Google anuncia o Android 12L, versão do sistema dedicada a tablets e dobráveis

Google anuncia o Android 12L, versão do sistema dedicada a tablets e dobráveis

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 27 de Outubro de 2021 às 14h26
Igor Almenara/Canaltech

Nesta quarta-feira (27), o Google apresentou o Android 12L, a edição especial do sistema focada em dispositivos com telas grandes ou dobráveis. Carregada de melhorias em usabilidade e produtividade, a versão alternativa do Robozinho deixa o aparelho com cara de desktop, com grande apelo a multitarefas e melhor aproveitamento do display.

O Android 12L é a versão do Android que se especulava ser o Android 12.1, então os recursos encontrados anteriormente já anteciparam bastante o que o Google preparava para ele. Aplicativos em tela dividida, Barra de Tarefas inédita e outros ajustes finos recheiam essa interface construída sob medida para tablets e dobráveis mais modernos.

A Barra de Tarefas deixa o Android com carinha de desktop (Imagem: Reprodução/Google)

Nova Barra de Tarefas e recursos exclusivos

A mais importante das novidades talvez seja a Barra de Tarefas, que dá um ar totalmente diferente para o sistema operacional mobile. A ferramenta transforma a cara do Android para algo próximo do Chrome OS, em que apps abertos ou fixados são exibidos ao centro da parte inferior da tela.

A partir dela, o usuário pode abrir novos aplicativos, alternar entre eles ou até separar o display no esquema “arrasta e solta”. É uma novidade extremamente útil para o dia a dia, especialmente por facilitar a execução de dois apps simultaneamente.

Nesta edição, usuários também encontram uma nova central de notificações, que abraça o visual Material You em sua totalidade, mas com uma disposição diferente de botões das Configurações Rápidas e do controle de mídia. Os avisos mais recentes, agora, ficam posicionados à direita.

Área de notificações é familiar, mas com melhor aproveitamento de tela (Imagem: Reprodução/Google)

Android 12L: data de lançamento

O Google não deu data de lançamento específica para o Android 12L, mas afirma que a estreia acontecerá no início de 2022. A edição especial do Android será distribuída para tablets, dispositivos dobráveis que acompanham updates da gigante e Chromebooks. Desenvolvedores interessados no sistema podem obter detalhes sobre a edição alternativa a partir do site oficial de prévia, e até baixar um emulador do Android 12L no computador.

As primeiras betas do Android 12L chegam ainda neste ano e, apesar do foco em dobráveis e telas maiores, os primeiros modelos compatíveis serão os de sempre: a linha Pixel. Os seguintes dispositivos poderão testar o novo sistema em primeira mão:

  • Pixel 6 Pro
  • Pixel 6
  • Pixel 5a (5G)
  • Pixel 5
  • Pixel 4a (5G)
  • Pixel 4a
  • Pixel 4
Cronograma sugere lançamento para o primeiro trimestre de 2022 (Imagem: Divulgação/Google)

Segundo o cronograma divulgado pelo Google, a fase de testes deve durar até fevereiro de 2022, ou seja, a versão estável deve chegar ainda no primeiro trimestre do próximo ano.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.