Publicidade

Review Fiat Cronos | Sedã compacto tem enorme potencial desperdiçado

Por| Editado por Jones Oliveira | 14 de Novembro de 2021 às 08h30

Link copiado!

Review Fiat Cronos | Sedã compacto tem enorme potencial desperdiçado
Review Fiat Cronos | Sedã compacto tem enorme potencial desperdiçado

Lançado logo depois do Fiat Argo, no comecinho de 2018, o Fiat Cronos veio para preencher uma lacuna no portfólio da marca italiana que há muitos anos era ocupado pelo Grand Siena, um dos veículos preferidos de taxistas e motoristas de aplicativo. Com design inspirado no irmão hatch — mas com personalidade própria —, o sedã compacto trouxe nível de acabamento, conforto e equipamentos acima da média para seu segmento.

Entretanto, o alto preço e a ausência de um motor turbo, presentes em concorrentes como Volkswagen Virtus, Chevrolet Onix Plus e Hyundai HB20S, fizeram com que o modelo italiano fosse preterido por esses carros, tornando sua vida bem difícil em termos de mercado e afastando muitos compradores.

Produzido na Argentina, o Fiat Cronos nunca chegou a ser destaque, apesar de ser um ótimo produto. Nos dias em que passamos com ele, a sensação é de que se trata de um automóvel com enorme potencial desperdiçado, mas que ainda tem espaço para crescimento em vendas e em sua própria qualidade.

Continua após a publicidade

Nós testamos a variante Precision, posicionada como opção intermediária e equipada com motor 1.8 eTorq, e vamos te contar em detalhes como foi a experiência com o Fiat Cronos.

Conectividade e segurança

Continua após a publicidade

O Fiat Cronos Precision, no momento do lançamento do automóvel, era a variante topo de gama da linha e contava com muito mais itens do que a versão avaliada pelo Canaltech. Entretanto, mesmo com esse reposicionamento, não dá para dizer que o sedã compacto da marca italiana é mal equipado — pelo contrário.

De série, ele traz equipamentos como controle de estabilidade e tração, central multimídia de 7 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, luz de condução diurna, farol de neblina, chave presencial, sensor de estacionamento traseiro, piloto automático, limitador de velocidade e velocímetro digital.

Mas, se você estiver disposto a gastar um pouco mais, pode incluir câmera de ré, sensores de chuva e crepuscular, retrovisor interno eletrocrômico, rebatimento automático dos espelhos externos e airbags laterais, além do bando de couro, que faz parte de outro pacote, voltado para a estética.

Continua após a publicidade

Vale lembrar que todos os itens descritos acima estavam presentes no Fiat Cronos Precision em seu lançamento, o que certamente pode ter afastado potenciais compradores e feito eles escolherem, por exemplo, a variante 1.3 aspirada com o pacote S-Design, que traz praticamente tudo isso — mais os itens estéticos.

Conforto e experiência de uso

O ponto forte do Fiat Cronos, seja qual for sua versão, é o conforto. Entre todos os sedãs compactos avaliados pelo Canaltech, ele foi o que teve o rodar mais agradável e o isolamento acústico mais competente, muito em função de seu acerto de suspensão e os ótimos materiais de acabamento, que falaremos mais adiante.

Continua após a publicidade

Mesmo com um motor defasado, o conhecido 1.8 eTorq de 139cv e 19,3 kgf/m, o desempenho também foi muito bom, apesar da oferta de força desse propulsor não ser tão imediata quanto os concorrentes turbinados. Se no Jeep Renegade esse conjunto, que sempre tem o câmbio automático de seis marchas, é sofrível, no sedã ele sobra.

A direção elétrica, a exemplo do seu irmão hatch, o Argo, também é extremamente competente, sendo bem calibrada para o uso urbano e rodoviário. Além disso, a posição de dirigir mais elevada pode agradar pessoas que gostam de SUVs, já que. mesmo sendo um carro baixo, o Cronos te deixa com uma boa visibilidade da rua e das laterais.

E por ser um sedã, o espaço interno é um ponto forte, mesmo o Cronos tendo o mesmo entre-eixos do Argo, com 2,52m. Isso é explicado por uma artimanha de engenharia da Fiat, que recuou mais os bancos e os deixou mais inclinados e menores, favorecendo a viagem para pessoas com mais de 1,80m, como é o caso deste repórter. O porta-malas também é outro ponto fortíssimo do Cronos, que ostenta impressionantes 525 litros, mais do que os rivais Virtus e Versa, por exemplo.

Continua após a publicidade

Entretanto, nem tudo são flores. O consumo do Cronos Precision com o motor 1.8 é pouco convidativo. Quando abastecido com etanol, nossas médias não foram superiores a 6 km/l na cidade e 9 km/l na estrada. Além disso, incomodou o fato de um veículo que pede mais de R$ 80 mil ter perdido tantos equipamentos essenciais como os que listamos anteriormente.

Os itens de conforto de série presentes no Cronos Precision são os bancos traseiros bipartidos, ar-condicionado digital e automático, aletas para troca de marchas, e os seletores de música e volume posicionados atrás do volante.

Continua após a publicidade

Design e acabamento

Até a chegada da nova geração do Nissan Versa, era bem fácil dizer qual era o sedã compacto mais bonito e bem acabado do mercado brasileiro. O Fiat Cronos é um acerto da Fiat nesse aspecto, trazendo uma aparência elegante e ótimos materiais no acabamento da cabine.

Na versão avaliada pelo Canaltech, as rodas eram de liga leve em 16 polegadas, mas podem ser de 17 com um pacote extra. Além disso, há cromados nos puxadores de porta e a grade frontal é a com nova assinatura da Fiat, em estilo colmeia e com a “italian flag”.

Continua após a publicidade

Concorrentes

Os concorrentes diretos do Fiat Cronos são o Chevrolet Onix Plus, Hyundai HB20S, Volkswagen Virtus e o Nissan Versa, que custam entre R$ 75 mil e R$ 110 mil, dependendo da versão.

 

Veredicto

Continua após a publicidade

Depois de dias com o Fiat Cronos Precision, é difícil não chegar à conclusão de que se trata de um excelente veículo, mas que tem um enorme potencial desperdiçado. A ausência de motor turbo e equipamentos de tecnologia mais modernos já o colocam atrás de seus principais rivais, mesmo o sedã italiano sendo extremamente confortável, bonito e bem acabado.

A versão 1.8 deve sair de linha em breve e dar lugar a uma equipada com o novo motor 1.0 turbo de 130cv, que estreou recentemente no Fiat Pulse. Quando isso acontecer, teremos uma nova conversa.

O Fiat Cronos Precision ainda está em estoque em concessionárias pelo Brasil e pode ser achado por preços entre R$ 85 mil e R$ 90 mil.

No Canaltech, o Fiat Cronos Precision foi avaliado graças a uma unidade gentilmente cedida pela Fiat do Brasil.