Publicidade

Samsung confirma One UI 4 com Android 12 e revela beta para linha Galaxy S21

Por| Editado por Wallace Moté | 28 de Julho de 2021 às 08h21

Link copiado!

Divulgação/Samsung
Divulgação/Samsung

Oficializado em maio e atualmente em sua terceira versão beta, o Android 12 promete ser o maior update do sistema do Google nos últimos anos, reformulando a identidade visual e adicionando inúmeros recursos, enquanto se torna ainda mais customizável com a nova linguagem de design "Material You". A novidade é testada atualmente na linha Pixel da gigante das buscas, além de aparelhos de parceiras como OPPO e Realme.

Entre a lista de dispositivos compatíveis com a versão beta do Android 12, a Samsung foi uma ausência muito sentida, especialmente diante do recente estreitamento das relações com o Google. A companhia sul-coreana manteve o silêncio a respeito do novo sistema por muito tempo, mas finalmente trouxe novidades nesta quarta-feira (28).

Samsung confirma One UI 4 para linha S21

Continua após a publicidade

A Samsung oficializou, em uma postagem publicada na versão sul-coreana do fórum Samsung Community, a One UI 4 baseada no Android 12. O update chega em breve em versão beta, inicialmente para toda a família Galaxy S21, sem contar com uma data específica no momento. Outra boa notícia é que a novidade será disponibilizada tanto para usuários de modelos desbloqueados quanto para quem adquiriu o aparelho vinculado a alguma operadora.

Interessados em testar o software deverão se inscrever no programa de testes clicando em um banner que será exibido no aplicativo Samsung Members, pré-instalado nos aparelhos. Apesar de não haver um prazo mais preciso para a liberação da atualização, donos dos celulares ainda terão de aguardar — a fabricante pede paciência aos usuários, já que pretende entregar a versão mais estável possível do update.

O que esperar do Android 12 da Samsung?

Continua após a publicidade

Ainda não se sabe exatamente quais novidades a One UI 4 trará aos dispositivos Galaxy, mas um suposto vídeo vazado de uma build de testes indicou que, ao menos visualmente, as mudanças não devem ser muito radicais.

Os elementos gerais da interface devem ser mantidos, ainda que o Material You, com a combinação e personalização de cores, esteja presente. A empresa também deve reorganizar o menu de configurações, tornando o acesso mais fácil a algumas delas.

Como era de se esperar, a nova versão do sistema da gigante sul-coreana também deve contar com a maior parte dos recursos e benefícios oferecidos pelo Android 12, incluindo o foco ampliado em segurança com o novo painel de privacidade, o mecanismo dedicado de processamento de dados sensíveis e o maior controle de permissões, além do gerenciamento e manuseio mais robusto das notificações.

Continua após a publicidade

Com a chegada do teste beta para usuários na Coreia do Sul, não deve demorar até que membros da comunidade comecem a receber o aviso em outros países.

Fonte: XDA Developers, Android Authority, SamMobile