O que é e como funciona Android Auto

Por Felipe Freitas | 15 de Dezembro de 2020 às 16h40

Hoje em dia é comum que as pessoas fiquem conectadas com o celular na maior parte do tempo. Porém, ao dirigir é necessário estar concentrado e com os olhos na pista, mesmo que você receba mensagens ou ligações.

No entanto, também existem serviços como CarPlay (Apple) e Android Auto (Google) que permitem algumas interações sem tirar as mãos do volante como, por exemplo, comandos de voz para ler e enviar mensagens, fazer pesquisas na internet, colocar músicas para tocar e muito mais.

Para usuários de dispositivos Android, o serviço Android Auto pode ser muito útil para realizar tarefas enquanto se mantém concentrado em dirigir. Em nossa matéria entenda o que é esse serviço e como ele funciona.

Android Auto: o que é e como funciona

O Android Auto, é uma infraestrutura desenvolvida pela Google que permite que dispositivos Android executem o aplicativo móvel do Android Auto, o qual oferece uma interface de usuário personalizada para ser utilizada em veículos, geralmente conectado a uma unidade principal.

Interface do Android Auto - (Imagem: Canaltech/Rafael Romer)

Caso você possua um dispositivo com Android 9 ou versões anteriores, faça o download do Android Auto em smartphone. No Android 10, o Android Auto está integrado ao smartphone, assim, você não precisa fazer o download do app para começar.

Dessa forma, ao conectar seu dispositivo Android ao visor de carro compatível, seus aplicativos do celular vão aparecer na tela. Você pode realizar a conexão via Bluetooth ou cabo USB.

Assim será possível verificar rotas através do GPS, fazer ligações através de comandos de voz, colocar músicas para tocar e até fazer pesquisas com o Google Assistente.

Android Auto: dispositivos compatíveis

Atualmente, o serviço do Android Auto é compatível com uma lista extensa de veículos e dispositivos de som, com mais de 500 modelos diferentes. Entre os principais veículos temos marcas que vão desde Fiat até Jaguar. Além disso, também existem alguns nomes populares entre os dispositivos de som compatíveis como JBL, Sony, Pioneer e Panasonic.

Você pode conferir a lista completa de dispositivos compatíveis, através do site oficial do Android Auto (Web).

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.