Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Preview BMW M3 Competition | Testamos a versão esportiva da Série 3 na pista

Por| Editado por Jones Oliveira | 27 de Novembro de 2022 às 09h00

Link copiado!

Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech
Tudo sobre BMW

O BMW Série 3 já é, por si, um carro extremamente interessante de dirigir e que passa boa dose de esportividade. Mas dentro da montadora há a divisão M, que trata de deixar os mesmos carros urbanos ainda mais ariscos e agressivos, com acertos pensados para a performance. E impressiona o quanto isso faz a diferença, sobretudo porque testamos por pouco tempo a versão convencional do sedan e a esportiva, o BMW M3 Competition.

O BMW M3 Competition evoluiu tudo do Série 3 em sua versão 320i M Sport. Até mesmo o conforto pode ser colocado em um patamar considerado aceitável para este sedan esportivo, apesar dos bancos em formato de concha não sugerirem isso para viagens longas.

Continua após a publicidade

Além disso, há tantos assistentes de condução e segurança que a experiência na vida urbana também pode ser agradável (e estamos ansiosos por isso). Enquanto isso não acontece, veja o nosso relato de como foi dirigir esse monstro alemão na pista.

BMW M3 Competition: Como é dirigi-lo na pista?

Antes de falarmos da experiência ao volante do BMW M3 Competition, é bom chamarmos a sua atenção para o design desse sedan, que ficou ainda melhor do que o do Série 3 convencional, mas sem ser exagerado. Assim como em outros carros da marca, a grade frontal é bem chamativa, mas fica a contento dentro da proposta esportiva do carro.

Continua após a publicidade

Mas essa grade, claro, tem função técnica: ajudar no arrefecimento do motor 3.0 biturbo com seis cilindros em linha, que despeja excelentes 510cv e 66,3 kgf/m de torque. O câmbio é o mesmo do BMW X6 M Competition, o automático de oito marchas, mas a tração é traseira. E aí, meu amigo, é que está a diferença crucial para outros carros dessa divisão.

A tração traseira deixa o M3 Competition ainda mais arisco, mesmo com toda a eletrônica ligada. Sentimos isso nas curvas e chegamos até a beliscar alguns dos cones de orientação no traçado do Circuito Panamericano, tamanha a diferença para o X6 M, que havíamos guiado momentos antes.

Depois de acostumar com o carro, foi só diversão, mesmo com pista molhada. A aceleração é muito forte e, pelo peso do carro não ser dos maiores, tudo fica muito rápido e agressivo, porém "na mão". Assim como no SUV, há os perfis predeterminados M1 e M2, característicos da divisão.

Continua após a publicidade

O forte motor do M3, aliás, exige que a BMW prepare o bólido para frenar forte e ter o famoso "chão". Sendo assim, as entradas de curva, retomadas em progressão e eventuais frenagens mais bruscas foram feitas com toda a segurança e com a certeza de que nossos comandos seriam executados, mas sem matar a diversão.

Interior e equipamentos

O BMW M3 Competition tem absolutamente tudo o que o Série 3 possui em sua versão topo de gama, porém com mudanças óbvias de acabamento para deixá-lo com a cara da divisão M e usabilidade esportiva, de fato. A começar pelos bancos, que são no formato concha e te abraçam para dar mais segurança nas curvas.

Continua após a publicidade

Tudo bem que, no uso diário, eles podem ser um pouco incômodos, mas não daremos certeza porque ainda precisaremos de alguns dias com o sedan. De todo modo, espere aqui muito luxo e tecnologia, já que o pacote de assistências da BMW está presente em sua plenitude.

BMW M3 Competition: Vale a pena ter o sedan esportivo?

Para o uso na pista, sem dúvida o BMW M3 Competition é o que se espera de um carro da divisão M e o que melhor passa o que o setor esportivo quer te oferecer: diversão, performance e segurança. No uso diário, o M3 talvez seja um pouco demais. Mas, quem quer um desses, não vai ligar.

Continua após a publicidade

O BMW M3 Competition tem preço sugerido a partir de R$ 792.950.