Preview JAC E-JS1 | Elétrico mais barato do Brasil é ideal para uso urbano
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
Recentemente, a JAC apresentou oficialmente o E-JS1, carro elétrico mais barato à venda no Brasil, em um evento que começou em uma das concessionárias da marca, na Avenida Abraão de Morais, próxima a Rodovia Imigrantes, em São Paulo, e terminou no Espaço Casale Rústico, localizado na região do Riacho Grande, em São Bernardo do Campo. A reportagem do Canaltech marcou presença e aproveitou para dirigir o compacto que custará R$ 149.900 nas concessionárias em versão única.
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O carro, que é o 1º produzido em conjunto pela JAC Motors com a Volkswagen na China, tem atrativos interessantes, começando pelo visual, que carrega uma mistura de J2, da JAC, com o Up!, da montadora alemã. Por dentro, a tecnologia e o conforto dão o tom, como já pontuamos em outra oportunidade. A autonomia, de 302 quilômetros – dependendo do modo de condução, claro – é outro ponto forte da novidade.
Primeiras impressões
O test-drive fugiu um pouquinho do traçado original e combinou as ruas com trânsito pesado na entrada da região do Riacho Grande com as curvas da Rodovia Caminho do Mar, também conhecida como a “Velha Estrada de Santos”. No percurso de pouco mais de 30 quilômetros ao volante do JAC E-JS1, foi possível perceber o que o próprio presidente da empresa, Sérgio Habib, confidenciou no evento de apresentação: o compacto é mesmo ideal para uso urbano.
Apesar de ser bastante ágil nas saídas e nas retomadas, graças ao motor de 45 kW (equivalentes a 62 cv de potência) e ao torque de 15,3 kgfm, o E-JS1 tem um problema grave, e que pode pesar na hora em que o condutor realmente precisar acelerar em ultrapassagens na rodovia, por exemplo: o carro não ultrapassa os 110 km/h. “Esse não é um carro de estrada. Tem um monte de curso no acelerador, e não adianta pisar que ele limita a 110 (km/h)”, confirmou Habib.
Essa limitação, aliás, causou um desconforto durante o teste, justamente na hora em que foi preciso ultrapassar um caminhão. A matemática mental para calcular se a aceleração do E-JS1 seria suficiente para a manobra antes da chegada da próxima curva foi complexa, e a escolha mais prudente acabou sendo a de esperar um pouco e, enfim, se livrar do obstáculo, notadamente mais lento.
Se no trecho de rodovia a sensação, às vezes, foi de insegurança, o mesmo não pode dizer do desempenho na cidade. No trânsito pesado da entrada de São Bernardo e na chegada a São Paulo, o E-JS1 mostrou rapidez nas respostas e um ar esportivo, com direito até mesmo a uma cantada de pneu (involuntária, claro) ao entrar em uma avenida. O famoso "acelera, breca, acelera" também ajudou na economia de bateria, que tem um ganho toda vez em que há redução da velocidade.
Confortável ao volante ou como passageiro
Em termos de conforto, no entanto, o compacto cumpriu seu papel. A ergonomia, apesar da minha altura (1,87m), permitiu que eu me acomodasse confortavelmente, tanto ao volante quanto no passageiro e, até mesmo, no banco de trás, já que tive a companhia de outros dois jornalistas durante o percurso, com revezamento dos condutores.
O ar-condicionado digital, a central multimídia e o painel de instrumentos são rápidos e intuitivos. Claro que o teste teria sido melhor se eu tivesse entendido uma única palavra do que estava escrito na tela (em mandarim, pois o carro testado não havia sido ajustado ainda para o Brasil), mas, pelo menos, deu para ajustar temperatura e intensidade do ar e encontrar o pareamento Bluetooth para o celular.
Avaliação inicial
O que podemos dizer da avaliação inicial do JAC E-JS1 é que ele cumpre o que promete. Quem está disposto a adentrar no mundo dos carros elétricos, quer gastar pouco (no comparativo com os demais elétricos, claro) e tem como foco principal o deslocamento em perímetro urbano, a aposta, sem dúvida, será acertada.
O pacote motor + bateria + conforto + acessórios + design torna o compacto desenvolvido em parceria da marca chinesa com a Volkswagen uma opção bem interessante. O motor do E-JS1 pode até ser silencioso, mas fato é que a chegada dele certamente deixará a Chevrolet e o Renault, fabricantes do Bolt e do Zoe, com a pulga atrás da orelha.