Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

IA para criar vídeos Pika está disponível para todos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 29 de Dezembro de 2023 às 09h25

Link copiado!

Divulgação/Pika Labs
Divulgação/Pika Labs

Inteligência artificial generativa que cria vídeos com precisão, a Pika foi disponibilizada ao público geral na última quarta-feira (27). Criada pelo Pika Labs, a ferramenta foi lançada em novembro, mas ainda exigia uma lista de espera para acessá-la — agora, a versão 1.0 já pode ser usada por qualquer pessoa.

A IA chama a atenção pela quantidade de recursos disponíveis na edição: além do prompt, também é possível escolher o enquadramento e a resolução do vídeo, ajustar a taxa de quadros por segundo e acessar um menu de controles de câmera para dar zoom ou rotacionar a tela. 

Continua após a publicidade

A Pika aceita prompts de texto, mas também pode ser usado para criar conteúdos sobre imagens estáticas e vídeos salvos no dispositivo. Por padrão, os clipes gerados duram três segundos, mas é possível aumentar o tempo na janela de edição e criar trailers de até um minuto, inteiramente gerados por IA.

A jornada não acaba após o primeiro prompt: a ferramenta cria uma janela de edição na qual é possível alterar o comando de texto, refinar o pedido e comparar os resultados com as versões anteriores. Todas as produções são salvas na conta do usuário. Em teste feito pelo Canaltech, a Pika levou pouco menos de cinco minutos para criar um vídeo a partir de comandos de texto.

startup Pika Labs recebeu um investimento inicial de US$ 55 milhões para o desenvolvimento da ferramenta e já acumula mais de 100 mil seguidores no X (antigo Twitter).

Continua após a publicidade

Mercado agitado

O final do ano foi marcado por muitas novidades no campo das IAs generativas de vídeos. O Stable Video Diffusion, da Stability AI, foi lançado no final de novembro com a opção de animar fotos estáticas, enquanto o Google anunciou o VideoPoet, modelo com várias ferramentas de edição e geração audiovisual por IA, no final de dezembro.

Já disponível

Você pode conferir a IA Pika e começar a criar os primeiros vídeos: basta acessar pika.art no navegador. A página inicial mostra algumas demonstrações criadas pela comunidade e é necessário criar um cadastro rápido com e-mail antes de começar a produzir