GWM revela detalhes do Haval H6, SUV com autonomia de 1.000km que vem ao Brasil
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
A Great Wall Motor, ou GWM, prometeu “conquistar o coração do consumidor brasileiro”. Agora, a montadora chinesa começa a cumprir a promessa ao “se apresentar” para o Brasil.
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Ela escolheu o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, para ser o palco do evento “Tomorrow is On” (O Amanhã está Aqui, em tradução livre). Antes, porém, detalhou em coletiva com Oswaldo Ramos, CCO Brasil da marca, não apenas as tecnologias inovadoras que estarão embarcadas em seus carros no Brasil, mas também como será o Haval H6, SUV híbrido com autonomia de mais de 1.000km que dará início à história da fabricante por aqui.
"Uma revolução na eletrificação vem aí. Encontramos a solução de matriz energética ideal", apostou o executivo.
Segundo Oswaldo Ramos, hoje o mercado oferece ao consumidor um carro a combustão com suporte elétrico, que é mais eficiente, mas não dá ao condutor a "real experiência" de dirigir um carro elétrico.
"Na Europa estão comprando carros híbrido plug-in e rodando com gasolina. Nós vamos entregar um carro elétrico com um motor a combustão, com uma bateria maior e um sistema inédito, o E-Traction".
De acordo com Oswaldo Ramos, o carro foi desenvolvido para "tirar o melhor de cada motor". Isso significa que entregará condições diferentes de condução, incluindo só elétrico, só gasolina, os dois, gasolina gerador para manter aceleração no modo elétrico e mais.
"É uma versão nova, construída totalmente do zero. O sistema é tão bom que o que eles trouxeram para o Brasil vai virar versão global. É o melhor plug-in híbrido que a GWM já fez".
Como é o Haval H6
O SUV híbrido plug-in promete entregar tecnologia de ponta, design exclusivo, potência combinada de 393 cavalos e autonomia superior a 1.000 quilômetros, com média de consumo aproximada de 28,5 quilômetros por litro em ciclo urbano.
Em termos de economia, a Great Wall exibiu um gráfico comparativo com os principais rivais — Jeep Compass 4xe, Toyota RAV4, Chery Tiggo 8 Pro e Volkswagen Taos. De acordo com a montadora chinesa, enquanto o custo por cada 100 km rodados varia entre R$ 38,62 e R$ 41,49 nos concorrentes, o Haval H6 tem um custo médio de R$ 17,40 nas mesmas condições.
A montadora chinesa sabe que precisará ser diferente das demais para se destacar no mercado brasileiro. Por isso, preparou o Haval H6 especialmente para o País. Além de estrear o novo logotipo global da marca, que teve inclusive seu tamanho reduzido para ocupar menos espaço na traseira, o SUV terá itens exclusivos, tais como:
- Acabamento externo em piano black: molduras das janelas, rack no teto, spoiler traseiro e frisos;
- Powertrain híbrido plug-in formado por um motor a combustão + dois motores elétricos, com potência combinada de 393 cavalos;
- Bateria de 34 kWh, com autonomia elétrica de 170 quilômetros no ciclo NBR;
- Rodas de liga-leve de 19 polegadas;
- Ajuste elétrico de bancos;
- Suspensão recalibrada e direção com respostas mais rápidas;
- Ausência de detalhes cromados (foram substituídos por black piano).
Tecnologia também terá itens exclusivos
A tecnologia do Haval H6 também promete ser um show à parte e, assim como detalhes de design, motor e suspensão, terá no Brasil um pacote desenvolvido exclusivamente para o consumidor local.
O SUV terá sistema de infotenimento 100% em português, inclusive nos comandos por voz. A central multimídia terá um display TFT Full HD de 12,3 polegadas com tratamento antirreflexo e conexão com Apple CarPlay e Android Auto sem fio.
Uma das principais novidades, no entanto, mas que ainda não está disponível, será o sistema de reconhecimento facial, capaz de identificar até 5 motoristas previamente cadastrados. O recurso guardará os ajustes preferidos de cada um e, ao identificar quem está ao volante, adotará a configuração equivalente a ele.
O Haval H6 preparado pela GWM para o Brasil terá um pacote voltado para segurança e auxílio à condução composto por itens de última geração, tais como:
- 14 radares;
- 5 câmeras, uma delas com visão 360º;
- Controle de cruzeiro adaptativo com frenagem automática;
- Detector dgere pedestres, caminhões, carros e ciclistas. com o desenho equivalente no cluster;
- Comandos de voz para abertura de janelas, ajuste de temperatura do ar-condicionado e mais;
- Condução semiautônoma nível 2+;
- Head-up display com leitor de placas;
- Parking assist;
- Assistente de permanência em faixa;
- Internet nativa;
- Alerta de tráfego cruzado;
- Assistente de baliza;
- Monitor de ponto cego.
A atualização dos sistemas será OTA (over-the-air) e o aplicativo permitirá, entre outros recursos, ativar o ar-condicionado, localizar o carro e até checar os níveis de combustível e pressão dos pneus à distância, via smartphone.
GWM terá entrega de carros em domicílio no Brasil
Entre as muitas novidades divulgadas pela GWM para o Brasil destacam-se a presença de representantes para venda e pós-venda em 100% do território nacional, com 28 parceiros instalando-se em 50 pontos de venda até o término do primeiro trimestre de 2023. O plano de expansão da montadora prevê que sua rede autorizada chegará a 133 pontos de venda e serviços, distribuídos por 112 cidades, até o segundo semestre de 2024.
Em relação aos serviços, um promete fazer muito barulho: a entrega de carros novos da GWM em domicílio. Segundo a montadora chinesa, os consumidores poderão optar por uma jornada online, no aplicativo e no site da GWM; ou tradicional, nos pontos físicos da rede.
Independentemente da escolha, tanto para aquisição quanto para o serviço que permitirá a aquisição via assinatura do veículo, haverá os serviços Pick-up & Delivery em todos os 5.570 municípios do Brasil. A ideia é possibilitar a entrega ou retirada de veículos em casa ou em qualquer endereço desejado.
“O novo modelo da GWM tem o mérito de beneficiar tanto o partner quanto o consumidor. De um lado, o partner vai ser responsável por toda uma região na qual ele pode se dedicar integralmente para conhecer seu público e estreitar o relacionamento com o cliente. Do outro, o consumidor pode receber um atendimento mais personalizado”, ressalta Alexandre Oliveira, Sênior Head de Vendas e Desenvolvimento de Rede da GWM.
Preço e disponibilidade do Haval H6
A data certa da chegada do GWM Haval H6 no Brasil não foi cravada pelos executivos durante o pomposo evento no Rio de Janeiro. O que foi possível apurar é que os carros que serão disponibilizados para os jornalistas no test-drive ainda são protótipos — mas já com as mudanças preparadas para rodar no país.
A apresentação oficial será apenas no início de 2023, entre o fim de janeiro e o início de fevereiro, em evento fechado em uma pista de testes, por enquanto mantida em segredo. As preferidas da montadoras no Brasil para este tipo de teste são o Haras Tuiuti, palco do Electric Experience em 2022; o Circuito Panamericano, em Elias Fausto; e o Velocitá, em Mogi Guaçu.
Os executivos da GWM não divulgaram, ao menos por enquanto, qual será o preço praticado para o Haval H6 no Brasil. A reportagem do Canaltech apurou, no entanto, que ele virá para o país com um preço bastante agressivo, abaixo dos R$ 300 mil, para brigar pelo mercado com Volkswagen, Jeep e Toyota. A justificativa é que se brigar com BYD e Caoa Chery, a marca ficará posicionada em uma faixa muito restrita.
O Haval H6 será oferecido em cinco cores diferentes, todas sem acréscimo de preço e versão única. A exceção ficará por conta da opção — ou não — pelo teto solar panorâmico, mas, segundo a montadora, não por conta do valor extra que será cobrado, e sim por uma questão de blindagem, pois o acessório dificulta sua realização.
O Haval H6 chegará ao Brasil importado da China e, em breve, passará a ser produzido no País, talvez até em uma versão híbrida flex. O primeiro modelo a ser fabricado em Iracemápolis, porém, será uma picape. "Por uma questão de tempo, esse carro é a gasolina e importando, mas o que acreditamos para o futuro é o flex híbrido plug-in".
Como anda o Haval H6?
A reportagem do Canaltech teve a oportunidade de testar o desempenho do primeiro lançamento da Great Wall Motor no Brasil nesta quarta-feira (23), exclusivamente em perímetro urbano, no Rio de Janeiro. Os carros disponibilizados ainda não estão em sua versão final, mas um novo convite já foi feito por Oswaldo Ramos.
"O parque de diversões virã em breve. A gente se compromete. Vocês vão andar com o carro na pista e posso garantir que os números vão te impressionar", assegurou o executivo.
As primeiras impressões você confere na segunda-feira (28) no Canaltech.
A reportagem do Canaltech viajou para o Rio de Janeiro a convite da Great Wall Motor.