Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que é o Google Assistente?

Por| Editado por Bruno Salutes | 09 de Dezembro de 2020 às 15h05

Link copiado!

Shutterstock/Reprodução
Shutterstock/Reprodução

O Google Assistente é o assistente virtual criado pelo Google. Possui suporte para diversos aparelhos de Smart Home, incluindo caixas de som e Smart TVs, e utiliza inteligência artificial para identificar e responder comandos de voz. Pode ser comparado com outros assistentes virtuais populares, como a Siri, da Apple, e a Alexa, da Amazon.

Entre suas funções, o Assistente permite realizar ações em diversos aplicativos, solicitar informações, controlar itens da casa e criar próprias rotinas. Com o comando de voz "Ok, Google", é possível iniciar uma conversa com a inteligência artificial e realizar diferentes solicitações. A partir dos primeiros comandos, a inteligência artificial reconhece o pedido e consegue desenvolver uma conversação, com respostas inteligentes e adaptadas para cada usuário.

Google Assistente: quando surgiu

Continua após a publicidade

O Google Assistente foi anunciado em 2016 na Google I/O, conferência da empresa voltada para desenvolvedores. Inicialmente, foi interpretado como um substituto ao Google Now, assistente presente no sistema operacional Android. Além da integração com os celulares, o assistente acompanhou o lançamento do Google Home, caixa de som inteligente e que atualmente recebe o nome de Google Nest.

Em 2017, a função recebeu suporte à língua portuguesa, atendendo e respondendo aos comandos no idioma. Segundo relatório do Google lançado em julho de 2020, o assistente já foi utilizado em mais de um bilhão de dispositivos em todo o mundo.

Google Assistente: compatibilidade

Continua após a publicidade

O Google Assistente possui compatibilidade com smartphones, tablets e diversos aparelhos inteligentes. Nos dispositivos móveis, é disponibilizado nativamente em aparelhos com versão 6.0 ou superior do Android, mas também pode ser baixado para iOS pela App Store. Em automóveis, o assistente está presente com o Android Auto e, em Smart TVs, está incluso nos aparelhos com Android TV.

Pensando nos aparelhos de casa conectada, o Google Assistente está presente em caixas de som, Smart Display e em qualquer outro tipo de dispositivo com suporte ao Google Home. Vinculando-os ao Home, é possível utilizar os comandos de voz para ter controle de toda a casa.

Google Assistente: funções

Continua após a publicidade

O Google Assistente tem integração completa com os apps do Google e cada vez mais amplia seu suporte a apps de terceiros. Nos celulares, é possível vasculhar pela agenda para fazer ligações e enviar mensagens; criar despertadores, alarmes e lembretes; ouvir as últimas notícias; reproduzir vídeos e músicas; desenvolver rotinas diárias; traduzir idiomas; realizar cálculos; abrir rotas no Google Maps e muito mais.

A lista de opções aumenta de acordo com os dispositivos conectados. Em Smart TVs, é possível ligar a TV e acessar diferentes plataformas. Além disso, lâmpadas inteligentes, câmeras de segurança e outros aparelhos da casa podem receber comandos de voz através do "Ok, Google".

Continua após a publicidade

Canaltech no YouTube

As assistentes virtuais podem assumir diversas funções, como gerenciar dispositivos inteligentes conectados, automatizar tarefas do cotidiano, executar algumas ações em aplicativos ou, simplesmente, responder perguntas. Veja, em detalhes, o que mais elas podem fazer e se o uso é válido para você. Assista ao vídeo VOCÊ REALMENTE PRECISA DE UM ASSISTENTE PESSOAL? (ALEXA, GOOGLE ASSISTENTE, SIRI) e se inscreva no Canaltech no YouTube.

Fonte: Google