Publicidade

Android 12 Beta 3 chega recheada de novidades; veja o que mudou

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 14 de Julho de 2021 às 17h59

Link copiado!

Divulgação/Google
Divulgação/Google

O Android 12 Beta 3 foi finalmente liberado para os integrantes do programa de acesso antecipado do Google. O pacote mais recente introduz uma série de novidades importantes para a próxima versão do sistema, incluindo a prévias de jogos enquanto download ainda está rolando, apps reformulados com visual Material You e prints espichados nativamente.

Jogos disponíveis (quase) na hora

Durante evento destinado aos desenvolvedores de games mobile, o Google anunciou que a jogatina não dependerá do download completo no Android 12. A combinação entre o novo formato de apps Android App Bundle (AAB) e o sistema de gerenciamento de arquivos do novo SO permitem que uma parte essencial do game seja baixada e instalada com prioridade. Assim, o usuário pode começar a jogar até duas vezes mais rápido que antes.

Continua após a publicidade

O atalho precisa ser adotado pelo desenvolvedor, então a disponibilidade do recurso deve ser bem limitada no atual momento. Com o passar das semanas e meses, a função deve estar ativa em mais títulos da Play Store.

Capturas estendidas

Capturas de tela estendidas também fazem parte do Beta 3. O Google finalmente adicionou suporte nativo aos prints espichados no Android, permitindo que o usuário aumente o tamanho da imagem para realizar capturas de toda a tela, não apenas da parte disponível no visor.

Continua após a publicidade

Para isso, utilizadores do beta precisam fazer uma nova captura e apertar no botão “Capturar mais”. A novidade não depende muito de desenvolvedores, uma vez que não precisa de mudanças significativas nos apps para funcionar devidamente.

Novo atalho no Chrome

No Chrome, um botão para compartilhar rapidamente os links foi adicionado à tela de apps recentes. A funcionalidade poupa você de entrar no aplicativo somente para copiar o link da barra de endereços da página em primeiro plano, já que o atalho está disponível na seção de transição.

Continua após a publicidade

App de câmera com Material You

O design do Material You chegou ao app de câmera da gigante. O Google Camera 8.3 recebeu o novo visual, incluindo a extração de cores do papel de parede, e está mais uniforme com os demais elementos do sistema.

Continua após a publicidade

Caminho rápido para widgets

Cada ícone de aplicativo inserido na tela inicial agora conta com menu de widgets (se tiverem algum complemento disponível). Se você aperta e segura no atalho, o menu de opções apresenta algumas das funções rápidas do app e um caminho rápido para conferir as figuras para preencher a tela.

Botão de desligar com função nativa

Continua após a publicidade

A chamada da assistente virtual finalmente virou uma configuração opcional. O Beta 3 introduziu uma opção no menu de configurações que permite escolher se apertar e segurar o botão de ligar/desligar invoca o Google Assistente ou puxa a bandeja de opções de energia.

Galeria de wallpapers reformulada

Uma série de ajustes visuais foram feitos ao menu de configurações. Ademais, alguns botões foram trocados de lugar no menu rápido e na tela de gerenciamento de rede. Ícones mudaram e, não menos importante, o app “Wallpaper & Style” foi redesenhado.

Continua após a publicidade

Para desenvolvedores, as adições mais importantes estão nas APIs. Quem quiser conferir tudo que mudou precisa dar uma olhada na página oficial do Android Beta.

Nos próximos dias, a atualização será encaminhada aos usuários inscritos no programa beta. Seu dispositivo solicitará um momento para baixar e instalar o update (processo que exige a reinicialização do aparelho, feita automaticamente). Se não apareceu para você, é interessante conferir nas configurações se há algum pacote pendente.

Fonte: 9to5Google