IBM

"Think"
  • Fundação

    ‎Armonk, New York‎, Estados Unidos, em 16 de Junho de 1918

  • Sede

    ‎Armonk, New York‎, Estados Unidos

A história da IBM começou no século XIX com Herman Hollerit, quando o estatístico desenvolveu máquinas elétricas para a contagem de dados do censo de 1890 dos Estados Unidos. Em 1911, duas outras companhias, a International Time Recording Co., de registradores mecânicos de tempo, e a Computing Scale Co., de instrumentos de aferição de peso, se juntaram ao negócio, fundando a Computing Tabulating Recording Co. - CTR.

Em 1924, sob o comando de Thomas J. Watson, a CTR recebeu o nome de International Business Machines. A partir de então, a companhia se tornou referência em soluções para a indústria e o comércio. Atualmente, a IBM desenvolve, fabrica e vende hardware e software, incluindo sistemas de inteligência artificial, deep learning e supercomputadores. Entre suas invenções estão o PC, os códigos de barras e o supercomputador Watson. Além disso, a companhia trabalha com infraestrutura de tecnologia da informação, serviços de armazenamento de dados, hospedagem de sites, consultorias de negócios e outros.

Hoje, a missão da IBM é oferecer soluções rápidas e criativas para problemas de gerenciamento da informação. Seus valores são a dedicação ao sucesso dos clientes, a inovação para empresas e o mundo e a confiança/responsabilidade em todos os relacionamentos.

A IBM chegou ao Brasil em 1917, ainda com o nome de CTR, para organizar e executar o censo brasileiro de 1920. O Brasil foi o primeiro país a receber as operações da companhia fora dos Estados Unidos.