Preview BMW M3 Competition | Testamos a versão esportiva da Série 3 na pista
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |
O BMW Série 3 já é, por si, um carro extremamente interessante de dirigir e que passa boa dose de esportividade. Mas dentro da montadora há a divisão M, que trata de deixar os mesmos carros urbanos ainda mais ariscos e agressivos, com acertos pensados para a performance. E impressiona o quanto isso faz a diferença, sobretudo porque testamos por pouco tempo a versão convencional do sedan e a esportiva, o BMW M3 Competition.
- Preview BMW i4 M50 | Um gostinho do que será o Série 3 elétrico?
- Preview BMW Série 3 2023 | Mais luxuoso e com a dirigibilidade de sempre
O BMW M3 Competition evoluiu tudo do Série 3 em sua versão 320i M Sport. Até mesmo o conforto pode ser colocado em um patamar considerado aceitável para este sedan esportivo, apesar dos bancos em formato de concha não sugerirem isso para viagens longas.
Além disso, há tantos assistentes de condução e segurança que a experiência na vida urbana também pode ser agradável (e estamos ansiosos por isso). Enquanto isso não acontece, veja o nosso relato de como foi dirigir esse monstro alemão na pista.
BMW M3 Competition: Como é dirigi-lo na pista?
Antes de falarmos da experiência ao volante do BMW M3 Competition, é bom chamarmos a sua atenção para o design desse sedan, que ficou ainda melhor do que o do Série 3 convencional, mas sem ser exagerado. Assim como em outros carros da marca, a grade frontal é bem chamativa, mas fica a contento dentro da proposta esportiva do carro.
Mas essa grade, claro, tem função técnica: ajudar no arrefecimento do motor 3.0 biturbo com seis cilindros em linha, que despeja excelentes 510cv e 66,3 kgf/m de torque. O câmbio é o mesmo do BMW X6 M Competition, o automático de oito marchas, mas a tração é traseira. E aí, meu amigo, é que está a diferença crucial para outros carros dessa divisão.
A tração traseira deixa o M3 Competition ainda mais arisco, mesmo com toda a eletrônica ligada. Sentimos isso nas curvas e chegamos até a beliscar alguns dos cones de orientação no traçado do Circuito Panamericano, tamanha a diferença para o X6 M, que havíamos guiado momentos antes.
Depois de acostumar com o carro, foi só diversão, mesmo com pista molhada. A aceleração é muito forte e, pelo peso do carro não ser dos maiores, tudo fica muito rápido e agressivo, porém "na mão". Assim como no SUV, há os perfis predeterminados M1 e M2, característicos da divisão.
O forte motor do M3, aliás, exige que a BMW prepare o bólido para frenar forte e ter o famoso "chão". Sendo assim, as entradas de curva, retomadas em progressão e eventuais frenagens mais bruscas foram feitas com toda a segurança e com a certeza de que nossos comandos seriam executados, mas sem matar a diversão.
Interior e equipamentos
O BMW M3 Competition tem absolutamente tudo o que o Série 3 possui em sua versão topo de gama, porém com mudanças óbvias de acabamento para deixá-lo com a cara da divisão M e usabilidade esportiva, de fato. A começar pelos bancos, que são no formato concha e te abraçam para dar mais segurança nas curvas.
Tudo bem que, no uso diário, eles podem ser um pouco incômodos, mas não daremos certeza porque ainda precisaremos de alguns dias com o sedan. De todo modo, espere aqui muito luxo e tecnologia, já que o pacote de assistências da BMW está presente em sua plenitude.
BMW M3 Competition: Vale a pena ter o sedan esportivo?
Para o uso na pista, sem dúvida o BMW M3 Competition é o que se espera de um carro da divisão M e o que melhor passa o que o setor esportivo quer te oferecer: diversão, performance e segurança. No uso diário, o M3 talvez seja um pouco demais. Mas, quem quer um desses, não vai ligar.
O BMW M3 Competition tem preço sugerido a partir de R$ 792.950.