Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Novo widget do Google Drive com Material You surge no Android 12; veja

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 04 de Novembro de 2021 às 11h13

Link copiado!

André Magalhães/Canaltech
André Magalhães/Canaltech

Quando as pessoas pensavam que o Google já havia remodelado todos os seus apps e widgets para o Material, eis que surge um novo visual no Drive. Os telefones com Android 12 poderem experimentar a novidade no widget do Google Drive, cuja função é mostrar arquivos sugeridos e o acesso rápido à pesquisa.

Em relação ao visual, o widget mostra um campo de pesquisa que permite ao usuário abrir o teclado com a interface "Pesquisar no Drive". Ao lado, existe um botão de upload para subir fotos, documentos ou vídeos do seu telefone para a nuvem e uma opção para alternar a conta do Google usada (quando estiver no tamanho expandido).

Continua após a publicidade

Na parte de baixo, estão listados os arquivados editados recentemente e os que o usuário mais costuma utilizar naquele dia e horário. Se você tocar em algum exibido na listagem, o celular abrirá o app apropriado para executá-lo: Documentos, Planilhas ou Apresentações, em vez de levá-lo para o Drive.

O widget pode ter seu tamanho configurado para ocupar toda a tela — nesse caso, os arquivos sugeridos aparecerão com mais facilidade — ou para uma proporção reduzida de 3x2, mais compacto e ainda assim bastante útil. Todos os elementos visuais e textuais devem se adaptar ao formado escolhido, inclusive os ícones dos recursos.

E, como de costume, o widget adaptado ao Material You conta com o Dynamic Color e sua função de combinar as cores predominantes do seu papel de parede com todos os elementos do utilitário. Essa adaptação permite ao Google Drive ficar com uma aparência padronizada com o restante do sistema, de forma bastante simétrica e harmoniosa.

Vale lembrar que o Google Drive também possui outros widgets com funções similares e visuais diferentes, como um em formato de X e em linha reta. Esta nova versão chega como uma terceira opção para quem deseja ter fácil acesso aos arquivos armazenados na nuvem. A atualização é feita pelo lado do servidor, portanto não é necessário baixar um novo widget para funcionar, embora a liberação ocorra de maneira gradual e nem todos podem ver essa novidade de imediato — há relatos de pessoas que já o receberam mesmo em versões mais antigas do Android.

Continua após a publicidade

Material You por todos os lados

O Android 12 foi lançado oficialmente para telefones da linha Pixel e trouxe o novíssimo visual Material You para aplicativos e sistema operacional. Além de novos ícones e formatos mais arredondados, a aparência conta com o Dynamic Color, como já mencionado anteriormente, aplicado as áreas do telefone.

Há cerca de um mês, o widget de clima do Google também passou por mudanças. A reformulação adotou um visual mais moderno e com mais dados para deixar o usuário melhor informado, graças às informações importadas diretamente do site weather.com.

Continua após a publicidade

O Android 12 já está disponível para uma série de modelos da linha Pixel e outros fabricantes devem seguir calendários próprios de migração. A maioria das companhias realiza mudanças e aprimoramentos antes de entregá-los para a sua base, portanto pode levar vários meses até o usuário finalmente experimentar a versão estável do sistema operacional do Google.

Fonte: 9to5Google