale lembrar que só estão na lista modelos que passaram pelas nossas mãos neste ano, ok? Por conta disso, alguns excelentes carros que já testamos em versões anteriores, como o Toyota Corolla, o Volkswagen Virtus e o Fiat Cronos acabaram ficando de fora. Os modelos do segmento premium também não entraram na relação, pois não podem ser considerados rivais diretos dos modelos selecionados.

5. Chevrolet Onix Plus

Vamos abrir a lista de 5 melhores sedans do Brasil em 2022 com um modelo que também figurou na relação dos carros mais vendidos do País praticamente em todos os meses do ano: o Chevrolet Onix Plus.

O modelo da GM tem no motor 1.0 turbo de três cilindros, que oferece 116 cv de potência e 16,2 kgfm de torque, uma de suas principais armas. O pacote conectividade + tecnologia também é um ponto forte do carro, com destaque para a tecnologia Easy Park, que permite ao motorista estacionar o carro sem o uso das mãos, apenas controlando o acelerador e o freio durante a manobra.

4. Volkswagen Jetta GLI

Outro sedan que recebeu o selo de aprovação e, por isso, está na relação dos 5 melhores do Brasil em 2022 do Canaltech é o Volkswagen Jetta GLI. O carro chegou por aqui na metade do ano, ainda mais bonito e rápido que a versão anterior.

Recalibrado, o motor 350TSI não ganhou muita potência em números absolutos (pulou de 230 para 231 cv), mas ficou mais eficiente e com melhor desempenho. O câmbio automatizado de dupla embreagem DSG, agora com 7 marchas, casa perfeitamente com os 35,7 kgfm de torque, que agora são entregues mais rápido e ajudam o carro a ir de 0 a 100 km/h em apenas 6,7 segundos.

Continua após a publicidade

3. Hyundai HB20S

O Hyundai HB20S está entre os 5 melhores sedans do Brasil representado pela sua geração anterior, já que a nova e reestilizada variante não passou pelas nossas mãos para um review detalhado antes do fechamento desta lista. Mas isso está longe de ser um problema e só comprova o quanto a montadora sul-coreana acertou no modelo.

A variante Platinum Plus 2022 escolhida para representar o modelo sul-coreano tem itens de segurança que costumam equipar modelos de gama superior, como alerta de colisão frontal e sistema de frenagem automática de emergência. Em termos de desempenho, o HB20S oferece o competente motor 1.0 turbo de 120 cv e 17,5 kgfm de torque, suficientes para garantir um bom desempenho em qualquer ambiente.

Continua após a publicidade

2. Honda City

O penúltimo entre os 5 melhores sedans do Brasil que foram testados pelo Canaltech em 2022 é o único representante de uma marca japonesa: o Honda City. O modelo passou por uma reestilização e foi lançado com a missão de preencher uma lacuna importante no portfólio da empresa no País. E conseguiu, ao menos parcialmente.

O Honda City não tem todos os atributos para quem ainda sente falta do Civic, mas certamente apresenta em sua versão topo de linha, a Touring, bons motivos para quem pensa em comprá-lo. Os pontos fortes apontados em nossa análise foram:

Continua após a publicidade
  • Espaço interno
  • Acerto de suspensão
  • Pacote tecnológico
  • Design
  • Consumo
  • Confiabilidade

1. Chevrolet Cruze Midnight

Encerrando a lista dos 5 melhores sedans do Brasil em 2022 está mais um modelo da GM. O Chevrolet Cruze que passou pelas mãos do Canaltech em 2022 foi o Midnight, versão especial baseada na LTZ e lançada em janeiro para dar sobrevida a um dos carros mais injustiçados do País.

Continua após a publicidade

O Cruze sai da fábrica com um ótimo pacote de conectividade e, no quesito desempenho, também faz bonito. Isso graças ao motor Ecotec 1.4 turbo de 153 cavalos de potência e 24,5 kgfm de torque, que trabalha em sintonia com o câmbio automático de 6 velocidades. Uma receita simples, mas vencedora, que coloca o Chevrolet Cruze Midnight entre os 5 melhores sedans do Brasil em 2022.

E aí? Gostou da lista dos melhores sedans do Brasil em 2022? Comente com a gente nas nossas redes sociais.