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Review Volkswagen Polo Highline 2023 | Há males que vêm para o bem

Por| Editado por Jones Oliveira | 22 de Janeiro de 2023 às 09h00

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Review Volkswagen Polo Highline 2023 | Há males que vêm para o bem
Review Volkswagen Polo Highline 2023 | Há males que vêm para o bem

Lançado em setembro de 2022, o novo Volkswagen Polo 2023 foi um movimento importante da Volkswagen no mercado brasileiro não apenas por ser o primeiro facelift e atualização da atual geração do hatch, que havia chegado em 2017, mas também porque esse modelo teria a dura missão de ser a porta de entrada da marca em nosso mercado, já que o Gol seria aposentado mais ao final do ano.

Para que isso fizesse algum sentido, a Volkswagen precisou realizar mudanças no projeto e simplificá-lo. O VW Polo é um carro de origem europeia e isso pode ser percebido pelo alto nível do bólido. A plataforma é a MQB, a mesma que dá origem a outros modelos, como o T-Cross e o Nivus, por exemplo. O motor era o moderno 1.0 TSI de 128cv, e os níveis de segurança e rodagem se aproximavam, e muito, do irmão maior, o VW Golf, já aposentado por aqui.

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Na versão 2023, ficou claro que as simplificações aconteceram e em pontos bem específicos. Mas a Volkswagen foi inteligente e, no reposicionamento do Polo, também efetuou ajustes para torná-lo mais afável a outro tipo de consumidor. O hatch agradava mais puristas e agora precisa trazer mais clientes para a marca. Será que vai conseguir?

Nós passamos um bom tempo com o Volkswagen Polo Highline 2023 e vamos te contar como foi a experiência.

Conectividade e Segurança

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Muito embora as simplificações no VW Polo sejam sentidas nos detalhes, a retirada de alguns itens ligados à segurança foram os mais sentidos na ficha técnica, principalmente quando analisamos a versão Highline, a mais equipada com os motores 1.0 turbo.

Logo de cara, podemos citar as saídas dos freios a disco nas rodas traseira e a retirada dos airbags de cortina, que não estão disponíveis nem como opcionais — muito embora as bolsas laterais cubram cabeça e tronco do motorista.

Com relação aos freios, a Volks disse que o Polo freia melhor nessa versão sem os discos e com o tambor. Na prática, com o uso diário, realmente percebemos que o hatch faz frenagens muito seguras. Os freios a disco seriam mais úteis para pessoas que gostam de mexer no carro e levar para a pista. Essas peças resfriam mais rápido e são mais eficientes em alta performance. Para o uso cotidiano, os tambores bastam.

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Já no campo da conectividade, o Polo Highline 2023 vem de série com a VW Play, uma das melhores centrais multimídia do mercado brasileiro. A novidade nessa versão do equipamento foi a inclusão de alguns games, que podem ser aproveitados pelos passageiros em viagens mais longas.

No mais, a enorme tela de 10,25 polegadas segue com excelente resolução, sistema muito fluído e a capacidade de receber a conexão 4G externa para rodar apps nativamente, como o Waze e o Spotify. O espelhamento de celulares é feito sem fio, de modo rápido e sem engasgos.

Se o VW Polo ficou menos seguro com essas mudanças, só saberemos com os testes do LatinNCap, que devem ocorrer em breve. A versão lançada em 2017 foi agraciada com 5 estrelas quando avaliada, mas, obviamente, os critérios mudaram e agora o órgão passa a levar em conta outras questões e itens para aumentar as notas.

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Nós esperávamos, por exemplo, que o Polo fosse ganhar, ao menos, uma versão básica do pacote ADAS, assim como o Nivus e o T-Cross. Rivais como o Chevrolet Onix e o Hyundai HB20 estão bem mais equipados nesse sentido, principalmente em suas variantes mais caras.

De todo modo, o Polo segue sendo um carro bem equipado. Sua lista de itens de segurança contém, por exemplo, recursos como frenagem pós-colisão, frenagem automática de emergência em manobras, controles de estabilidade e tração, freios ABS, distribuição eletrônica de frenagem e vidros e travas elétricas com alarme.

Experiência de Uso e Conforto

Outra das mudanças que ajudaram o VW Polo a ficar mais barato foi a troca do motor 1.0 turbo. Sai a variante 200TSI de 128cv e 20,4 kgf/m para a chegada de uma versão atualizada da 170TSI, a mesma que equipava o já falecido VW UP!. Esse propulsor rende 116cv de potência e 16,8 kgf/m de torque, podendo ser acoplado a um câmbio automático de seis marchas ou manual de cinco.

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A esperada queda de desempenho no hatch veio, mas nada que chegue a incomodar. Tanto que listamos a performance do VW Polo como um dos motivos para você comprar um. O 0 a 100km/h é feito em pouco mais de 10 segundos, mas é no uso diário que você percebe que trata-se de um bom motor, com acelerações interessantes e retomadas precisas na estrada.

Além disso, o consumo foi algo que impressionou. Conseguimos rodar mais de 1.000km com o Polo e nossas médias foram essas:

Etanol:

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  • 7,5 km/l na cidade
  • 11,2 km/l na estrada

Gasolina:

  • 9,2 km/l na cidade
  • 16,5 km/l na estrada

O único “porém” em termos de comportamento e que incomodou foi o câmbio automático de seis marchas. Essa transmissão não é a mesma que vinha com o 200TSI, é uma variante mais simplificada. A relação com o motor mudou e sentimos que, na saída com o carro, ela dá alguns solavancos esquisitos. As trocas, pelo menos, são feitas sem maiores problemas.

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Mas as mudanças no VW Polo não param no motor. A Volks também ajustou a suspensão e o carro está mais macio do que no modelo 2022. Com isso, sai um pouco da esportividade que o hatch apresentava e que era uma de suas marcas registradas para entrar mais conforto e valentia em pisos tortuosos, algo que pode conquistar os clientes do VW Gol.

A dirigibilidade segue como um ponto forte do Polo e isso é inegável, mas em curvas já podemos sentir uma rolagem um pouquinho maior da carroceria, algo que não acontecia no modelo antigo. Novamente: as mudanças vieram para transformar o perfil do carro e trazer mais vendas. Vai agradar e incomodar diferentes pessoas.

Conforto parecido

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Na parte interna, falando de acomodação especificamente, o Polo segue com o mesmo entre-eixos de 2,56m, ou seja, o espaço é o mesmo para quem viaja atrás. O que piorou foi a qualidade dos bancos, que parecem estar mais duros e finos. Lembra que citamos acima que as simplificações seriam mais sentidas nos detalhes? Pois bem. Esse é um deles.

Além disso, há mais ruídos do que o normal e o isolamento acústico piorou, muito embora o motor 1.0 170TSI não seja dos mais barulhentos.

Com todas essas ponderações, a versão Highline entrega uma boa relação entre custo, benefício e conforto. Os itens de comodidade são compostos pelos sensores de chuva e crepuscular, retrovisor interno eletrocrômico, ar-condicionado digital e automático, bancos de couro, chave presencial, partida por botão, direção elétrica, saída de ar para os ocupantes de trás, piloto automático e limitador de velocidade.

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Design e Acabamento

O primeiro facelift dessa geração do VW Polo o tornou mais moderno e alinhado com o modelo vendido na Europa, pelo menos na dianteira. Mas não quer dizer que ficou mais bonito. Na opinião deste repórter, a versão antiga era mais agressiva e tinha mais elementos de design, como o farol de neblina e as rodas maiores de 17 polegadas (agora são de 16).

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Sim, as rodas de 16 e os pneus com perfil mais alto trazem mais conforto, mas tiram um pouco da esportividade do hatch, antes chamado de “Mini-Golf”. Por isso, aqui vai um ponto negativo para ele, embora siga sendo um carro bonito.

Já o acabamento segue sendo dentro do padrão do segmento, mas longe de ser um dos melhores. Até houve uma tentativa de mudar um pouco o painel, implementando uma espécie de textura na dianteira, mas com o passar do tempo percebemos que se tratou de uma tentativa mal-sucedida. Acho que o antigo estava melhor.

De positivo: o conjunto óptico é em LED e a traseira, apesar de ser quase a mesma, recebeu a grafia “Polo” na região central, o que ficou bonito — apesar de não haver botão de abrir o porta-malas.

Concorrentes

O mercado de hatches compactos é um dos mais ferozes do Brasil. Sendo assim, segue a lista dos concorrentes do Volkswagen Polo, que custam entre R$ 69 mil e R$ 130 mil:

Volkswagen Polo Highline 2023: Vale a pena?

Apesar de ser menos equipado do que alguns rivais, o Volkswagen Polo Highline 2023 vale muito a pena. Mesmo com suas simplificações, é uma das melhores e mais agradáveis opções de hatches compactos do mercado nacional. Bem construído, com ótimo desempenho, pacote de equipamentos e consumo realmente vantajoso.

Órfãos da versão 2022 ainda podem achar inúmeras unidades no mercado de seminovos, ou, quem sabe, investir um pouco mais e ir direto para a versão GTS, recém-revelada pela Volks. O convívio com o novo VW Polo vai te convencer mais do que a ficha técnica.

O Volkswagen Polo Highline 2023 pode ser encontrado em todo o Brasil por R$ 111.990, mas existem versões do hatch a partir de R$ 82.990.

No Canaltech, o Volkswagen Polo Highline 2023 foi avaliado graças a uma unidade gentilmente cedida pela Volkswagen do Brasil.