Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Que celulares vão receber o tema dinâmico do Android 12?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 12 de Novembro de 2021 às 12h30

Link copiado!

Renato Santino/Canaltech
Renato Santino/Canaltech

Uma das adições mais propagadas pelo Google e celebradas pelos usuários foi a criação dos temas dinâmicos do visual Material You, a nova proposta gráfica para o Android 12. Além do estilo mais arredondado de ícones e interfaces mais limpas, o mecanismo chamado Dynamic Colors é capaz de extrair automaticamente as cores do papel de parede do dispositivo para aplicá-las em todas as partes do sistema.

Essa aparência dá um toque de exclusividade para cada aparelho, pois cada usuário terá um visual uniforme, aplicado à tela inicial, configurações e até aos aplicativos instalados. Por enquanto, como o desembarque oficial do Android 12 ocorreu na linha de telefones Pixel, apenas esses modelos são compatíveis — para os demais, as fabricantes precisarão definir isso individualmente.

Continua após a publicidade

Agora, sugiram novos códigos na biblioteca de componentes de materiais do Google que citam marcas que devem oferecer o suporte ao mecanismo de temas dinâmicos:

Essa listagem provavelmente está relacionada apenas às companhias que usarão o algoritmo de geração de paleta de cores criado pelo Google, que hoje é exclusivo do Pixel. Estar fora da lista não significa incompatibilidade, já que algumas companhias devem desenvolver suas soluções proprietárias, como a Samsung e a Huawei.

Com essa informação em mente, é só conferir a lista de celulares que serão atualizados para o Android 12 e ter uma ideia de se seu aparelho vai ou não ter acesso ao tema dinâmico.

Continua após a publicidade

Funcionamento do Material You

Os temas dinâmicos funcionam a partir de dois mecanismos distintos: o primeiro extrai a cor principal e a aparência do Material You, o que já vem integrado como serviço nativo do Android 12; já o segundo é um algoritmo de geração de toda a paleta de tonalidades derivadas da principal — esta é uma tecnologia exclusiva do Pixel até agora. Há expectativa de que o lançamento do Android 12L deixe de fazer essa separação e adicione as duas soluções no mesmo balaio, o que facilitaria demais a vida dos fabricantes.

As companhias que produzem skins próprias baseadas no Android devem implementar seus próprios algoritmos de geração de paleta, afinal as diferenças visuais e necessidades são bem mais amplas. No caso da One UI 4 beta, da Samsung, já foi confirmado o suporte aos temas de cores dinâmicas, assim como no ColorOS 12, da Oppo.

Continua após a publicidade

A partir de agora, deve ficar nas mãos dos desenvolvedores o ajuste dos apps para serem ou não compatíveis com a aparência mutável. Isso pode ocasionar problemas de compatibilidade, como travamentos em jogos e programas, mas também poderia ser limitado apenas aos componentes da interface do usuário para evitar falhas. O usuário, certamente, não vê a hora de poder experimentar as combinações e visuais diferentões do Android 12.

Fonte: Mishaal Rahman