Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Hatch, sedan ou SUV? | Escolhendo o carro ideal para você

Por| Editado por Jones Oliveira | 14 de Dezembro de 2021 às 08h30

Link copiado!

Reprodução/lukpixaby, 27 images
Reprodução/lukpixaby, 27 images

O carro ideal nem sempre é aquele que você mais gosta, mas sim o que mais se encaixa às suas necessidades nas mais variadas fases da vida. O mercado brasileiro, hoje, parece pender mais para o lado do SUV, mas não dá para desprezar um bom hatch ou o velho sedan.

Para ajudar você a escolher o carro ideal, hoje o Canaltech vai fazer um breve resumo das principais características de cada um dos modelos. Desta forma, na hora de comprar seu próximo carro, você saberá direitinho o que é um sedan, um hatch e um SUV para, enfim, optar pelo que melhor se encaixa ao seu estilo de vida.

Hatch

Continua após a publicidade

Diminutivo de hatchback, o hatch é uma categoria de carro que tem como característica principal a carroceria de dois volumes: uma destinada ao motor e outra para passageiros, com o porta-malas acoplado.

Os hatches são subdivididos em três outros segmentos: subcompacto, compacto e médio. Essa divisão faz referência ao tamanho do carro, do menor para o maior. Alguns exemplos de hatch que estão à venda no mercado brasileiro, já incluindo os elétricos, são:

  1. JAC E-JSI (subcompacto elétrico);
  2. Volkswagen Gol (compacto a combustão);
  3. Chevrolet Cruze (médio a combustão).
Continua após a publicidade

Sedan

Os carros que se encaixam na categoria sedan são popularmente conhecidos como “três volumes”. Isso significa que, além dos compartimentos para o motor e para os passageiros, há um outro, separado, para bagagens.

Apesar de também ser segmentado em três diferentes categorias (compactos, médios e grandes), os carros do tipo sedan são menos populares que os hatches, e não apenas pelo preço mais elevado, mas também por não estarem entre os favoritos do público.

Continua após a publicidade

Para entender melhor o que são carros sedan, aqui vão três exemplos:

  1. Volkswagen Voyage (sedan compacto, a combustão);
  2. Toyota Corolla (sedan médio, a combustão);
  3. Honda Accord (sedan grande, híbrido).

SUV

Continua após a publicidade

Chegamos, enfim, ao SUV, categoria de veículos que vem caindo no gosto do brasileiro e, hoje, oferece uma gama recheada de opções, tanto no segmento a combustão quanto no de elétricos.

A sigla SUV vem do inglês Sport Utility Vehicle, ou, em bom português, veículo utilitário esportivo. Ele é caracterizado pelo visual mais esportivo e robusto, com possibilidade de tração 4x4 e “espírito aventureiro”, ou seja, pronto tanto para uso urbano quanto off-road.

A altura mais elevada em relação ao solo, para minimizar os impactos das ruas e avenidas esburacadas, e o bom espaço interno são outras características que um SUV oferece ao consumidor.

Três bons exemplos de SUVs para o consumidor brasileiro são os seguintes:

Continua após a publicidade
  1. Hyundai Creta (SUV compacta, a combustão);
  2. Toyota Corolla Cross (SUV médio, híbrido);
  3. BYD Tan (SUV grande, elétrico).

Qual o carro ideal para você?

Agora que já destrinchamos as características de veículos hatch, sedan e SUV, chegou a hora de escolher qual o carro ideal para você.

Continua após a publicidade

O hatch é indicado para quem busca por agilidade no trânsito e um preço mais acessível. Eles podem oferecer 2 ou 4 portas, mas têm porta-malas menores e, muitas vezes, motores menos potentes. São perfeitos para casais sem filhos ou para quem ainda curte a vida de solteiro.

Os sedans, por sua vez, já têm preços um pouquinho mais salgados e miram em uma fatia diferente da população. A ideia é conquistar o público que prefere um visual mais conservador, está em uma faixa etária um pouco maior e, principalmente, tem filhos.

Os hatches e os sedans não se encaixam no que você procura? Então o SUV talvez seja o carro ideal para você. Desde o lançamento do Ford Ecosport, em 2003, houve uma explosão de SUVs no mercado nacional, e o segmento caiu no gosto do público.

Continua após a publicidade

A segurança passada pela maior altura em relação ao solo, a posição de dirigir, o espaço interno e o conforto embarcados nos SUVs deixaram outros tipos de veículos para trás. A flexibilidade de uso, já que se encaixam tanto para o modo urbano quanto para o campo, e a aparência moderna também contribuem para o sucesso.

Há meses os rankings de venda divulgados pela Federação Nacional Distribuição Veículos Automotores (Fenabrave) mostram que as vendas dos SUVs seguem em alta. A decisão final, no entanto, é sua. E aí: hatch, sedan ou SUV? Qual o carro ideal para você?