Review Onix Plus 2023 | Um sedan pronto para ser líder
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
Oitavo carro mais vendido do Brasil entre janeiro e junho de 2022, o Chevrolet Onix Plus 2023 liderou o segmento dos sedans no 1º semestre do ano, superando rivais de peso, como o Fiat Cronos, o ToyotaToyota Yaris e o Hyundai HB20S.
Lançado em 2020 pela GM estadunidense para substituir o Prisma, nome de batismo da variante sedan da antiga geração do Onix, o Onix Plus vem, desde então, flutuando dentro do ranking dos 10 carros mais vendidos do Brasil, e é presença constante no top 3 de seu segmento.
Qual será, então, o segredo desse sedan para se dar tão bem no mercado por um período tão longo? A reportagem do Canaltech passou alguns dias ao volante do Onix Plus 2023 em sua versão topo de linha, a Premier, e vai compartilhar com você, leitor, tudo sobre essa experiência.
Conectividade e Segurança
O Onix Plus 2023 tem pacotes caprichados tanto no quesito conectividade quanto no que tange à segurança. A Chevrolet fez um upgrade interessante na versão mais recente do sedan e não economizou em itens importantes, não apenas para o motorista, mas para todos os ocupantes do carro.
Em relação à segurança, o Onix Plus 2023, dono de 5 estrelas no Latin NCAP, principal teste de segurança a que os carros são submetidos antes de serem lançados no mercado brasileiro, sai de fábrica com os seguintes itens na versão topo de linha:
- 6 airbags
- Controle de estabilidade e tração
- Freios ABS com EBD
- Alerta de ponto cego
O pacote de conectividade e tecnologia não fica atrás. O Onix Plus 2023 é equipado com central multimídia de 7 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio e oferece internet nativa com possibilidade de compartilhamento de conexão com até 7 aparelhos.
Além disso, ele também tem o renomado sistema OnStar e vem com a tecnologia Easy Park, que permite ao motorista estacionar o carro em vagas paralelas ou perpendiculares sem o uso das mãos, apenas controlando o acelerador e o freio durante a manobra.
Conforto e Experiência de uso
O desempenho do Onix Plus 2023 foi extremamente agradável (algo que já era esperado, aliás) e se tornou um dos pontos que fortalecem o amplo mercado que o sedan da General Motors já conquistou no Brasil.
O motor 1.0 turbo de três cilindros gera 116 cavalos de potência e entrega ao condutor torque de 16,2 kgfm. A combinação é perfeita para fazer do Onix Plus um carro ágil para encarar o pesado trânsito das grandes cidades e, ao mesmo tempo, extremamente competente para quem precisa viajar.
Aliado ao câmbio automático de seis velocidades, o conjunto mecânico é bastante eficiente. O Onix Plus é um dos carros mais econômicos do Brasil. Segundo os dados oficiais do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro, a versão LT do sedan, equipada com a mesma motorização e o mesmo câmbio da testada pelo Canaltech, é a mais eficiente do país em 2022.
O levantamento divulgado no início de junho mostrou que o carro apresentou médias de consumo de 9,6 km/l (etanol) e 13,8 km/l (gasolina) na cidade, e de 12,5 km/l (etanol) e 17,6 km/l (gasolina) na estrada. Durante o tempo em que ficou com o Canaltech, a média em trechos rodoviários chegou a ultrapassar os 19 km/l.
Design e Acabamento
Se por um lado conectividade e segurança “falam a mesma língua” no Onix Plus 2023, o mesmo não se pode dizer em relação aos itens design e acabamento. O primeiro é digno de elogios, mas o segundo acaba deixando um pouco a desejar.
Em termos de design, nada a reclamar. O Onix Plus 2023 tem um visual moderno, arrojado e harmonioso, tanto em sua parte dianteira quanto na traseira. O conjunto de luzes em LED nos faróis e nas lanternas dá ao sedan um charme todo especial e o coloca à frente dos principais rivais do segmento no quesito beleza.
O que pega um pouco no Onix Plus 2023 é o acabamento. A Chevrolet segue economizando neste quesito e apostando alto no uso de plástico duro para confecção de portas e painéis.
Mesmo pouco rodado, o carro emprestado à reportagem já fez alguns barulhos não muito comuns ou agradáveis, principalmente em se tratando de veículos novos. O isolamento acústico da cabine foi outro ponto que deixou a desejar, pois não evitou que o barulho do motor, às vezes, incomodasse.
Concorrentes
Os dois principais rivais do Onix Plus 2023 para se manter entre os carros mais vendidos do Brasil no segmento dos sedans são o HB20S, da Hyundai, e o Fiat Cronos. O primeiro mudou radicalmente de visual recentemente e certamente vai incomodar na briga de agora em diante, tanto pela curiosidade quanto pelas mudanças feitas pela montadora sul-coreana.
O Cronos, por sua vez, fechou junho e julho como o sedan mais vendido do Brasil e, embora não esteja no top 10 dos carros mais vendidos do 1º semestre, certamente tem potencial para, em breve, aparecer no “retrovisor” do modelo da Chevrolet.
Onix Plus 2023 é uma boa compra?
A versão testada pela reportagem do Canaltech para este review foi a Premier, topo de linha do Chevrolet Onix Plus. Nesta configuração, o carro custa, segundo o site oficial da montadora, a partir de R$ 109.990.
Pelo pouco tempo de contato que tivemos com o sedan, e avaliando as opções disponíveis na mesma faixa de preço, podemos afirmar, sem medo, que o Onix Plus Premier 2023 é uma excelente escolha para quem busca por um carro estiloso, conectado, potente e, ao mesmo tempo, econômico.
O Onix Plus Premier 2023 avaliado pelo Canaltech foi gentilmente cedido à reportagem pela General Motors do Brasil.