Como escolher o carro mais seguro na hora da compra?
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |

Design, motorização, consumo e espaço interno são alguns dos requisitos mais vistos pelos compradores na hora de escolher um carro. Entretanto, sobretudo no Brasil, muitas pessoas acabam negligenciando aquele que, talvez, é o fator mais importante — ou que deveria ser — para você, de fato, bater o martelo na hora da compra: a segurança.
Um carro mais seguro te proporciona não apenas aquela sensação mental de estar em um veículo mais protegido, mas também pode evitar incidentes fatais em casos de colisão acidental e outras situações que, infelizmente, são corriqueiras nas grandes cidades.
Com isso em mente, o Canaltech listou 5 pontos de atenção para você escolher o carro mais seguro na hora da compra.
5. Plataformas mais modernas
A plataforma é a base de todo carro e nela estão inseridos os recursos de segurança estruturais, fundamentais para todos os veículos. Antes de comprar um carro, convém pesquisar se a plataforma em que aquele veículo está construído recebe aços de alta resistência e possui boa fama no mercado contra colisões.
Exemplos de plataformas seguras são a MQB, da Volkswagen e a CMP, da Stellantis (ex-PSA).
4. Problemas crônicos de segurança
Na pesquisa para a compra do seu futuro carro, é bom saber se ele possui histórico de falhas graves de projeto que possam comprometer a segurança dos ocupantes. É normal as montadoras corrigirem esses eventuais defeitos efetuando recalls, sendo assim verifique se os chassis e lotes desse veículo foram contemplados e se o antigo dono, para o caso de ser um modelo seminovo, fez os procedimentos corretos.
3. Pacotes de segurança e tecnologia
Antes um privilégio de carros da mais alta prateleira, o pacote ADAS já aparece em modelos mais acessíveis dentro do mercado automotivo e é um diferencial na hora da compra. Ter assistentes de segurança ativa ajuda, e muito, a transformar um projeto em algo mais seguro e confiável.
Evidentemente, carros com o ADAS, mesmo que não sendo os modelos mais premium, custam muito mais do que opções sem esse sistema. Entretanto, se você puder investir mais, vale a pena ter à disposição recursos como o alerta de colisão frontal com detecção de pedestres e ciclistas, frenagem automática de emergência, alerta de ponto cego, alerta de tráfego traseiro, assistente de permanência em faixa, piloto automático adaptativo, entre outros.
Já no campo da tecnologia, observe se os modelos que te interessam podem receber os serviços de concierge e recuperação veicular, como o OnStar, Hyundai Bluelink e Fiat ConnectMe. Esses módulos fazem uma varredura geral do seu automóvel e podem ser úteis em revisões, monitoramento do veículo em tempo real e, em alguns casos, até em sua recuperação pós-roubo.
2. Número de airbags
É importante verificar a quantidade de airbags que o carro do seu interesse possui. Atualmente, a lei já exige que os modelos saiam de fábrica no Brasil com as duas bolsas frontais, mas existem opções que acrescentam as laterais e as de cortina, além de veículos um pouco mais avançados que já trazem bolsas de teto, centro e joelho.
No Brasil, há carros que possuem quatro airbags, mas com bolsas que protegem não apenas a cabeça, mas o tronco do motorista e do passageiro, casos do VW Polo e do Fiat Pulse.
1. Testes do LatinNCap e demais órgãos
Os testes do LatinNCap avaliam qual é o nível de segurança dos veículos contra colisões das mais variadas espécies. Para os carros produzidos no Brasil e na América Latina, trata-se do requisito mais respeitado, embora as próprias montadoras também realizem seus próprios testes e aferições.
As notas de segurança do LatinNCap vão de uma a cinco estrelas e consideram alguns requesitos para aplicar essa avaliação, como proteção para passageiro adulto, proteção para passageiro criança, proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas e sistemas de assistência à segurança.
Carros como o Jeep Commander, Toyota Corolla e Volkswagen Taos, todos produzidos e vendidos na América Latina, receberam cinco estrelas do LatinNCap. Há, no entanto, modelos com três estrelas, casos do Hyundai HB20 e VW Polo.