Carros elétricos desvalorizam mais rápido que carros a combustão
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
O mercado de carros elétricos usados teve um “boom” no 1º semestre de 2023, mas isso não significa que o segmento esteja solidificado definitivamente no Brasil. Pelo menos foi isso o que mostrou um estudo recente da Mobiauto.
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De acordo com a plataforma especializada em compra e venda, a desvalorização de um carro elétrico usado é até duas vezes maior do que a de um modelo tradicional, a combustão, ou de um híbrido.
A variação de preço média entre janeiro a outubro de 2023 foi de -16,28% no comparativo com o mesmo período de 2022. Esse número representa mais do que o dobro da desvalorização do mercado geral, que foi de -7,87%, e é quase duas vezes maior do que a registrada entre os carros híbridos, que foi de -8,78%.
Entre os fatores que colaboram para essa desvalorização merecem destaque a desconfiança em relação à durabilidade dos carros elétricos, em especial do sistema de baterias, e até mesmo a “concorrência” com modelos 0km, que vêm sendo lançados constantemente e com preços mais acessíveis.
Mercedes EQC é o que menos desvaloriza
O levantamento da Mobiauto também elencou quais são os carros elétricos usados que mais desvalorizam e também os que menos perdem valor no mercado de usados e seminovos.
Na ponta dos que menos desvalorizam está o Mercedes-Benz EQC 400 ano/modelo 2021. O modelo foi lançado por R$ 621.950,00 e, hoje, vale R$ 598.900,00, o que representa uma redução de apenas 3,71% em seu valor.
Logo na sequência vem o Porsche Taycan 2021, que desvalorizou somente 7,30%, passando dos R$ 868.140,00 da época em que foi lançado para R$ 804.763,33 da média atual de mercado.
No outro lado da tabela, o carro elétrico usado que mais sofreu com a desvalorização entre janeiro e outubro foi o Audi e-tron ano/modelo 2022, que custava R$ 770.900,00 e atualmente está avaliado em R$ 553.132,00, queda de 28,25%.
Top 5 carros elétricos que mais desvalorizaram | ||||
Modelo | Ano | Preço original | Preço atual | Desvalorização |
Audi e-tron | 2022 | R$ 770.900,00 | R$ 553.132,00 | 28,25% |
Nissan Leaf | 2021 | R$ 260.898,33 | R$ 199.990,00 | 23,35% |
Fiat 500e | 2022 | R$ 241.283,33 | R$ 186.658,54 | 22,64% |
Audi e-tron | 2021 | R$ 658.165,56 | R$ 514.405,00 | 21,84% |
JAC E-JS1 | 2022 | R$ 153.780,00 | R$ 126.205,00 | 17,93% |
Volvo é destaque entre híbridos
Entre os híbridos, o destaque positivo fica com o Volvo XC60 2022, que caiu somente 1,77% desde que foi lançado por R$ 405.860. Hoje, o SUV da marca sueca está valendo R$ 398.672,50, segundo o estudo da Mobiauto.
O híbrido que mais sofreu com a desvalorização no período foi o Lexus UX 250H 2021, que custava R$ 248.990,00, e hoje vale R$ 203.447,50, uma baixa de 18,29% no vaor desde seu lançamento.
Top 5 carros híbridos que mais desvalorizaram | ||||
Modelo | Ano | Preço original | Preço atual | Desvalorização |
Lexus UX 250H | 2021 | R$ 248.990,00 | R$ 203.447,50 | 18,29% |
Lexus NX 300 | 2021 | R$ 343.237,14 | R$ 287.918,00 | 16,12% |
BMW X5 | 2022 | R$ 697.750,00 | R$ 612.086,25 | 12,28% |
Porsche Cayenne Coupé | 2021 | R$ 780.547,50 | R$ 695.233,33 | 10,93% |
Toyota Corolla | 2022 | R$ 181.349,64 | R$ 162.902,57 | 10,17% |
Fonte: Mobiauto