Publicidade

Bard vai levar IA generativa ao Google Assistente

Por  • Editado por Douglas Ciriaco |  • 

Compartilhe:
Divulgação/Google
Divulgação/Google
Tudo sobre Google

O Google anunciou que vai integrar sua inteligência artificial generativa, o Bard, ao assistente de voz dos celulares Android. A ideia é fazer com que o Google Assistente se torne melhor em entender pedidos e entregue respostas mais assertivas, além de realizar ações diretas como responder e-mails, enviar mensagens de texto e até organizar eventos.

A demonstração do que a união das tecnologias será capaz de fazer foi revelada na manhã desta quarta (4) durante o evento Made by Google, que também trouxe o lançamento do Android 14 e os anúncio dos novos Pixel 8 e do Pixel Watch 2. No palco, a empresa exibiu alguns modelos de uso do Assistant With Bard, que deve ser liberado ao público nos próximos meses.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Google Assistente ainda mais inteligente

Em um exemplo, foi feito um pedido por uma lista de e-mails importantes recebidos durante a semana, com o assistente mostrando detalhes das mensagens de maneira resumida. A partir disso, seria possível obter informações diretas como o endereço de um compromisso e importar tais dados diretamente ao Google Maps, com direito a cálculo de tempo de descolamento e envio de mensagens a seus contatos informando a previsão de chegada.

Numa demonstração ainda mais avançada, o Google Assistente entregou o melhor caminho para um passeio com o cachorro a partir da foto de uma placa indicando duas rotas em uma trilha. A demonstração foi inserida em um contexto maior, no qual o Bard montou um cronograma de viagem para 10 pessoas, com direito a recomendação de lugares para visitar e uma lista de compras para uma festa que incluiu receitas do que preparar para os convidados.

Como no caso anterior, as respostas dadas pela inteligência artificial podem ser compartilhadas diretamente com os contatos e também outros aplicativos do Google, como Docs ou Gmail. As redes sociais também fizeram parte da demonstração, com a foto do cachorro passeando recebendo uma legenda automática para ser postada no Instagram.

Para a vice-presidente e gerente do Google Assistente e do Bard Sissie Hsao, a união das duas experiências cria o melhor e mais assertivo assistente pessoal da atualidade. “É uma nova maneira de integrar com o seu celular e abre um mundo de possibilidades, com uma das experiências mais assistivas do mundo”, celebrou a executiva.

Bard cada vez mais integrado

A executiva também apontou a novidade como a continuidade de um trabalho que, nos últimos meses, uniu a IA generativa do Bard a outros apps como YouTube, Gmail, Maps e Docs. Além disso, a ideia é que, no futuro próximo, os novos avanços estejam disponíveis nos mais de 40 idiomas em que o chatbot está disponível, o que inclui o português brasileiro.

Continua após a publicidade

Os testes começam nas próximas semanas, com grupos selecionados de usuários. Depois, a união do Google Assistente com o Bard será liberada a todos; será preciso confirmar com a integração para que ela comece a funcionar no celular.