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Review Nissan Leaf | Elétrico não é o mais vendido do Brasil à toa

Por| Editado por Jones Oliveira | 22 de Maio de 2022 às 09h30

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Review Nissan Leaf | Elétrico não é o mais vendido do Brasil à toa
Review Nissan Leaf | Elétrico não é o mais vendido do Brasil à toa

A reportagem do Canaltechjá havia passado um tempo com um Nissan Leaf em mãos e feito uma análise detalhada a respeito do hatch japonês. Agora, meses após ele fechar 2021 como o carro elétrico mais vendido do Brasil, ele voltou ao nosso "microscópio" para uma nova análise.

O segundo teste a bordo do Leaf comprovou o que o Canaltech já havia constatado na primeira experiência: o carro reúne tudo o que um cliente procura em um carro, elétrico ou não, e é um verdadeiro deleite.

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Não foi à toa que o Leaf fechou 2021 como o carro elétrico mais vendido do Brasil, mesmo com a entrada de novos rivais na área, como o JAC E-JS1, o Fiat 500e e o Peugeot e-208 GT.

Conectividade e Segurança

O Nissan Leaf tem tudo para agradar até mesmo ao consumidor mais exigente quando o assunto é conectividade ou segurança. O hatch elétrico da marca japonesa vem recheado de itens e recursos de ponta.

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Em termos de conectividade, destacam-se o computador de bordo, o painel de instrumentos de 7 polegadas em HD, a central multimídia de 8 polegadas com espelhamento de Android Auto e Apple CarPlay e o volante multifuncional.

No campo da segurança, os highlights do Nissan Leaf ficam por conta dos alertas de tráfego cruzado e de colisão, do conjunto de câmeras, que mostra o carro por todos os ângulos, do sensor de proximidade frontal e do piloto automático adaptativo.

O Nissan Leaf tem ainda:

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  • 6 airbags,
  • Alerta Inteligente de mudança de faixa;
  • Sistema inteligente de prevenção de Mudança de Faixa;
  • Assistente Inteligente de Frenagem de Emergência;
  • Controle Inteligente de Velocidade;
  • Sistema de Advertência de Ponto Cego;
  • Alerta Inteligente de Atenção do Motorista;
  • Sistema de Monitoramento de Pressão dos Pneus.

Conforto e Experiência de uso

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Dirigir o Nissan Leaf é experimentar a verdadeira sensação do carro elétrico. Apesar de não ter a potência de um BYD Han ou a esportividade de um Audi e-Tron, ambos modelos já testados pela reportagem do Canaltech, ele tem o que o consumidor que busca por um carro desse tipo procura.

O modelo japonês entrega torque imediato, aceleração forte e excelente dirigibilidade já na primeira pisada no acelerador. Tudo por conta do motor de 149 cavalos e 32,6 kgfm de torque, que é capaz de fazê-lo sair do zero absoluto aos 100 km/h em apenas 7,9 segundos.

O comportamento no trânsito é um capítulo à parte na relação entre motorista e veículo. O Nissan Leaf, durante o tempo em que ficou sob nossa responsabilidade, se mostrou ágil, preciso e muito competente nas mais variadas situações encaradas na capital paulista. Um misto de diversão em meio ao trabalho de reportar com a máxima fidelidade tudo o que foi detectado.

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Design e Acabamento

O design do Nissan Leaf não é futurista ou impactante como alguns outros modelos de carros elétricos já testados pelo Canaltech, mas não é por isso que deixa de chamar a atenção. Muito pelo contrário.

O DNA da Nissan é marcante no conjunto óptico dianteiro, e o contraste da carroceria com o teto do carro, pintado, e não envelopado, ao contrário da maioria das marcas, dão um charme especial ao hatch 100% elétrico.

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Em termos de acabamento interno, os bancos são confortáveis, e os materiais utilizados no painel e nas portas apresentam um mix na medida certa entre plástico e itens com soft touch e costura aparente.

Vale lembrar que há botões de acionamento para o aquecimento dos bancos tanto no painel frontal quanto no próprio banco, mais um ponto a favor de quem projetou o interior do Nissan Leaf para ser prático aos ocupantes.

Concorrentes

O Nissan Leaf tem como principais concorrentes no mercado de carros elétricos o Renault Zoe e o Chevrolet Bolt. A reportagem do Canaltech já até produziu um comparativo entre os três após testar o trio em condições de igualdade.

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Na ocasião, o modelo da Chevrolet venceu o desafio por apenas um ponto de diferença (13 a 12), justamente por ter mais autonomia que o carro elétrico japonês. O da marca francesa, por outro lado, ficou bem atrás na disputa.

Em termos de preço, o Nissan Leaf também ocupa a segunda posição, saindo por R$ 293,7 mil, contra R$ 229 mil do Renault Zoe, na versão mais completa, e R$ 317 mil do Chevrolet Bolt.

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Nissan Leaf: Vale a pena?

Depois de passar mais uma vez agradáveis dias ao volante do Nissan Leaf, o veredicto não poderia ser diferente: o hatch japonês tem, realmente, tudo o que o cliente que busca por um carro elétrico necessita: design, desempenho e muito conforto.

Os pontos apontados como falhos na análise do Canaltech são meros detalhes que, se a montadora japonesa quiser, consegue neutralizar com poucos e fáceis ajustes.

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As pequenas mudanças que a versão 2022 apresentou, principalmente estéticas, tanto internas quanto externas, com novas cores e novas rodas, já são um indicativo de que a marca não "sentou em cima" do título de carro mais vendido de 2021 e, se precisar, seguirá mudando para tornar o Leaf um carro ainda mais atraente.

*O Leaf avaliado pela reportagem do Canaltech foi gentilmente cedido pela Nissan.