Review Fiat Cronos | Sedã compacto tem enorme potencial desperdiçado

Por Felipe Ribeiro | Editado por Jones Oliveira | 14 de Novembro de 2021 às 08h30
Felipe Ribeiro/ Canaltech

Lançado logo depois do Fiat Argo, no comecinho de 2018, o Fiat Cronos veio para preencher uma lacuna no portfólio da marca italiana que há muitos anos era ocupado pelo Grand Siena, um dos veículos preferidos de taxistas e motoristas de aplicativo. Com design inspirado no irmão hatch — mas com personalidade própria —, o sedã compacto trouxe nível de acabamento, conforto e equipamentos acima da média para seu segmento.

Entretanto, o alto preço e a ausência de um motor turbo, presentes em concorrentes como Volkswagen Virtus, Chevrolet Onix Plus e Hyundai HB20S, fizeram com que o modelo italiano fosse preterido por esses carros, tornando sua vida bem difícil em termos de mercado e afastando muitos compradores.

Produzido na Argentina, o Fiat Cronos nunca chegou a ser destaque, apesar de ser um ótimo produto. Nos dias em que passamos com ele, a sensação é de que se trata de um automóvel com enorme potencial desperdiçado, mas que ainda tem espaço para crescimento em vendas e em sua própria qualidade.

Nós testamos a variante Precision, posicionada como opção intermediária e equipada com motor 1.8 eTorq, e vamos te contar em detalhes como foi a experiência com o Fiat Cronos.

(Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)

Prós

  • Espaço interno
  • Porta-malas enorme
  • Bom desempenho
  • Prazer em dirigir
  • Design atraente

Contras

  • Consumo elevado
  • Preço alto
  • Ausência de motor turbo

Conectividade e segurança

O Fiat Cronos Precision, no momento do lançamento do automóvel, era a variante topo de gama da linha e contava com muito mais itens do que a versão avaliada pelo Canaltech. Entretanto, mesmo com esse reposicionamento, não dá para dizer que o sedã compacto da marca italiana é mal equipado — pelo contrário.

De série, ele traz equipamentos como controle de estabilidade e tração, central multimídia de 7 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, luz de condução diurna, farol de neblina, chave presencial, sensor de estacionamento traseiro, piloto automático, limitador de velocidade e velocímetro digital.

(Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)

Mas, se você estiver disposto a gastar um pouco mais, pode incluir câmera de ré, sensores de chuva e crepuscular, retrovisor interno eletrocrômico, rebatimento automático dos espelhos externos e airbags laterais, além do bando de couro, que faz parte de outro pacote, voltado para a estética.

(Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)

Vale lembrar que todos os itens descritos acima estavam presentes no Fiat Cronos Precision em seu lançamento, o que certamente pode ter afastado potenciais compradores e feito eles escolherem, por exemplo, a variante 1.3 aspirada com o pacote S-Design, que traz praticamente tudo isso — mais os itens estéticos.

Conforto e experiência de uso

O ponto forte do Fiat Cronos, seja qual for sua versão, é o conforto. Entre todos os sedãs compactos avaliados pelo Canaltech, ele foi o que teve o rodar mais agradável e o isolamento acústico mais competente, muito em função de seu acerto de suspensão e os ótimos materiais de acabamento, que falaremos mais adiante.

Mesmo com um motor defasado, o conhecido 1.8 eTorq de 139cv e 19,3 kgf/m, o desempenho também foi muito bom, apesar da oferta de força desse propulsor não ser tão imediata quanto os concorrentes turbinados. Se no Jeep Renegade esse conjunto, que sempre tem o câmbio automático de seis marchas, é sofrível, no sedã ele sobra.

(Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)

A direção elétrica, a exemplo do seu irmão hatch, o Argo, também é extremamente competente, sendo bem calibrada para o uso urbano e rodoviário. Além disso, a posição de dirigir mais elevada pode agradar pessoas que gostam de SUVs, já que. mesmo sendo um carro baixo, o Cronos te deixa com uma boa visibilidade da rua e das laterais.

E por ser um sedã, o espaço interno é um ponto forte, mesmo o Cronos tendo o mesmo entre-eixos do Argo, com 2,52m. Isso é explicado por uma artimanha de engenharia da Fiat, que recuou mais os bancos e os deixou mais inclinados e menores, favorecendo a viagem para pessoas com mais de 1,80m, como é o caso deste repórter. O porta-malas também é outro ponto fortíssimo do Cronos, que ostenta impressionantes 525 litros, mais do que os rivais Virtus e Versa, por exemplo.

(Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)

Entretanto, nem tudo são flores. O consumo do Cronos Precision com o motor 1.8 é pouco convidativo. Quando abastecido com etanol, nossas médias não foram superiores a 6 km/l na cidade e 9 km/l na estrada. Além disso, incomodou o fato de um veículo que pede mais de R$ 80 mil ter perdido tantos equipamentos essenciais como os que listamos anteriormente.

Os itens de conforto de série presentes no Cronos Precision são os bancos traseiros bipartidos, ar-condicionado digital e automático, aletas para troca de marchas, e os seletores de música e volume posicionados atrás do volante.

"O ponto forte do Fiat Cronos é, sem dúvida, o conforto. Seu acerto de suspensão transmite uma ótima sensação ao dirigir"

— Felipe Ribeiro

Design e acabamento

Até a chegada da nova geração do Nissan Versa, era bem fácil dizer qual era o sedã compacto mais bonito e bem acabado do mercado brasileiro. O Fiat Cronos é um acerto da Fiat nesse aspecto, trazendo uma aparência elegante e ótimos materiais no acabamento da cabine.

(Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)

Na versão avaliada pelo Canaltech, as rodas eram de liga leve em 16 polegadas, mas podem ser de 17 com um pacote extra. Além disso, há cromados nos puxadores de porta e a grade frontal é a com nova assinatura da Fiat, em estilo colmeia e com a “italian flag”.

Concorrentes

Os concorrentes diretos do Fiat Cronos são o Chevrolet Onix Plus, Hyundai HB20S, Volkswagen Virtus e o Nissan Versa, que custam entre R$ 75 mil e R$ 110 mil, dependendo da versão.

 

Veredicto

Depois de dias com o Fiat Cronos Precision, é difícil não chegar à conclusão de que se trata de um excelente veículo, mas que tem um enorme potencial desperdiçado. A ausência de motor turbo e equipamentos de tecnologia mais modernos já o colocam atrás de seus principais rivais, mesmo o sedã italiano sendo extremamente confortável, bonito e bem acabado.

A versão 1.8 deve sair de linha em breve e dar lugar a uma equipada com o novo motor 1.0 turbo de 130cv, que estreou recentemente no Fiat Pulse. Quando isso acontecer, teremos uma nova conversa.

O Fiat Cronos Precision ainda está em estoque em concessionárias pelo Brasil e pode ser achado por preços entre R$ 85 mil e R$ 90 mil.

No Canaltech, o Fiat Cronos Precision foi avaliado graças a uma unidade gentilmente cedida pela Fiat do Brasil.