Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Elas no comando | Mulheres que têm controle de seus negócios e fazem acontecer

Por| 08 de Março de 2020 às 16h00

Link copiado!

Canaltech
Canaltech

Presidente, vice-presidente, CEO e diretora. Esses são apenas alguns dos cargos de liderança que elas estão conquistando e dominando a cada dia. Executivas e donas do próprio negócio transformam empresas em referências no mercado.

Um estudo realizado pela Grant Thornton neste ano, o Women in Business 2020, mostra que 87% das empresas têm mulheres nos cargos de liderança. Além disso, atualmente no Brasil, as mulheres ocupam 34% dos cargos de liderança sênior, ficando acima da média global.

Entre as posições mais ocupadas por elas estão CFO, direção de recursos humanos e CEO. Para manter a igualdade de gênero no mercado, as companhias brasileiras focam nas oportunidades iguais de trabalho e desenvolvimento, maior flexibilidade, além da promoção de coaching e mentoria.

Continua após a publicidade

O Brasil ocupa a posição 92 do ranking dos países mais igualitários do mundo, de acordo com pesquisa do Fórum Econômico Mundial (WEF), analisando salários e participação política das mulheres. Em comparação com a América Latina, o país está em 22º em um ranking que conta com 25 países, e se o ritmo continuar assim, será preciso ao menos 59 anos para a desigualdade desaparecer no Brasil e 257 anos no mundo todo.

De acordo com dados obtidos pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), somente 20% dos profissionais de TI no Brasil são mulheres. Mas o cenário está mudando. Segundo informações do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), a participação feminina cresceu em 60% nos últimos cinco anos.

Mulheres que têm controle de seus negócios e fazem acontecer

No Brasil, temos diferentes nomes, em variadas áreas, que mostram como as mulheres estão cada vez mais presentes em cargos como presidente, vice-presidente, CEO e diretoras de grandes empresas e mesmo criando os próprios negócios. Confere aí:

Continua após a publicidade

Ana Assis - Presidente da IBM América Latina

Presidente da IBM América Latina desde 2017, tem mais de 20 anos de experiência internacional na indústria de tecnologia da informação. Ana Paula Assis é reconhecida no mercado como líder em inteligência artificial, responsabilidade de dados e pelo comprometimento com a construção de ambientes corporativos mais inclusos e diversos.

Em 2019, a executiva foi eleita uma das “Melhores CEOs” e “Mulheres Mais Poderosas” pela Forbes Brasil e “Executiva de Valor – TI & Telecom” pelo Valor Econômico.

Continua após a publicidade

Barbara Toledo - Gerente de marketing da Intel

Barbara Toledo é gerente de Marketing da Intel Brasil focada em Data Centers e parcerias de negócios para clientes corporativos. Contribui para o posicionamento de inovação e liderança tecnológica da Intel e por reforçar a nova abordagem de negócios centrada em dados.

É responsável por planos e estratégias de marketing locais, suporte a vendas e distribuição dos produtos, engajamento com o consumidor, identificação de novos negócios e parcerias, e apoio a eventos de parceiros. Barbara chegou à empresa em 2003, como estagiária.

Cristina Junqueira - Cofundadora do Nubank

Continua após a publicidade

Cristina Junqueira é a vice-presidente do Nubank, uma das maiores fintechs do Brasil. Desde maio de 2013, ela vem sendo uma das responsáveis pelo crescimento da empresa, que hoje conta com milhões de clientes somente em nosso país. Assumiu um cargo de liderança com apenas 24 anos, mostrando que toda a sua dedicação renderia bons frutos no futuro.

Cristina Palmaka - CEO SAP Brasil

Presidente da SAP há mais de seis anos, Cristina Palmaka também passou por outras grandes empresas de tecnologia, como Microsoft, HP e Philips. Na SAP, atua na abordagem estratégica de liderança de equipes, se tornando referência no ramo, com muito foco e disciplina.

Gissele Ruiz Lanza - Diretora geral da Intel

Continua após a publicidade

Diretora geral da Intel Brasil e responsável pelas operações da empresa no País. Anteriormente, ocupava o cargo de diretora de varejo e consumo. Sua carreira inclui passagens pela Argentina e México, onde atuou em diversas áreas, como vendas, marketing e distribuição.

Com mais de 20 anos de experiência na tecnologia, Gisselle foi gerente do programa Intel Inside, gerente de desenvolvimento de mercado e gerente de marketing para varejo em polos regionais e locais. Também é líder do Women at Intel Network (WIN) programa de empoderamento feminino e equidade de gênero da Intel para Brasil.

Buh D'Angelo - Prestadora de serviços (InfoPreta)

Técnica em informática, LGBT e negra, que tem assistência a preços justos e ações sociais para reparar e doar computadores a quem não tem condições financeiras. Foca na inserção de negros, mulheres e LGBTs no mercado tech.

Continua após a publicidade

Flávia Verginelli - Diretora de Produtos e Soluções do Google Brasil

Com mais de 25 anos de experiência no mercado, sendo 9 no Google, Flavia é responsável pela estratégia de produtos e inovação para os clientes corporativos do Google, apoiando as empresas em sua transformação digital.

Mari Fulfaro - Criadora de conteúdo (Manual do Mundo)

Terapeuta ocupacional, Mariana lidera ao lado do marido canal no YouTube com mais de 13 milhões sobre ciência, o Manua do Mundo.

Continua após a publicidade

Julia Tolezano (Jout Jout) - Youtuber

YouTuber formada em jornalismo e possui um canal em que fala muito sobre questões emocionais e sociais, como relacionamentos abusivos e feminismo.

Louie Ponto - Youtuber

Traz em seu canal do YouTube questões emocionais (relacionamentos, ansiedade) e levanta bandeira da comunidade LGBT.

Continua após a publicidade

Luzia Valéria Sarno - Diretora Corporativa de TI

Atuou durante oito anos como responsável pela TI da Copersucar e, anteriormente, já havia passado por empresas como ABN Amro Bank, BMW e Rhodia. Luzia é formada em Matemática pela Universidade de São Paulo (USP) e possui MBA executivo pela mesma instituição.

Luiza Helena Trajano - Presidente do conselho de administração do Magazine Luiza

Luiza Helena Trajano foi responsável por tornar o Magazine Luiza uma das maiores varejistas do Brasil, sendo a empresa ainda considerada um dos melhores lugares para se trabalhar por mais de duas décadas. É altamente reconhecida e premiada, sendo uma das líderes de negócios com a melhor reputação do Brasil.

Continua após a publicidade

Lídia Abdalla - Presidente Executiva/ CEO do Grupo Sabin Medicina Diagnóstica

Lídia Abdalla é bioquímica de formação, com quase 20 anos de experiência no setor. Sua carreira se iniciou como trainee do próprio Laboratório Sabin, onde hoje é CEO. A empresa é referência em sustentabilidade, gestão de pessoas, inovação e pesquisa técnico-científica no Brasil.

Mônica de Carvalho - Diretora de negócios dos setores de serviços financeiros, mobilidade e telecom do Google Brasil

No Google há 6 anos, Monica lidera um time que ajuda as marcas a inovarem para obter melhores resultados de negócio, seja por meio das plataformas da companhia ou por novas estratégias de marketing. Antes do Google, Monica trabalhou por 25 anos em duas grandes agências de publicidade.

Continua após a publicidade

Maíra Medeiros - Youtuber

YouTuber que debate em seu canal sobre feminismo e outras causas, além de assuntos gerais para mais de 1,84 milhão de inscritos.

Nathália Rodrigues - Influenciadora digital (Nath Finanças)

Influenciadora digital que atua com educação financeira para público baixa renda.

Tânia Cosentino – Presidente da Microsoft Brasil

Tânia Cosentino é presidente da Microsoft Brasil desde janeiro de 2019 e possui mais de 30 anos de experiência profissional. Trabalhou 16 anos na Siemens, passou 2 anos na Rockwell e em janeiro de 2000 foi para a Schneider Electric, onde desenvolveu uma carreira de sucesso por 19 anos.

Tânia ganhou reconhecimento nacional e internacional graças ao seu trabalho em sustentabilidade, especialmente em questões relacionadas à eficiência energética, transformação digital, direitos humanos, empoderamento feminino e diversidade e inclusão. Tânia é uma líder ativa e inspiradora dos programas HeForShe e WEP (Women Empowerment Principles), da ONU Mulheres e do Pacto Global.

Fonte: Grant Thornton, Brasscom, CAGED, Fórum Econômico Mundial