JAC E-JS3 | Elétrico rival do Dolphin ganha nome no Brasil
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
A JAC Motors confirmou o que vinha se desenhando há algum tempo e, em breve, colocará no mercado brasileiro mais um rival do BYD Dolphin, carro elétrico mais vendido do país em 2023, mas que recentemente perdeu o posto para o irmão, Dolphin Mini.
- 3 marcas chinesas que vão trazer novos carros ao Brasil em 2024
- 10 carros elétricos mais econômicos do Brasil
A principal novidade em relação ao hatch 100% elétrico de uma das primeiras montadoras chinesas a chegar no Brasil, há mais de uma década, ainda com carros a combustão, está na adaptação do nome para o nosso público, conforme apuraram os amigos do Inside EVs.
A JAC Motors resolveu seguir a estratégia adotada por aqui e rebatizou o Yiwey 3, nome com o qual o modelo é vendido em sua terra natal, para E-JS3. A ideia é renovar a família que já conta com o subcompacto E-JS1; a versão aventureira dele, E-JS1 EXT; o SUV E-JS4 e o sedan E-J7, todos devidamente testados pelo Canaltech.
Os primeiros boatos a respeito da possível chegada do Yiwuei 3 (ou E-JS3) ao mercado brasileiro começaram em julho de 2023, mas apenas agora, quase um ano depois, foram confirmados pelos executivos da JAC Motors. O objetivo da marca é bem claro: rivalizar com o Dolphin, o Dolphin Mini e o GWM Ora 03, principais expoentes desse segmento no Brasil.
Como é o JAC E-JS3?
O JAC E-JS3 deverá ofertar ao consumidor brasileiro muito do que ele já encontra nos hatches elétricos que chegaram antes ao nosso mercado. Inclusive no design, que mistura elementos do próprio Ora 03 na dianteira, e tem um “Q” de modelos da Volkswagen (parceira da marca, aliás), na traseira.
As dimensões do hatch elétrico da JAC são similares às oferecidas pelo Hyundai HB20. O modelo chinês mede 4,02 metros de comprimento, 1,77 m de largura, 1,56 m de altura e oferece 2,62 m de entre-eixos. Ele se destaca ainda pelo teto flutuante, as maçanetas retráteis e os faróis circulares em LED, que remetem ao rival da GWM.
JAC E-JS3: potência e autonomia
O hatch elétrico rival do BYD Dolphin é vendido na China com duas configurações distintas de motorização e autonomia, e a JAC ainda não informou qual delas será vendida no Brasil (ou se ambas virão para cá).
A mais simples conta com um motor elétrico de 95 cv de potência, 13,8 kgf/m de torque e 405 km de autonomia por carga, no ciclo chinês. A topo de linha, por sua vez, tem potência de 135 cv, torque de 21,4 kgf/m e alcance estendido para 505 km, também no ciclo NEDC.
Quando chega e quanto vai custar o E-JS3?
A JAC Motors não cravou com exatidão a data da chegada do E-JS3 ao Brasil, mas é possível que o novo hatch 100% elétrico vindo da China só desembarque por aqui de forma oficial no 2º semestre.
O preço, por enquanto, também não foi divulgado, mas não deve ultrapassar os R$ 150 mil, justamente para conseguir brigar em pé de igualdade com os principais concorrentes à venda no país.
Fonte: Inside EVs