Novo visual do Android 12 pode travar jogos durante partidas; entenda

Novo visual do Android 12 pode travar jogos durante partidas; entenda

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 04 de Novembro de 2021 às 12h33
Reprodução/Google

Até o momento, os temas baseados em papel de parede no Android 12, conhecidos como Cores Dinâmicas, estão entre os recursos mais bonitos e desejados do novo sistema operacional do Google. Apesar disso, proprietários de aparelhos da linha Pixel começaram a enfrentar problemas de desempenho e estabilidade graças ao mecanismo de ajuste automatizado do visual dos apps, que pode exigir uma mudança repentina de cores.

Segundo o site XDA-Developers, o comportamento inesperado causa alguns problemas bastante sérios que impactam nas sessões de jogo. Os relatos mostraram falhas relacionadas a games como Pokémon Go e League of Legends Wild Rifit, com travamentos ocorridos após a mudança do papel de parede, na tela inicial do dispositivo — quando o usuário tenta retornar para a sessão, o app fecha ou o dispositivo congela.

O Dynamic Color cria uma configuração que força a reinicialização dos apps para ajuste às cores do papel de parede (Imagem: Reprodução/Google)

Embora não hajam tantos dados concretos ainda, estima-se que outros games também sejam afetados como Genshin Impact, Call of Duty: Mobile, PUBG Mobile e Minecraft. Conforme analisado pelo XDA, a falha é mais comum com aplicativos que alternam periodicamente os papeis de parede de forma automatizada, porque isso geraria uma espécie de sobrecarga ao exigir a readequação constante do Android 12 ao visual padronizado.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

A raiz do problema

No Google Issue Tracker, o sistema de registro de bugs da fabricante do sistema, um usuário explicou que essa mudança de papéis de parede resulta de uma configuração que força o reinício das atividades de aplicativos, razão pela qual o vínculo com o Material You faz as coisas "bugarem". O problema é que essa mudança de configurações afeta todos os aplicativos, mesmo aqueles que não utilizam o visual padronizado, como os games.

Bugs em games

Em geral, os jogos voltados para o cenário competitivo evitam utilizar configurações visuais que possam afetar o desempenho, afinal, em um elevado nível de habilidade, qualquer queda de frames pode prejudicar um jogador. É por isso que você provavelmente não terá recursos como modo escuro, rotação de tela, mudanças de localização e outros obstáculos que podem afetar a experiência.

Em games competitivos, como Wild Rift, qualquer falha de desempenho pode prejudicar a experiência (Imagem: Captura de tela/Canaltech)

A solução provisória é usar papéis de parede estáticos e evitar softwares que façam essa mudança de forma automatizada, pelo menos até que os desenvolvedores corrijam a falha. Como não houve manifestação do Google até agora, o jeito é aguardar por uma futura correção do Android para solucionar isso de uma vez por todas, sem exigir que cada estúdio trabalhe individualmente em correções.

Fonte: XDA-Developers  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.