Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google anuncia o Android 12L, versão do sistema dedicada a tablets e dobráveis

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 27 de Outubro de 2021 às 14h26

Link copiado!

Igor Almenara/Canaltech
Igor Almenara/Canaltech
Tudo sobre Google

Nesta quarta-feira (27), o Google apresentou o Android 12L, a edição especial do sistema focada em dispositivos com telas grandes ou dobráveis. Carregada de melhorias em usabilidade e produtividade, a versão alternativa do Robozinho deixa o aparelho com cara de desktop, com grande apelo a multitarefas e melhor aproveitamento do display.

O Android 12L é a versão do Android que se especulava ser o Android 12.1, então os recursos encontrados anteriormente já anteciparam bastante o que o Google preparava para ele. Aplicativos em tela dividida, Barra de Tarefas inédita e outros ajustes finos recheiam essa interface construída sob medida para tablets e dobráveis mais modernos.

Continua após a publicidade

Nova Barra de Tarefas e recursos exclusivos

A mais importante das novidades talvez seja a Barra de Tarefas, que dá um ar totalmente diferente para o sistema operacional mobile. A ferramenta transforma a cara do Android para algo próximo do Chrome OS, em que apps abertos ou fixados são exibidos ao centro da parte inferior da tela.

A partir dela, o usuário pode abrir novos aplicativos, alternar entre eles ou até separar o display no esquema “arrasta e solta”. É uma novidade extremamente útil para o dia a dia, especialmente por facilitar a execução de dois apps simultaneamente.

Nesta edição, usuários também encontram uma nova central de notificações, que abraça o visual Material You em sua totalidade, mas com uma disposição diferente de botões das Configurações Rápidas e do controle de mídia. Os avisos mais recentes, agora, ficam posicionados à direita.

Continua após a publicidade

Android 12L: data de lançamento

O Google não deu data de lançamento específica para o Android 12L, mas afirma que a estreia acontecerá no início de 2022. A edição especial do Android será distribuída para tablets, dispositivos dobráveis que acompanham updates da gigante e Chromebooks. Desenvolvedores interessados no sistema podem obter detalhes sobre a edição alternativa a partir do site oficial de prévia, e até baixar um emulador do Android 12L no computador.

As primeiras betas do Android 12L chegam ainda neste ano e, apesar do foco em dobráveis e telas maiores, os primeiros modelos compatíveis serão os de sempre: a linha Pixel. Os seguintes dispositivos poderão testar o novo sistema em primeira mão:

Continua após a publicidade

Segundo o cronograma divulgado pelo Google, a fase de testes deve durar até fevereiro de 2022, ou seja, a versão estável deve chegar ainda no primeiro trimestre do próximo ano.