Preview BYD Han | Sedan chinês 100% elétrico é “foguete sobre rodas”
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
Após conferir de perto o lançamento do BYD Han, sedan 100% elétrico que a marca chinesa está trazendo para o Brasil, a reportagem do Canaltech teve a oportunidade de realizar um rápido test-drive ao volante do luxuoso modelo. E põe rápido nisso.
- Testamos o BYD Tan, SUV chinês de 517 cavalos
- BYD começa a entregar os primeiros carros elétricos no Brasil
Mais do que o curto percurso, que não chegou nem a 15 quilômetros, somadas a ida e a volta do hotel em Copacabana até o Monumento à Estácio de Sá, localizado no Aterro do Flamengo, o que impressionou foi o desempenho do BYD Han.
Os dois motores elétricos do sedan, que somados entregam potência de 494 cavalos e torque de 69,3 kgfm, transformam o carro em um verdadeiro “foguete sobre rodas”.
Foram necessários pouco mais de cinco segundos com o pé cravado no acelerador para sair do zero absoluto aos 106 km/h, e o “coice” da arrancada praticamente imediata foi tão forte que fez o repórter e seu parceiro de test-drive grudarem nos bancos do carro.
Potência e segurança
Como diria o velho comercial de pneus feito para televisão, “potência não é nada sem controle”. E o BYD Han realmente consegue entregar o desempenho de um superesportivo com a tocada segura de um sedan tradicional.
Os recursos de segurança embarcados no luxuoso carro da marca chinesa, como o sistema Electronic Stability Program (ESP), que evita a perda de controle mesmo após mudanças repentinas de direção, atuam de forma a tornar a condução extremamente segura e estável.
O BYD Han “gruda” no chão até mesmo nas curvas mais fechadas e transmite a sensação de controle total que qualquer motorista gosta de sentir. Os pneus 245/45 aro 19, especialmente projetados para um rodar mais silencioso, também contribuem — e muito — para a missão de conduzir o Han ser segura e prazerosa ao mesmo tempo.
Gostinho de quero mais
O test-drive foi rápido e não apenas pela velocidade absurda que o BYD Han alcança em um curto espaço de tempo, mas, principalmente, pela programação do evento, que precisou escalonar e apertar o tempo a fim de atender ao alto número de jornalistas convidados.
O que ficou de impressão após o primeiro contato ao volante do BYD Han, já que havíamos andado no sedan, de carona, há alguns meses, em Tuiuti, foi o famoso “gostinho de quero mais”.
A expectativa é que as primeiras 50 unidades encomendadas pela montadora cheguem o mais rápido possível às concessionárias, e que ao menos um ou dois modelos de testes sigam disponíveis para a imprensa.
Desta forma, quem sabe, em um futuro não muito distante, o Canaltech possa fazer uma análise mais completa e detalhada de tudo o que esse sedan de meio milhão de reais tem a oferecer. Fica aí a dica, BYD.
*A reportagem do Canaltech viajou para o Rio de Janeiro a convite da BYD.