Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Samsung se une ao Google e confirma que vai usar Wear OS em seus vestíveis

Por| Editado por Wallace Moté | 18 de Maio de 2021 às 20h20

Link copiado!

Canaltech
Canaltech
Tudo sobre Samsung

Samsung e Google confirmaram a presença o Wear OS nos próximos smartwatches da sul-coreana. Os rumores da troca do Tizen pelo sistema operacional da Gigante das Buscas começaram em fevereiro, e foram confirmados durante a conferência I/O, que começou nesta terça-feira (18).

Na realidade, não é uma simples troca de sistema. Samsung e Google conseguiram um consenso em que o Wear OS será o núcleo do código dos relógios e outros vestíveis da sul-coreana, mas a interface do usuário vai manter a aparência do Tizen, mais amigável aos fãs da linha Galaxy.

A ideia da Samsung é manter o bom funcionamento do ecossistema de dispositivos da marca, que possuem pareamento simplificado e recursos extras entre si, ao mesmo tempo em que abre mais possibilidades ao usuário, com aplicativos e personalização. No fundo, é como se o Tizen fosse absorvido pelo Wear OS, ao menos nos smartwatches da sul-coreana.

Continua após a publicidade

“Vamos combinar o melhor do Wear OS e Tizen em uma plataforma vestível unificada. Aplicativos vão abrir mais rápido, autonomia de bateria será maior e você terá mais escolhas do que antes, de dispositivos a aplicativos e visores”, escreveu o Google em seu perfil oficial no Twitter.

Foco em saúde e ecossistema conectado

A Samsung publicou uma espécie de ‘editorial’, escrito por Janghyun Yoon, vice-presidente executivo e líder da equipe da plataforma S/W, em que explicou com um pouco mais de detalhes esta união. Ele repete o que a publicação do Google já havia dito e menciona recursos de saúde como um dos focos dos vestíveis da companhia.

Continua após a publicidade

“À medida que nossos usuários recorrem à tecnologia wearable para monitorar seu bem-estar, estamos atendendo a essas necessidades antecipadamente. Ao criar uma tecnologia de saúde em nível mundial, esperamos elevar a forma como as pessoas utilizam o dispositivo para o seu bem-estar, permitindo que realizem mudanças positivas em seu dia a dia”, escreveu.

Além disso, a junção “desbloqueia um mundo de oportunidades para a comunidade de desenvolvedores. Através de um ecossistema amplo e aberto, mais desenvolvedores e parceiros poderão aplicar seus talentos para trabalhar conosco na evolução e redefinição da experiência do smartwatch”, explicou Yoon.

Suporte para dispositivos já lançados

Continua após a publicidade

O executivo encerra a publicação com a promessa de que a Samsung manterá o suporte a todos os vestíveis já lançados com o Tizen OS por até três anos após o lançamento de cada produto. Com isso, ele dá a entender que não está nos planos da empresa atualizar os dispositivos com a nova experiência do Wear OS, mas que eles terão atualizações de segurança.

Não foi informada uma previsão para os primeiros produtos da Samsung com Wear OS chegarem ao mercado. Acredita-se que o Galaxy Watch 4 deve ser lançado em breve.

Fonte: Google, Samsung