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Marcas de câmeras projetam sistemas anti-IA para certificar imagens verdadeiras

Por| Editado por Wallace Moté | 03 de Janeiro de 2024 às 15h06

James Bold/Unsplash
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O aumento no número de imagens geradas por inteligência artificial (IA) vem causando preocupação nas empresas conhecidas por fabricarem câmeras, como a Sony, Canon e Nikon, quanto à veracidade do conteúdo compartilhado em mídias sociais e outros meios virtuais ou reais. Por isso, as marcas desenvolveram selos digitais para garantir a autenticidade dos conteúdos capturados com os seus produtos. 

Sony, Canon e Nikon participarão de plataforma integrada "anti-IA" (Imagem: Divulgação/Nikon)
Sony, Canon e Nikon participarão de plataforma integrada "anti-IA" (Imagem: Divulgação/Nikon)

A ideia é promover um padrão de certificação comum a todas as marcas, garantindo que as fotos e vídeos não passaram por quaisquer alterações provocadas pela IA — como edições de uma foto do mundo real, ou mesmo uma imagem completamente gerada por meio de um prompt.

As três empresas farão parte de uma parceria com órgãos de imprensa, que viabiliza a plataforma Verify. Por meio da ferramenta, será possível checar se a imagem foi realmente capturada com as câmeras das três marcas. 

O sistema identificará de forma diferente aquelas imagens que tenham sido capturadas por humanos, mas passaram por alterações substanciais com a IA. As fotos criadas ou modificadas serão indicadas como “No Content Credentials” — algo como “sem credenciais de conteúdo", em tradução livre. 

Além das plataformas que geram imagens como o DALL-E ou o Midjourney, as próprias gigantes da tecnologia também usam a IA em peso na edição de imagens. É o caso do Google, que permite remover elementos indesejados de fotos com o Magic Eraser, ou alterar expressões faciais com o Best Take.

Modificação e criação de fotos por IA é preocupação para marcas de câmeras (Imagem: Divulgação/Google)
Modificação e criação de fotos por IA é preocupação para marcas de câmeras (Imagem: Divulgação/Google)
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No ano passado, o próprio Google apresentou o SynthID como uma plataforma para adicionar selos invisíveis que identificam as alterações feitas com IA. O DALL-E também tem uma solução parecida, para evitar a confusão com fotos reais. 

Ao mesmo tempo, a Samsungpromete revolucionar o zoom de seus novos celulares Galaxy S24 com a IA, ao adicionar detalhes e nitidez nas imagens de forma artificial. 

Sony, Nikon e Canon trabalham em soluções próprias

A Sony já tinha anunciado uma iniciativa do tipo anteriormente, por meio de uma parceria com a agência de notícias Associated Press. A novidade deve ser implementada nos próximos aparelhos Xperia, em que a autenticação acontece por hardware, diretamente no chip dos celulares. 

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A mesma tecnologia deve ser expandida para as câmeras mais avançadas da marca, e atualizações estão planejadas para abranger também os modelos já existentes.

Homologação de imagens também chegará a celulares da Sony (Imagem: Divulgação/Sony)
Homologação de imagens também chegará a celulares da Sony (Imagem: Divulgação/Sony)

Por sua vez, a Nikon trabalha em uma solução parecida, e procura atrair fotojornalistas para o projeto. 

Já a Canon tem se comunicado com a Agência Reuters e o Starling Lab for Data Integrity, um centro de pesquisa criado pelas universidades de Stanford e da Carolina do Sul. 

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Enquanto as imagens criadas por IA devem ficar cada vez mais realistas, as novas iniciativas das marcas de câmeras devem ser intensificadas e aprimoradas ao longo das próximas gerações. Os primeiros itens com certificados de veracidade devem ser anunciados ao longo de 2024. 

Fonte: Folha de SP