GWM quer produzir Haval H6 no Brasil para manter 1º lugar nos híbridos
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
A Great Wall Motor (GWM) assumiu a liderança no segmento de carros híbridos após um mês de operações no Brasil e, para solidificar os bons números registrados pelas três versões do Haval H6, pode alterar os planos iniciais traçados para os modelos.
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Desde que comprou as instalações da Mercedes-Benz, a GWM informou que o primeiro carro a ser produzido no Brasil seria a picape da submarca Poer. A surpresa com o sucesso imediato do Haval H6, porém, estaria fazendo com que os executivos chineses repensassem os rumos da operação.
Segundo nossos colegas do Motor1, a fabricante chinesa já estuda a viabilidade de nacionalizar a produção do Haval H6, adicionando as três versões do modelo híbrido às linhas da fábrica em Iracemápolis, no interior de São Paulo.
A inauguração da planta está prevista para maio de 2024 e, além da picape Poer, também já estava confirmada a produção de um SUV inédito, de grande porte, possivelmente o Tank 300, para brigar com Jeep Commander, Chery Tiggo 8 e Toyota SW4. O Haval 6, portanto, seria o terceiro modelo a dividir espaço nas esteiras da linha de produção.
As três versões do Haval H6
Para quem ainda não conhece o GWM Haval H6, vamos relembrar como são as três versões do SUV híbrido que tanto sucesso vêm fazendo no Brasil.
O Haval H6 Premium HEV é um híbrido leve com motor turbo 1.5 a combustão que trabalha em conjunto com um elétrico e gera 243cv de potência com 54 kgf/m de torque ao condutor. Segundo a marca, o híbrido recarregável terá um consumo médio de 13 km/l em perímetro urbano e terá capacidade de acelerar de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos. A bateria, que será recarregada pelo motor a combustão, é de 1,6 kWh.
O Premium PHEV, por sua vez, é um híbrido plug-in que promete entregar tecnologia de ponta, design exclusivo, potência combinada de 393 cavalos e autonomia superior a 1.000 quilômetros, com média de consumo aproximada de 28,5 quilômetros por litro em ciclo urbano.
A versão esportiva, Haval H6 GT, tem a mesma configuração de motor, e acrescenta faróis full led, rodas de aro 19, pinças de freio vermelhas (exclusivas para o mercado brasileiro), acabamento em fibra de carbono no painel, tela multimídia de 12,3 polegadas, controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa, câmera 360°, subwoofer JBL de 100 Watts e muito mais.
Os SUVs tiveram aumento de preços em relação ao que foi anunciado no lançamento e hoje custam entre R$ 214 mil (HEV, sem teto solar) e R$ 315 mil (PHEV GT).
*Com informações: Motor1