Novo Doodle do Google presta homenagem ao Dia Internacional da Mulher
Por Bruno Salutes • Editado por Guadalupe Carniel | •
Depois de homenagear o ano bissexto no último domingo, o novo Doodle que aparece na página de buscas do Google homenageia o Dia Internacional da Mulher. A animação exibe uma mandala com movimentos feministas que conquistaram inúmeros direitos sociais ao longo das últimas décadas.
O desenho em forma de mandala do Doodle para o Dia Internacional da Mulher representa a união feminina na luta por direitos entre 1800 até os dias atuais. Segundo a Google, as três camadas que se abrem em cada fase da animação têm o seguinte significado:
- Camada central: em preto e branco reflete as mulheres em todo o mundo durante o final dos anos 1800 a 1930, em meio a movimentos trabalhistas.
- Segunda camada: mostra as mulheres das décadas de 1950 a 1980, uma era marcante na esteira de pressões pela igualdade de gênero e rápidas mudanças no status quo.
- Camada externa: simboliza as mulheres da década de 1990 até os dias atuais, no contexto de progressos de mais de 100 anos de movimentos pelos direitos das mulheres.
"É uma homenagem à quebra de barreiras de antigos papéis culturais e de gênero, à medida que as mulheres continuam a questionar, recuperar e redefinir ideias sobre os papéis que as mulheres assumem na sociedade", diz a empresa em seu blog oficial.
O Google também está liberando um GIF animado que pode ser usado diretamente no Teclado GBoard, imagens com os bastidores da criação do Doodle para o Dia Internacional da Mulher, e também uma seção 'Neste dia' com reúne as ilustrações sobre essa mesma data em anos anteriores. Você pode acessar essa página para conferir.