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Review Audi Q5 híbrido | Armas próprias para encarar concorrentes pesados

Por| Editado por Jones Oliveira | 27 de Agosto de 2023 às 09h30

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Review Audi Q5 híbrido | Armas próprias para encarar concorrentes pesados
Review Audi Q5 híbrido | Armas próprias para encarar concorrentes pesados

A Audi tem uma linha bem completa de carros no Brasil e, de uns tempos para cá, apostou pesado em eletrificação. A gama de veículos com algum tipo de motor elétrico cresceu e ultrapassou a barreira dos modelos já conhecidos, como o Audi e-Tron e as apostas em hibridização leve, como no Audi A3. Mas faltava um passo adiante.

Ao lançar a versão híbrida plug-in do Audi Q5, a marca deu um recado à concorrência e mostrou que está no páreo dentro do mercado premium. Utilizou um produto vencedor, tratou de instalar um bom conjunto elétrico e vai para a briga com modelos como o Volvo XC60 e o BMW X3 eletrificados.

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Veja como o Audi Q5 TFSIe se comportou em nossos testes e tire suas conclusões.

Conectividade, Segurança e Tecnologia

O Audi Q5 TFSIe Performance Black é o modelo topo de linha na gama do SUV médio/grande e, sendo assim, é o mais equipado à disposição. Mesmo não tendo a alcunha palpável de ser um carro tecnológico (o que pode ser um erro), não podemos reclamar do que ele tem à disposição.

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De série, esse SUV vem com alerta de colisão frontal com frenagem automática de emergência, alerta de ponto cego, piloto automático adaptativo, alerta de saída de faixa com correção ativa e detector de fadiga. Por ser um carro já com uma geração, em tese, defasada, os sistemas de auxílio ao motorista parecem ser simples demais para o nível do carro, mas funcionam bem e com extrema sensibilidade.

Em termos de segurança, o Audi Q5 traz o que se espera de um SUV premium e vem com seis airbags, cinto de segurança com pressão automática, controles de estabilidade e tração, freios a disco nas quatro rodas, frenagem pós-colisão e distribuição eletrônica da frenagem.

O calcanhar de Aquiles do Q5 esteja, talvez, no campo da conectividade. A boa central multimídia não espelha Android Auto sem fio, somente o Apple CarPlay, mas há, pelo menos, o carregamento por indução. De todo modo, a tela de 9 polegadas tem ótima resolução e permite que façamos mudanças no comportamento do carro por ali, muito embora o seletor de modos de condução também esteja disponível de forma física. O conjunto, é bom lembrar, está atrelado a um ótimo sistema de som assinado pela Bang & Olufsen.

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A questão em torno da conectividade aqui vai um pouco além do equipamento em si. Sentimos que, por ser um SUV premium, o Audi Q5 já poderia estar mais conectado e disponibilizar, ao menos, um serviço de concierge robusto, como fazem os principais concorrentes. A ideia do 4G nativo também pode ser válida, bem como um ecossistema de pareamento com aplicativo e telemetria avançada, coisas que devem aparecer na esperada nova geração.

A montadora até oferece o pacote Plug and Play, que faz uma espécie de retrofit e cria uma conexão com um app. Mas, em nossos testes, o Q5 não estava munido desse sistema. Sabemos, porém, que ele está disponível na linha e-Tron e pode ser instalado em modelos Audi a partir de 2015.

Como citamos acima, não dá para não dizer que o Audi Q5 não é tecnológico, mas o projeto já começa a apresentar uma certa idade perante a concorrência. O seu ponto de brilho, por assim dizer, está no comportamento, e não na experiência tecnológica.

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Experiência de uso e Conforto

O powertrain híbrido plug-in do Audi Q5 é seu grande diferencial, mas, ao mesmo tempo, demanda uma certa atenção de seu usuário, já que a relação com essa proposta, aqui no SUV alemão, é um pouco diferente de outros rivais.

Por aqui, temos um motor 2.0 turbo de 252 cv e 37,7 kgf/m e outro elétrico de 143cv e 35,7 kgf/m, acoplado ao ótimo câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas. Juntos, esses propulsores rendem ao SUV 367cv e 51 kgf/m de torque, números mais do que suficientes para levar esse SUV, que pesa bons 2.160kg, de 0 a 100 km/h em apenas 5,2 segundos. É muito rápido.

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O corpanzil do Audi Q5 e seu design mais sóbrio podem passar a imagem de que se trata de um carro apenas afável, mas, longe disso. Mesmo nos modos de condução mais tranquilos, como o de eficiência, o SUV é ágil para o uso urbano e mais do que seguro para a estrada, proporcionando ultrapassagens sem dificuldade e uma viagem tranquila, caso o motorista queira apenas desfrutar do passeio.

Essa sensação de poder e segurança são garantidas, também, pela excelente tração Quattro, uma das melhores do mercado. O sistema é automático e transmite força para as quatro rodas de maneira muito eficiente.

O ponto de atenção, porém, está no funcionamento dos modos de condução em que a eletrificação está mais presente: o híbrido e o 100% elétrico.

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Como é dirigir o Audi Q5 nos modos eletrificados?

Por padrão, o Audi Q5 sempre vai pedir para que você utilize primeiro o modo 100% elétrico. Em nossos testes, a autonomia do carro somente com as baterias rendeu quase 50km de rodagem, bem mais do que os 37km oficialmente divulgados pela marca. O “problema”, por assim dizer, está no modo híbrido.

Enquanto houver bateria, a média de consumo será muito boa, sobretudo na cidade. Chegamos a marcar mais de 30 km/l de gasolina, com 15 km/l na estrada. Entretanto, estranhamente, nesse modo a bateria se foi muito mais rápido do que no modo 100% elétrico.

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Além disso, por mais que haja um bom sistema de regeneração de energia, não é possível recarregar a bateria de 17,9 kWh a não ser por uma tomada externa. O motor não pode assumir a função de carregador em momento algum, algo que acontece, por exemplo, no Volvo XC60.

Desse modo, se você for para uma viagem longa e quiser economizar combustível, vai ter que realizar paradas para recarregar seu Audi Q5 híbrido.

Conforto e dirigibilidade são pontos fortes

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Falando do conforto em si, devemos lembrar que o Audi Q5 tem medidas importantes, que o colocam como um dos maiores em seu segmento.

Medidas do Audi Q5 TFSIe:

  • Comprimento: 4,68m
  • Largura: 1,89
  • Altura: 1,65
  • Entre-eixos: 2,81m
  • Porta-malas: 465 litros

Sendo assim, espere um carro bem confortável, capaz de abrigar uma família sem dificuldades. A sensação de conforto, porém, fica ainda mais evidenciada quando falamos do acerto de suspensão desse carro, fruto da ótima plataforma MLB Evo, do grupo Volkswagen.

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É possível fazer curvas extremamente ágeis com pouquíssima torção da carroceria, mas, no uso corriqueiro, há boa dose de suavidade em situações como ruas esburacadas e irregulares, algo mais do que comum no Brasil. Vale destacar, também, o ótimo isolamento acústico do Audi Q5 e seu funcionamento silencioso, mesmo com o motor a combustão ligado.

Em termos de recursos e itens de conforto, o Audi Q5 entrega uma boa lista. Há o ar-condicionado automático de três zonas, direção elétrica progressiva, ajustes elétricos dos bancos dianteiros, sensores de estacionamento, câmera de ré, retrovisor interno eletrocrômico, abertura automática do porta-malas, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, luzes de neblina, função auto-hold, freio de mão eletrônico e seta direcional.

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Design e Acabamento

Se pudéssemos definir o Audi Q5 em uma palavra, poderia ser “sóbrio”. Mesmo na carroceria Sportback e com todos os opcionais visuais, o SUV pode até ser sem sal, mas não quer dizer que seja feio. Pelo contrário.

O que mais nos chamou a atenção no Audi Q5 foram suas luzes, principalmente as traseiras, que ganharam tecnologia OLED e estão mais vivas do que nunca. Ao ligar o SUV, a assinatura e movimentos que elas fazem nos transportam para o futuro, embora, visualmente, principalmente à noite, a sobriedade retome o seu posto.

Na dianteira, há uma grade em estilo colmeia que o diferencia de outros SUVs da montadora. O conjunto óptico, full LED, segue a assinatura visual da montadora alemã como em outros modelos.

Já o acabamento, bem luxuoso, não conta com elementos de muita ousadia no interior. Tudo é bem minimalista, sereno e bem encaixado. Mas, claro, os materiais são nobres e tudo está bem harmonioso.

Concorrentes

Os principais concorrentes do Audi Q5 TFSIe são o Volvo XC60 e o BMW X3, ambos híbridos plug-in. Os preços desses modelos podem variar entre R$ 350 mil e R$ 450 mil, dependendo da versão. Há, porém, outros modelos que podem atrair os compradores do Q5, com ou sem eletrificação, como o Mercedes-Benz GLC.

Audi Q5 TFSie: SUV híbrido da Audi vale a pena?

O Audi Q5 híbrido tem como suas principais virtudes o conforto e o DNA da Audi quando pensamos em dirigibilidade e desempenho. A defasagem de geração em relação aos demais concorrentes pode pesar sob o ponto de vista tecnológico, mas o tipo de cliente desse carro quer, mesmo, é estar bem abraçado do ponto de vista de luxo, direção e conforto.

Com a ajuda da eletrificação, o Q5 se tornou ainda mais atraente e isso pode pesar. Vale muito a pena.

O Audi Q5 TFSIe Sportback Performance Black pode ser encontrado em todo o Brasil por R$ 507.990, mas há versões com essa motorização por a partir de R$ 477.990.

No Canaltech, o Audi Q5 TFSIe foi avaliado graças a uma unidade gentilmente cedida pela Audi do Brasil.