7 melhores hatches do Brasil em 2022
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |
2022 foi repleto de novidades no mundo automotivo e o Canaltech teve a oportunidade de avaliar e conhecer diversos carros ao longo do ano. Sejam modelos completamente novos ou atualizações de já existentes, muitos carros já passaram por nossas mãos nessa temporada.
E para te ajudar a ver quais foram os melhores, separamos algumas listas divididas por categorias específicas, como hatches, sedans, SUVs, elétricos, entre outros. Sempre seguindo nossos critérios utilizados nos comparativos que também fizemos durante todo o ano de 2022.
A lista da vez será sobre os hatches, modelos que rivalizam com os SUVs como os carros mais vendidos do Brasil. Neste ranking, vocês vão perceber que a maioria dos carros são compactos, pois o segmento dos hatches médios praticamente inexiste em nosso mercado hoje em dia.
Sem mais delongas, vejam abaixo os melhores hatches do Brasil em 2022 que o Canaltech avaliou.
7. Fiat Argo Trekking 2022
O Fiat Argo Trekking em sua versão 2022 foi um dos hatches mais interessantes que avaliamos em toda a cobertura automotiva do Canaltech. A variante aventureira do Argo traz muitos itens de série, bom nível de conforto, economia de combustível e, claro, a valentia para encarar as nossas ruas esburacadas.
Aqui estamos falando de um hatch compacto com motor 1.3 aspirado de 109cv de potência e 14,2 kgf/m de torque, aliado a um câmbio manual de cinco marchas. Em termos de equipamento, o Argo Trekking 2022 traz, por exemplo, ar-condicionado digital, chave presencial, controles de estabilidade e tração, central multimídia, direção elétrica e bancos em couro.
6. Chevrolet Onix RS 2023
A versão esportivada do Chevrolet Onix melhorou na edição 2023 com o acréscimo de equipamentos como Wi-Fi nativo, central multimídia com espelhamento de Android Auto e Apple CarPlay sem fio, sistema OnStar de concierge e melhorias gerais de isolamento acústico e suspensão.
O motor segue o mesmo das versões convencionais topo de gama: 1.0 turbo de 116cv de potência e 16,8 kgf/m de torque. Se o propulsor não o transforma em um carro esportivo, a menos lhe garante bom desempenho e economia de combustível na cidade e na estrada. O design, claro, é outro destaque.
5. Renault Kwid E-Tech
Lançado há alguns meses, o Renault Kwid E-Tech é a versão elétrica do subcompacto da Renault. Esse hatch traz tudo o que a versão a combustão tem de bom, ou seja, sua praticidade e agilidade para o dia a dia, e eleva a um nível ainda maior com o motor elétrico de 65cv e 11,5 kgf/m, que torna as coisas ainda mais eficientes.
Ágil e amigo do meio ambiente, o Kwid E-Tech também é bem seguro, possuindo seis airbags de série, coisa rara na categoria.
4. Novo Volkswagen Polo
A primeira reestilização da atual geração do Volkswagen Polo trouxe mudanças importantes para o hatch, que agora será a porta de entrada da Volkswagen com a aposentadoria do Gol. O modelo, por exemplo, perdeu os freios a disco na traseira, mas a suspensão ficou mais confortável e o motor, mesmo menos potente, está mais econômico e segue ágil.
O propulsor segue sendo 1.0 turbo nas variantes mais caras, mas uma versão melhorada do que aparecia no VW UP!. No Polo, ele rende 116cv e 16,8 kgf/m de torque, podendo ser aliado a um câmbio automático de seis marchas ou manual de cinco.
Há, também, boa oferta de equipamentos, como faróis full LED, chave presencial, multimídia VW Play, ar-condicionado digital, rebatimento elétrico dos retrovisores, carregador de celular por indução, auxiliar de partida em rampa, direção elétrica, sensor de chuva, sensor crepuscular, controles de estabilidade e tração.
3. Volkswagen Polo GTS 2022
Semanas antes da chegada do novo VW Polo, a Volkswagen nos enviou a versão esportivada do hatch, o VW Polo GTS. E assim como aconteceu com o Virtus GTS, ficamos apaixonados com o carro, que consegue entregar muita diversão e prazer ao dirigir com o motor 1.4 turbo de 150cv e 25,5 kgf/m de torque.
Além de rápido (o 0 a 100 km/h é em 8,4s), o Polo GTS é muito bem equipado. Freios a disco nas quatro rodas, central multimídia VW Play, cluster 100% digital, detalhes exclusivos de estética, farois full LED, rodas aro 17, bancos em couro, chave presencial, partida por botão, seis airbags e frenagem pós-colisão.
2. Honda City hatch 2022
Em sua nova geração, o Honda City ganhou uma versão hatch para substituir, de uma só vez, modelos como o Fit e o WR-V. Deu certo. Apesar do seu porta-malas pequeno, o automóvel tem o melhor espaço interno da categoria, consumo de combustível absurdamente bom e pacote de tecnologia e segurança de fazer inveja a modelos mais caros.
O motor é o 1.5 aspirado com injeção direta, que rende 126cv de potência e 15,8 kgf/m de torque. O consumo, na estrada, chegou a bater os 19 km/l com gasolina. Em termos de equipamentos, a versão Touring, a topo de linha, traz o Honda Sensing, que agrega alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência, piloto automático adaptativo e comutação automática do farol alto.
1. Hyundai HB20 2023
O Hyundai HB20 2023 é o carro de passeio mais vendido do Brasil e parte desse sucesso se deve à atualização que aconteceu neste ano. Mais bonito e com pacote de equipamentos ainda mais recheado, o hatch se coloca como a melhor opção na sua categoria.
Nas versões de topo, o HB20 segue com o motor 1.0 turbo de 120cv de potência e 17,5 kgf/m de torque, que lhe garante ótimo desempenho tanto na cidade quanto na estrada. Mas o hatch brilha mesmo é quando olhamos seus itens de segurança e conectividade:
- Alerta de colisão frontal
- Frenagem automática de emergência
- Assistente de permanência e centralização em faixa
- Detecção de pedestres e ciclistas
- Alerta de ponto cego
- Alerta de saída segura
- Alerta de tráfego cruzado traseiro com frenagem automática
- Farol alto adaptativo
- Alerta de presença no banco traseiro
- Sistema Bluelink