Publicidade

GWM Haval H6: Testamos as 3 principais tecnologias do SUV chinês

Por| Editado por Jones Oliveira | 11 de Março de 2023 às 09h00

Link copiado!

Divulgação/GWM
Divulgação/GWM

Um dos principais pilares em que a Great Wall Motor (GWM) está apostando para “conquistar o coração do brasileiro” é a tecnologia que estará embarcada nos carros da marca que serão vendidos no mercado verde-amarelo. E o Canaltech viu de perto que muitas delas são realmente impressionantes.

A visita à fábrica da montadora chinesa em Iracemápolis serviu não apenas para conhecer o Haval H6 HEV, último da família de SUVs a ser apresentado oficialmente à imprensa, mas também para testar, efetivamente, 3 das principais tecnologias que os compradores do SUV poderão desfrutar por aqui a partir de abril, quando começarão as entregas.

A programação da GWM preparou três estações distintas espalhadas pelo amplo estacionamento da antiga fábrica da Mercedes-Benz no interior paulista, cada uma delas com um instrutor especialmente designado para acompanhar os jornalistas nas diferentes missões.

Continua após a publicidade

Os “pilotos por um dia” puderam testar, após cuidadosas orientações, os recursos presentes no pacote ADAS (Advanced Driver Assistance System) nível 2+. Segundo a marca chinesa, ele oferece “o que há de mais avançado no segmento”. Será que é isso mesmo? Confira abaixo.

Auto Reverse Assistance

A primeira das 3 tecnologias presentes no pacote ADAS dos modelos Haval H6 da GWM testada pela reportagem é a mais impressionante. Chamada de Auto Reverse Assistance, a funcionalidade, quando ativada, permite que o SUV, após alguns simples toques na central multimídia, refaça, de marcha a ré, os últimos 50 metros percorridos pelo carro.

Continua após a publicidade

De acordo com a GWM, o recurso pode ser bastante útil caso o motorista entre em uma rua sem saída ou em uma vaga difícil de manobrar, pois o carro fará o serviço sozinho e voltará para um ponto com acesso mais fácil de sair da “confusão”.

ACC com Stop & Go

A segunda tecnologia testada no estacionamento da fábrica da GWM é um pouco mais comum. O ACC (Controle de Cruzeiro Adaptativo) com Stop & Go foi colocado à prova na prática.

Continua após a publicidade

A reportagem foi orientada a acelerar o carro em uma velocidade média em direção a um outro que estava estacionado. Após acionar o recurso, tiramos o pé do pedal do freio e vimos o Haval H6 PHEV parar lentamente, sem sustos, a alguns metros do SUV que foi posicionado na outra ponta da pista.

Full Parking Assist

A terceira e última das tecnologias testadas no GWM Haval H6 PHEV que foi preparada pela montadora para os jornalistas é a mais conhecida delas: a Full Parking Assist. Só que o modelo chinês inovou até mesmo em algo que muitos já conhecem.

Continua após a publicidade

Todos os carros da linha vêm com três modos distintos de estacionamento autônomo: o motorista consegue a ajuda do carro para estacionar tanto em vagas paralelas (o recurso mais comum) quanto em perpendiculares (90º) quanto em 45º.

O sistema do SUV calcula, com folga, o espaço necessário para se encaixar em cada uma das vagas e faz tudo sozinho, sem que o motorista precise acionar os pedais de freio ou acelerador, e nem mesmo encostar no volante. O único “trabalho”, caso haja mais de uma vaga disponível, é escolher em qual delas estacionar, ao simples toque de um botão na multimídia.

No caso das vagas paralelas, há ainda uma outra novidade: o Haval H6 também auxilia o motorista a fazer o processo inverso. Se você estacionar e, na volta, se encontrar espremido entre dois carros, basta acionar o recurso e o carro fará todas as manobras necessárias para te tirar do aperto e o colocar em condições de seguir caminho.

Continua após a publicidade

Confira abaixo o vídeo preparado pela produtora da GWM para ver, na prática, todos os recursos funcionando.