Preview Hyundai Creta 2022 | Tecnologia é a alma do SUV
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |
A nova geração do Hyundai Creta foi apresentada nesta semana e já está dando o que falar na mídia e entre os clientes. Com um design completamente modificado, conjunto de equipamentos recheado e motores novos, o SUV compacto, que já era sucesso de vendas, tem todos os predicados para seguir como uma ótima opção no já saturado mercado brasileiro, hoje dominado por este tipo de veículo.
- Review Hyundai HB20X | Tecnologia o coloca à frente de Stepway e Argo Trekking
- Análise | Mesmo com nova geração à vista, Hyundai Creta ainda é boa opção de SUV
- Análise | Novo HB20 tem visual polêmico, mas é o mais eficiente do segmento
Todas as mudanças aplicadas ao Creta foram mais do que necessárias e corrigiram alguns problemas apesentados pelo carro em sua geração anterior, como o consumo de combustível e os itens de segurança. E mesmo que o design, agora, seja controverso, há um certo ar de exclusividade que fica escancarado na disposição do conjunto óptico e de alguns itens no interior da cabine.
O Canaltech foi até o Haras Tuiuti, no interior de São Paulo, para conferir de perto a grande novidade Hyundai no Brasil em 2022 e vai te contar as primeiras impressões no contato com o SUV.
Primeiras Impressões
O Hyundai Creta 2022 evoluiu e isso é inegável. Por mais que seu design possa gerar comentários maldosos e até desnecessários, seu conjunto mecânico e itens de tecnologia e conforto deram um salto absurdo quando comparamos com a geração anterior, isso sem falar na segurança, que é outro ponto forte desse automóvel. A dúvida, porém, ficou por conta de como ele se comportaria com o motor Kappa 1.0 Turbo de 120cv, o mesmo que equipa o HB20 topo de linha.
Nos testes com o Creta 2022 na pista do Haras Tuiuti, percebemos que a versão com propulsor 1.0 turbo houve um acerto da Hyundai quando pensamos em agilidade para o uso urbano, já que ele entrega os 17,5 kgf/m de torque em apenas 1500 rpm. Ou seja: quando você pensa em pisar no acelerador, toda a força do carro vem nos seus pés e já vai para as rodas. Isso torna a condução na cidade muito mais agradável e ágil.
Ainda avaliaremos o Creta na cidade para trazer mais detalhes sobre isso, mas a primeira impressão nesse quesito foi positiva. Diferente, por exemplo, quando exigimos em situações de velocidade mais alta e retomadas. A sensação é de que faltou fôlego ao SUV, principalmente pelo seu peso de 1.270 kgs e falta de potência, escancarando a intenção da Hyundai com o propulsor 1.0 turbo.
Já na variante topo de gama, a Ultimate, equipada com a nova versão do motor 2.0, que agora entrega 167cv (antes eram 166cv), a situação se inverte um pouco. A cavalaria a mais deu ao SUV mais prazer de dirigir em situações acima dos 80km/h. A grande questão, porém, deve ser o consumo, que só poderemos avaliar quando pegarmos o carro para usar no dia a dia.
Reformulação interna
A vida na cabine do Hyundai Creta 2022 foi seu maior salto de qualidade quando comparamos com a geração passada, sobretudo na versão topo de gama. Nela, podemos usufruir de itens como o piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, câmera 360°, alerta de ponto cego com imagens, sistema de aviso de saída de faixa com correção ativa e, claro, a excelente central multimídia de 10,25 polegadas, equipada de série com o sistema Bluelink, que também testaremos mais adiante.
Os materiais e acabamento também melhoraram, com um ar mais requintado e maior esmero nos encaixes. Faltou, entretanto, o uso de soft touch no painel, principalmente tendo em vista o preço do carro.
Avaliação inicial
As primeiras impressões do novo Hyundai Creta 2022 foram as melhores possíveis e estamos ansiosos para utiliza-lo no dia a dia e atividades corriqueiras, propostas que atendem bem o público que busca esse tipo de carro. Os novos motores e o excelente pacote tecnológico estão no centro das atenções e devem, sem dúvida, ser os destaques desse carro.
O Canaltech viajou para Tuiuti, no interior de São Paulo, a convite da Hyundai do Brasil.