Publicidade

Microsoft aposenta a Cortana no Windows 11

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 11 de Agosto de 2023 às 10h03

Link copiado!

Sunrise King/Unsplash
Sunrise King/Unsplash
Tudo sobre Microsoft

A Microsoft aposentou o aplicativo Cortana no Windows 11. Uma atualização recente liberada pela companhia desativou a assistente virtual por padrão.

Agora, se você tenta acessar a Cortana, encontra uma tela de aviso sobre o fim do suporte para a assistente. "A Cortana no Windows como um aplicativo autônomo é preterida", informa a Microsoft. Abaixo, há um botão "Saiba mais" para usuários obterem mais informações sobre a mudança.

Continua após a publicidade

No texto, a empresa informa que a Cortana também vai ser encerrada no Teams mobile, no display Microsoft Teams e no Teams Rooms. Contudo, a assistente continuará disponível no Outlook mobile — não se sabe por quanto tempo.

O fim do app Cortana foi previsto na semana passada, quando a Microsoft começou a descontinuar o serviço nas versões de testes do SO. Depois disso, era só questão de tempo até a assistente da MS ser encerrada na versão estável do Windows.

Microsoft tem IAs melhores

No artigo anexado, a Microsoft informa que o projeto é descontinuado gradativamente e oferece o Bing Chat e o Windows Copilot como alternativas mais interessantes.

Continua após a publicidade
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Atualmente, até o Bing Chat está disponível de forma nativa no Windows. O chatbot pode ser acessado rapidamente por um atalho na ferramenta de busca.

Atualização automática

Se o seu computador está conectado à internet, é provável que a Cortana já esteja inacessível no seu computador. A Microsoft nem deu tempo para se despedir, né?