Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Preview Volkswagen Jetta GLI 2022 | Sedan fica mais rápido e "sem" concorrência

Por| Editado por Jones Oliveira | 23 de Junho de 2022 às 09h00

Link copiado!

Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech
Tudo sobre Volkswagen

Relançado recentemente no Brasil, o Jetta GLI 2022 é a única versão do sedan à venda no país. Sem confirmar a chegada das variantes convencionais, a Volkswagen sabia que precisava caprichar nesse modelo para justificar sua vinda para nosso mercado — e caprichou.

O Jetta GLI não está somente mais bonito. Ficou mais potente, arisco, divertido e, ao mesmo tempo, segue sendo confortável e familiar caso seja essa a necessidade. Mas, com poucos segundos dentro desse sedan esportivo, fica claro que sua proposta é mesmo de proporcionar experiências marcantes, com vocação para acelerações e ultrapassagens.

O Canaltech foi até o Circuito Panamericano, o centro de testes da Pirelli, em Elias Fausto/SP, para conhecer em primeira mão o que mudou no novo VW Jetta GLI 2022. Com as atualizações e melhorias, o carro está superior e segue sem concorrentes em sua faixa de preço. Mas, será que vale a pena?

Continua após a publicidade

Jetta GLI 2022: Primeiras Impressões

O Jetta GLI na versão anterior já era um carro excelente e tinha um dos melhores custo-benefícios do mercado automotivo brasileiro por entregar um desempenho sem equivalentes em uma faixa de preço anterior a de modelos premium. Com o novo Jetta GLI 2022, tudo isso foi elevado a outro nível.

O motor 350TSI recebeu uma nova calibração e mudanças que, se acrescentaram pouco em termos de potência (apenas 1cv, indo de 230cv para 231cv), melhoraram o desempenho consideravelmente, pois a tecnologia empregada no propulsor o tornou mais eficiente.

Continua após a publicidade

Isso sem falar na relação com o câmbio automatizado de dupla embreagem, o DSG, que agora tem sete marchas e ajuda os 35,7 kgf/m de torque chegarem mais rápido às rodas. Na versão 2022, o Jetta GLI faz um 0 a 100km/h em apenas 6,7 segundos, bem menos do que no 2021, que era em 8,8s.

O uso na pista mostra que os números melhoraram, mas a prática escancara a evolução de modo muito claro, com acelerações vigorosas, ronco delicioso do motor e curvas "no chão", graças aos sistemas eletrônicos que deixam o carro mais seguro e dinâmico.

Continua após a publicidade

A direção elétrica, sobretudo no modo Sport, fica bem direta, tornando as coisas ainda mais legais ao volante. Os freios, por sua vez, foram equipados com discos ventilados nas quatro rodas, algo que ajuda bastante nas frenagens mais bruscas, como as que fizemos na pista do Circuito Panamericano.

Os aspectos tecnológicos e de auxílio ao motorista, bem como os novos acertos dos sistemas de tração e o comportamento urbano serão abordados futuramente no review completo.

Jetta GLI 2022: O que esperar?

Continua após a publicidade

Chamado pela Volkswagen de "o melhor Jetta de todos os tempos", o Jetta GLI 2022 evoluiu bastante e justifica sua compra. Resta saber, talvez, se ele pode ser o único carro em sua garagem.

Jetta GLI 2022: Preço e disponibilidade

O Volkswagen Jetta GLI 2022 está disponível nas concessionárias da montadora em todo o Brasil em versão única por R$ 216.990.

O sedan também conta com três anos de garantia total sem limite de quilometragem, além do Programa Revisão de Série, que oferece as três primeiras manutenções sem custos ao cliente.

Continua após a publicidade