O que é e como funciona o Android Auto?

O que é e como funciona o Android Auto?

Por Felipe Ribeiro | Editado por Jones Oliveira | 06 de Agosto de 2021 às 13h15
Felipe Ribeiro/ Canaltech

O Android Auto é um dos melhores recursos automotivos disponíveis para os smartphones equipados com sistema operacional Android e que facilita demais a vida dos motoristas pelo mundo. De rápida instalação e com funcionamento descomplicado, hoje em dia a ferramenta é obrigatória quando pensamos em carros que desejam ser modernos e conectados, levando diversas funções que utilizamos no dia a dia para a tela das centrais multimídia.

Atualmente, a maioria esmagadora dos automóveis à venda no mercado é compatível com o Android Auto, que deve ser ativado em seu smartphone antes da conexão com a central multimídia no carro. Além disso, se por um acaso você não possui um veículo compatível e quiser utilizar o programa apenas em seu smartphone, também é possível. Neste caso, os aplicativos dentro do modo Android Auto ficam com ícones maiores e funções mais simplificadas, sempre pensando na segurança.

Android Auto: o que é e como funciona?

O Android Auto nada mais é do que um programa que faz uma espécie de espelhamento da tela do seu celular para a central multimídia do carro. Diferentemente do Mirror Link, a ferramenta do Google modifica o layout e funções de alguns programas de modo que eles fiquem mais seguros e descomplicados para o motorista, que necessita de total atenção na condução de seu veículo.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Layout de início do Android Auto (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)

Atualmente, além da conexão por meio do cabo USB, alguns automóveis oferecem o Android Auto sem fio, casos da nova Fiat Strada e do Chevrolet Onix 2021. Nestes casos, você precisa ativar a função sem fio em seu smartphone e estar sempre com o Bluetooth ligado para mandar as imagens para a sua central multimídia. Com o programa conectado, não há necessidade de muitas modificações e o uso é imediato, com tudo bem descomplicado.

Programa pode ser configurado no smartphone (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)

Com o Android Auto, conseguimos, por exemplo, utilizar aplicativos de streaming de música, como o Spotify e o YouTube Music; ouvir notícias com o Google Notícias, checar a previsão do tempo e, claro, dirigir pelas cidades com os apps de localização e mapas, como o Google Maps e o Waze, que funcionam de modo otimizado dentro da ferramenta automotiva. Mensageiros como o WhatsApp e o Telegram também podem ser usados no Android Auto, mas sempre com a leitura das mensagens feita pelo Google Assistente.

O Spotify fica bem mais simples quando conectado ao Android Auto (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)

E por falar nele, o Google Assistente também pode ser ativado no Android Auto. Com o "Ok, Google", você pode solicitar caminhos no GPS e até pedir para que ele toque uma música no Spotify. A inteligência artificial do Google também é a responsável por realizar a configuração inicial no programa, principalmente se o seu celular estiver com Android 10 ou superior.

Android Auto: disponibilidade

O Android Auto tornou-se um programa padrão dos dispositivos Android após o lançamento da versão 10 do sistema operacional. Para detentores de celulares com Android 9 ou anteriores, é necessária a instalação do aplicativo, que pode ser encontrado na Google Play Store.

Já entre os automóveis, a maioria esmagadora dos modelos é compatível com o Android Auto, com ou sem fio. Antes de comprar seu carro, verifique se ele é compatível ou não.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.