5 motivos para comprar o BYD Dolphin
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
O BYD Dolphin chegou ao Brasil para revolucionar o segmento dos elétricos. Posicionado como carro de entrada da marca, o compacto não tem a potência do Han ou do Tan, modelos premium, e nem mesmo a do Yuan Plus, SUV lançado para incomodar os rivais a combustão. E nem precisa disso.
- Review BYD Dolphin | Elétrico chinês não é um fenômeno por acaso
- 5 motivos para não comprar o BYD Dolphin
O hatch elétrico chinês mostrou que não é um fenômeno de vendas por acaso. Além do preço competitivo, que obrigou muitos rivais a reduzirem o que cobravam por seus carros de entrada, o BYD Dolphin tem muitos pontos positivos que merecem ser destacados.
Hoje o Canaltech lista 5 motivos que podem fazer você querer comprar o BYD Dolphin.
Qual o público-alvo do BYD Dolphin?
O BYD Dolphin tem como público-alvo pessoas mais jovens, mas também mira em quem quer migrar para o segmento dos carros elétricos, mas não têm condições financeiras de arcar com um modelo mais caro.
Projetado para quem precisa de um carro mais para uso urbano, o Dolphin tem alcance suficiente para atender à demanda da maior parte das pessoas, pois a bateria de 44,9 kWh pode fazê-lo rodar por até 291 km por carga (já sob as normas do Inmetro).
Por conta disso, o “Golfinho” da marca chinesa provocou uma verdadeira revolução no segmento dos carros elétricos no Brasil e pode, sem dúvidas, ser sua primeira opção para o dia-a-dia.
5 motivos para comprar o BYD Dolphin
Agora que mostramos qual o público-alvo do BYD Dolphin, vamos listar 5 motivos para você comprar o hatch 100% elétrico chinês.
5. Pequeno por fora, grande por dentro
O BYD Dolphin tem em suas dimensões o primeiro bom motivo para convencer o cliente a comprá-lo. Apesar de compacto (4,15 metros de comprimento x 1,77 m de largura x 1,57 m de altura), o hatch tem entre-eixos generoso, de 2,70 metros, comparável ao do sedan médio mais vendido do Brasil, o Toyota Corolla.
As dimensões são perfeitas para quem precisa de um carro fácil de manobrar e de comportamento ágil no trânsito, mas não pode se dar ao luxo de acomodar os demais ocupantes sem um mínimo de conforto.
4. Assistente digital competente
Assim como havíamos testemunhado durante os testes com o Yuan Plus, SUV compacto da BYD, o Dolphin também tem uma assistente digital bastante competente.
A voz que emana do sistema de alto-falantes avisa ao motorista e ao eventual passageiro do banco dianteiro sobre a ausência do cinto de segurança, caso este não esteja afivelado, além de emitir sinais sonoros.
A assistente também obedece a comandos de voz sempre que o usuário diz a frase “Hi, BYD” (Oi, BYD, na tradução). É possível pedir, em português mesmo, para aumentar ou reduzir o volume da música ou alterar a temperatura do ar-condicionado.
3. Diversão a bordo
A gigantesca central multimídia giratória de 12,3 polegadas, que pode alternar sua posição entre vertical e horizontal apenas com um toque de botão, é apenas um dos itens que garantem a diversão a bordo do BYD Dolphin.
O Dolphin também oferece dois recursos bem legais, mas que funcionam apenas quando o carro está parado, por razões de segurança. Uma delas permite jogar videogame diretamente na tela da multimídia do carro e a outra incentiva o usuário a “soltar a voz” com a função karaokê. Ambas são disponibilizadas por meio do aplicativo oficial da marca.
2. Economia e eficiência energética
O hatch tem baterias Blade de 44,9 kWh, com autonomia para rodar até 291 quilômetros por carga, já de acordo com as normas do Inmetro. E entrega o que o motorista precisa mesmo pisando fundo.
O consumo médio do BYD Dolphin, segundo a marca, é de 0,42MJ/km. Esse número é equivalente a impressionantes 69 km/l em um carro a combustão.
1. Ideal para o dia-a-dia
O último entre os 5 motivos para comprar o BYD Dolphin é que o pequeno golfinho elétrico chinês tem todas as características para quem busca por um carro para o dia-a-dia, especialmente em uso urbano.
Além de ser ágil no trânsito, graças ao powertrain que oferece 95cv de potência e 18,3 kgf/m de torque imediato, com velocidade máxima de 160 km/h, o BYD Dolphin também é extremamente eficiente em termos de consumo.
Com isso, quem usa o carro para se locomover de casa para o trabalho, ir ao mercado, ao shopping e, eventualmente, pegar uma estrada para uma cidade próxima, consegue ter todas as necessidades cobertas pelas características do Dolphin.