Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google cria marca invisível para identificar imagens feitas por IA

Por| 01 de Setembro de 2023 às 10h20

Link copiado!

Divulgação/Google DeepMind
Divulgação/Google DeepMind
Tudo sobre Google

Um dos grandes problemas das IAs que geram imagens é que suas criações nem sempre podem ser identificadas como tal de pronto, mas o Google pretende resolver este problema. Subsidiária da Gigante da Web, a DeepMind anunciou a tecnologia SynthID que opera como uma marca d’água invisível que revela quando uma imagem foi criada por IA.

A novidade começa a ser distribuída inicialmente a um número restrito de usuários do Vertex AI com acesso ao Google Imagen, a IA generativa de imagens da empresa.

“Ser apto a identificar conteúdo gerado por IA é fundamental para capacitar pessoas com conhecimento de quando estão interagindo com mídia gerada [por iA] e ajudar a prevenir a propagação de desinformação”, explica o texto publicado no site oficial da DeepMind.

Continua após a publicidade

Marca d’água para imagem criada por IA

De acordo com o Google DeepMind, o SynthID é uma marca d’água digital invisível ao olho humano, ou seja, não “estraga” o visual de uma imagem. Contudo, ela fica embutida nos pixels da figura, permitindo a sua identificação por programas “caçadores” de imagens geradas por inteligência artificial.

“Criamos o SynthID de modo que ele não comprometa a qualidade da imagem e permita à marca d’água permanecer detectáveis, mesmo depois de modificações como adição de filtros, mudança de cores e salvar com vários esquemas de compressão com perda — comumente usada em JPEGs”, relata o Google.

Níveis de identificação

O Google explica que o SynthID terá três diferentes níveis de identificação de uma imagem:

  • Digital watermark detected - a imagem foi provavelmente gerada pelo Imagen;
  • Digital watermark not detected - não é provável que a imagem tenha sido criada pelo Imagen;
  • Digital watermark possibly detected - a imagem pode ter sido gerada pelo Imagen.
Continua após a publicidade

Bom, mas não infalível

Apesar de exaltar o benefício de saber identificar uma imagem gerada por IA, o Google pondera que a tecnologia não é “infalível”.

“O SynthID não é uma infalível contra manipulações extremas de imagens, mas oferece uma abordagem técnica promissora para capacitar pessoas e organizações no emprego responsável de imagens geradas por IA”, explica a companhia.

Continua após a publicidade

Para o futuro, o Google revela que a tecnologia pode alcançar mais modelos de criação de imagem por IA, inclusive de outras empresas. Que esse tipo de recurso é útil não há muita discussão, resta saber se ele vai funcionar na prática e em larga escala.