Publicidade

O que é trainee?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 10 de Junho de 2023 às 19h00

Link copiado!

Reprodução/Freepik
Reprodução/Freepik

Trainee é o nome dado ao profissional em início de carreira que passa por um programa de treinamento dentro de uma empresa com o objetivo de desenvolver habilidades, ganhar experiência prática e aprender funções de alto nível.

Diferente do estágio, que tem o propósito de ensinar estudantes a exercer a profissão, o programa de trainee visa preparar talentos promissores para cargos de maior responsabilidade, como gestores e coordenadores.

Perfil de trainee

Continua após a publicidade

As empresas buscam contratar o trainee logo após a formação ou nos anos finais da graduação. Em geral, esses profissionais são contratados em até dois anos após a conclusão dos estudos.

Por se tratar de um cargo de treinamento com alto potencial, é comum a exigência de um currículo mais robusto — o que pode incluir um segundo idioma ou vivências no exterior.

Além das competências específicas da área de atuação, algumas habilidades esperadas de um trainee são:

Continua após a publicidade
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
  • Potencial de liderança;
  • Boa comunicação interpessoal;
  • Resiliência, adaptabilidade e flexibilidade;
  • Mentalidade orientada para resultados;
  • Rápido aprendizado.

A seleção para participar de um programa e trainee pode ser bastante concorrida e intensa, com várias etapas de validação dos candidatos.

Programa de trainee

Um programa de trainee pode ter duração de seis meses a dois anos. Durante esse período, o profissional recebe orientação, mentoria e oportunidades de aprendizado em diversas áreas da empresa.

Continua após a publicidade

O treinamento interno pode incluir rotação por diferentes departamentos, participação em projetos interdisciplinares e capacitações técnicas e comportamentais.

Como o programa objetiva descobrir e desenvolver talentos para cargos de responsabilidade, muitos trainees podem ser efetivados na empresa ao final do período, de acordo com o desempenho e os resultados obtidos.

A efetivação de um trainee ocorre em posições mais elevadas, como cargos de nível sênior. Em comparação, estagiários e profissionais em início de carreira são efetivados, em geral, em cargos de nível júnior.

Continua após a publicidade

Benefícios de um programa de trainee

A participação em um programa de trainee oferece várias vantagens para a carreira profissional, como:

  • Desenvolvimento profissional acelerado;
  • Aprendizagem prática em diversas áreas e funções;
  • Contato com a liderança da empresa;
  • Construção de rede de contatos profissionais;
  • Perspectiva de remuneração acima da média;
  • Perspectiva de começar a carreira com bom cargo.

Empresas de tecnologia ofertam vagas de trainee com frequência. Para se preparar para essas oportunidades, saiba qual é o perfil de profissionais brasileiros interessados nessa área.

Continua após a publicidade

Onde encontrar vagas de trainee?

Para ver as oportunidades e vagas abertas em programas de trainee, você pode acessar os seguintes sites:

Além do cadastro em plataformas online, você também pode fazer um currículo online e compartilhar o link com empresas e recrutadores.