Hatch, sedan ou SUV? | Escolhendo o carro ideal para você
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |

O carro ideal nem sempre é aquele que você mais gosta, mas sim o que mais se encaixa às suas necessidades nas mais variadas fases da vida. O mercado brasileiro, hoje, parece pender mais para o lado do SUV, mas não dá para desprezar um bom hatch ou o velho sedan.
Para ajudar você a escolher o carro ideal, hoje o Canaltech vai fazer um breve resumo das principais características de cada um dos modelos. Desta forma, na hora de comprar seu próximo carro, você saberá direitinho o que é um sedan, um hatch e um SUV para, enfim, optar pelo que melhor se encaixa ao seu estilo de vida.
Hatch
Diminutivo de hatchback, o hatch é uma categoria de carro que tem como característica principal a carroceria de dois volumes: uma destinada ao motor e outra para passageiros, com o porta-malas acoplado.
Os hatches são subdivididos em três outros segmentos: subcompacto, compacto e médio. Essa divisão faz referência ao tamanho do carro, do menor para o maior. Alguns exemplos de hatch que estão à venda no mercado brasileiro, já incluindo os elétricos, são:
- JAC E-JSI (subcompacto elétrico);
- Volkswagen Gol (compacto a combustão);
- Chevrolet Cruze (médio a combustão).
Sedan
Os carros que se encaixam na categoria sedan são popularmente conhecidos como “três volumes”. Isso significa que, além dos compartimentos para o motor e para os passageiros, há um outro, separado, para bagagens.
Apesar de também ser segmentado em três diferentes categorias (compactos, médios e grandes), os carros do tipo sedan são menos populares que os hatches, e não apenas pelo preço mais elevado, mas também por não estarem entre os favoritos do público.
Para entender melhor o que são carros sedan, aqui vão três exemplos:
- Volkswagen Voyage (sedan compacto, a combustão);
- Toyota Corolla (sedan médio, a combustão);
- Honda Accord (sedan grande, híbrido).
SUV
Chegamos, enfim, ao SUV, categoria de veículos que vem caindo no gosto do brasileiro e, hoje, oferece uma gama recheada de opções, tanto no segmento a combustão quanto no de elétricos.
A sigla SUV vem do inglês Sport Utility Vehicle, ou, em bom português, veículo utilitário esportivo. Ele é caracterizado pelo visual mais esportivo e robusto, com possibilidade de tração 4x4 e “espírito aventureiro”, ou seja, pronto tanto para uso urbano quanto off-road.
A altura mais elevada em relação ao solo, para minimizar os impactos das ruas e avenidas esburacadas, e o bom espaço interno são outras características que um SUV oferece ao consumidor.
Três bons exemplos de SUVs para o consumidor brasileiro são os seguintes:
- Hyundai Creta (SUV compacta, a combustão);
- Toyota Corolla Cross (SUV médio, híbrido);
- BYD Tan (SUV grande, elétrico).
Qual o carro ideal para você?
Agora que já destrinchamos as características de veículos hatch, sedan e SUV, chegou a hora de escolher qual o carro ideal para você.
O hatch é indicado para quem busca por agilidade no trânsito e um preço mais acessível. Eles podem oferecer 2 ou 4 portas, mas têm porta-malas menores e, muitas vezes, motores menos potentes. São perfeitos para casais sem filhos ou para quem ainda curte a vida de solteiro.
Os sedans, por sua vez, já têm preços um pouquinho mais salgados e miram em uma fatia diferente da população. A ideia é conquistar o público que prefere um visual mais conservador, está em uma faixa etária um pouco maior e, principalmente, tem filhos.
Os hatches e os sedans não se encaixam no que você procura? Então o SUV talvez seja o carro ideal para você. Desde o lançamento do Ford Ecosport, em 2003, houve uma explosão de SUVs no mercado nacional, e o segmento caiu no gosto do público.
A segurança passada pela maior altura em relação ao solo, a posição de dirigir, o espaço interno e o conforto embarcados nos SUVs deixaram outros tipos de veículos para trás. A flexibilidade de uso, já que se encaixam tanto para o modo urbano quanto para o campo, e a aparência moderna também contribuem para o sucesso.
Há meses os rankings de venda divulgados pela Federação Nacional Distribuição Veículos Automotores (Fenabrave) mostram que as vendas dos SUVs seguem em alta. A decisão final, no entanto, é sua. E aí: hatch, sedan ou SUV? Qual o carro ideal para você?