SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Windows 11 vai perder 3 apps nativos em novas instalações

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 13 de Novembro de 2023 às 13h18

Link copiado!

Divulgação/Microsoft
Divulgação/Microsoft

Uma nova prévia do Windows 11, liberada para testadores, confirmou que três aplicativos nativos vão ser removidos da instalação padrão do sistema. A mudança inclui o serviço de mapas da Microsoft e deve valer apenas em 2024 e afeta as instalações futuras do sistema operacional, ou seja, não deleta os programas que já existem no computador.

3 aplicativos que serão removidos do Windows 11

Os apps que ficam de fora das configurações de fábrica do Windows 11 são:

Continua após a publicidade

3. Filmes e TV

O Filmes e TV é o programa usado para assistir aos conteúdos de vídeo comprados ou alugados pela Microsoft Store. De acordo com a Microsoft, o app sai da configuração de fábrica do Windows 11 em 2024, mas ainda pode ser baixado a partir da loja.

Com o excesso de streamings e plataformas que oferecem aluguel de filmes ou episódios de séries (o caso do YouTube, por exemplo), o aplicativo pode não ser a primeira opção dos usuários para a função. Dessa forma, deixa de ocupar espaço na memória de alguns dispositivos e ainda pode ser baixado por quem consome os vídeos por lá.

Continua após a publicidade

2. Mapas

Não é uma opção muito conhecida, mas o Windows tem o próprio aplicativo de GPS e localização. Alternativas como Apple Maps, Google Earth e Google Maps fazem mais sucesso e provavelmente foram os motivos para a remoção do app da lista de opções nativas no sistema operacional a partir de 2024.

No entanto, o software ainda estará disponível para download pela Microsoft Store. Vale reforçar que o aplicativo vai perder o suporte a mapas offline no final de 2023 e só vai operar corretamente em um PC conectado à internet.

Continua após a publicidade

1. Dicas

Ao contrário das duas opções anteriores, a Microsoft vai descontinuar o app Dicas, ou seja, não será possível baixá-lo. A ferramenta vai receber o mesmo caminho da Cortana, aposentada em agosto deste ano.

O Dicas era usado para oferecer um guia de uso e opções de personalização do Windows 11. No entanto, a inteligência artificial generativa Copilot, que vem embutida nas versões mais recentes do Windows 11, executa funções similares e isso provavelmente foi um dos fatores para o fim do app.

Continua após a publicidade

Windows 11 já permite desinstalar mais apps nativos

A Microsoft aos poucos aumenta a lista de aplicativos nativos que podem ser desinstalados pelos usuários no Windows 11. Com a chegada da build 23585, também liberada para o Windows Insider, é possível remover os aplicativos Área de Trabalho Remota, Câmera, Cortana, Fotos e Pessoas.

Algumas das críticas com relação ao Windows envolvem a quantidade de aplicativos pré-instalados de forma nativa no sistema (os chamados bloatwares), mas a desenvolvedora já mostra mais flexibilidade para deletar algumas opções e optar por softwares de terceiros.

Em breve, a possibilidade de remoção deve ser leva à versão estável do sistema, usada pela maioria das pessoas.