Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Instagram: as principais novidades da rede social em 2022

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 31 de Dezembro de 2022 às 10h00

Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Instagram
Tudo sobre Instagram
Continua após a publicidade

O ano de 2022 foi um ano importantíssimo para consolidar tendências no formato de vídeos curtos. O Instagram, querendo surfar nessa onda, se renovou profundamente para tornar a plataforma mais apropriada para o novo padrão de conteúdo — e até recebeu críticas fortes por conta disso.

A rede social mudou, mas isso não significa que ela esteja ruim. Várias ferramentas novas foram implementadas, assim como funções antigas foram retrabalhadas para incrementar o uso geral da plataforma, mas sem desrespeitar quais características originais.

O Canaltech cobriu toda a transformação do Instagram ao longo do ano e, para facilitar a visualização dessa transição, reuniu neste artigo todas as mudanças importantes que foram lançadas na rede em 2022.

Remix com tudo do Instagram

Num esforço para tornar o Reels uma ferramenta ainda mais útil e versátil, o Instagram liberou a capacidade de tornar criar Remixes a partir de qualquer outro vídeo da rede social. A funcionalidade abriu portas para vários tipos de criações, que agora aproveitam a vastidão de conteúdo da plataforma para fazer conteúdos curtos e dinâmicos.

Não foram só vídeos: desde julho, fotos também podem ser remixadas em vídeos curtos do Reels. Assim o Instagram tornou toda a plataforma compatível com o novo formato.

Figurinhas aos montes

Continua após a publicidade

As figurinhas dos Stories do Instagram fizeram sucesso em 2022: foram introduzidos stickers importantes, como a enquete com até quatro alternativas e as melhorias para as correntes do "Sua Vez".

As enquetes com quatro opções foram uma das novidades para Stories e Reels (Captura: Igor Almenara/Canaltech)
As enquetes com quatro opções foram uma das novidades para Stories e Reels (Captura: Igor Almenara/Canaltech)

No Reels, as figurinhas interativas também ganharam espaço. Criadores de conteúdo finalmente podem anexar enquetes, caixinhas de perguntas, barrinhas de emojis e outros complementos nos vídeos curtos.

Avatares 3D no Instagram

Continua após a publicidade

A Meta quer de todo jeito tornar os avatares personalizados algo importante no seu ecossistema e, nessa onda, lançou os bonequinhos 3D nos Stories e no Messenger. O recurso permite criar uma versão cartunesca de si e utilizá-la para se expressar na internet — um conceito nada novo no segmento, inclusive.

Os avatares 3D do Instagram permitem se expressar com versões digitais de si mesmo (Imagem: Reprodução/Meta)
Os avatares 3D do Instagram permitem se expressar com versões digitais de si mesmo (Imagem: Reprodução/Meta)

Alertas de pausas

Sente que está usando o Instagram por tempo demais? Desde fevereiro, a rede social permite criar alertas de pausas para evitar o uso contínuo da plataforma. Usuários podem definir um tempo limite que desejam usar a rede social e, quando atingido, receber uma notificação recomendando um intervalo.

Continua após a publicidade

Curtidas nos Stories

Uma das mudanças mais importantes na dinâmica dos Stories do Instagram foi a implementação das curtidas. Agora, em vez de enviar um coração na DM do autor do post, o like é anexado à publicação assim como acontecem em outros formatos de conteúdo.

Feed cronológico

Continua após a publicidade

Finalmente, o Instagram lançou feeds cronológicos sem conteúdo recomendado por algoritmo. As seções “Seguindo” e “Favoritos” ajudam o usuário a encontrar as publicações somente de perfis que interessam a ele, evitando que precise passar por uma infinidade de publicações potencialmente desinteressantes para mostrar somente aquilo que importa, sejam das contas que segue ou aquelas que considera mais relevante.

O ícone do Instagram ganhou um seta que permite escolher qual o seu feed favorito: o de favoritos ou o cronológico (Imagem: Divulgação/Instagram)
O ícone do Instagram ganhou um seta que permite escolher qual o seu feed favorito: o de favoritos ou o cronológico (Imagem: Divulgação/Instagram)

Posts fixados

Também numa tentativa de facilitar a organização do feed pessoal, o Instagram passou a permitir fixar publicações no topo do perfil. Todas as contas da plataforma podem dar destaque para até três posts e deixá-los no começo da grade independentemente do momento em que foram publicados.

Continua após a publicidade

Suporte a NFTs

Na febre dos tokens não fungíveis (NFTs), o Instagram ganhou suporte nativo aos colecionáveis digitais. Com isso, perfis podem expor as peças virtuais no próprio feed, agora compatível com imagens, vídeos, músicas e objetos tridimensionais.

O suporte a NFTs torna possível a exposição de colecionáveis digitais no Instagram (Imagem: Reprodução/Meta)
O suporte a NFTs torna possível a exposição de colecionáveis digitais no Instagram (Imagem: Reprodução/Meta)

Stories de 60 segundos

Continua após a publicidade

Stories com duração de 60 segundos foram liberados para todos em setembro deste ano. A capacidade basicamente ampliou o tempo máximo das publicações temporárias dos tradicionais 15 segundos.

Nova interface do Instagram web

Finalmente, o Instagram web recebeu uma revisão na interface e apresentou um visual totalmente novo. A versão da rede social tornou a navegação mais simples e similar à experiência mobile, enfim incluindo um feed dedicado para Reels, algo nunca antes implementado no site oficial da plataforma.

Novo visual do Instagram web (Imagem: Igor Almenara/Canaltech)
Novo visual do Instagram web (Imagem: Igor Almenara/Canaltech)
Continua após a publicidade

Posts agendados

Facilitando o gerenciamento de conteúdo, o Instagram finalmente permite agendar publicações. Em novembro, a rede social implementou a capacidade de criar um cronograma de conteúdo, permitindo marcar o lançamento de posts com até 75 dias de antecedência.

Notas nas DMs

No finalzinho do ano, o Instagram lançou as “Notas” nas Mensagens Diretas (DMs). A função permite deixar um recado temporário para todos os seus seguidores ou amigos próximos e, quem sabe, iniciar uma conversa.

Continua após a publicidade
As Notas nas DMs funcionam como atualizações de status para os usuários (Imagem: Divulgação/Instagram)
As Notas nas DMs funcionam como atualizações de status para os usuários (Imagem: Divulgação/Instagram)