Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Ericsson faz primeira ligação por dados em 5G com modem da Qualcomm

Por| 11 de Setembro de 2018 às 18h58

Link copiado!

Ericsson faz primeira ligação por dados em 5G com modem da Qualcomm
Ericsson faz primeira ligação por dados em 5G com modem da Qualcomm
Tudo sobre Qualcomm

A corrida pela conexão 5G está a todo vapor. E recentemente, a Ericsson anunciou um novo passo rumo à tecnologia. Em parceria com a Qualcomm, ela realizou na semana passada a primeira ligação telefônica no novo padrão.

Os testes foram feitos durante o Mobile World Congress Americas (MWCA), evento do setor na Califórnia. A companhia fez a ligação por dados entre o dispositivo Radio System AIR 5331, da Ericsson, e o 5G Mobile Trial Platform, da Intel. Os testes foram realizados no padrão 5G NR (independente) voltado para uso comercial. Ainda, a empresa utilizou a frequência de 39 GHz, a qual deve ser a banda utilizada para alocação do 5G na América do Norte. Tais espectros pertencem atualmente à AT&T e à T-Mobile, as quais cederam a utilização para testes.

A conexão entre os dois aparelhos também foi mediada por um modem da Qualcomm Snapdragon X50 5G, já em testes para uso comercial. “Este feito mostra que o 5G está pronto para ser comercializado”, acredita Fredrik Jejdling, vice-presidente e diretor de redes da Ericsson.

O padrão 5G foi finalizado em junho deste ano, depois de reuniões recorrentes do 3GPP, grupo que engloba especialistas das telecomunicações. O novo padrão é totalmente desenvolvido do zero não somente para ser mais rápido, mas também por ser focado em dispositivos não somente móveis.

Continua após a publicidade

Além da T-Mobile e AT&T, a Verizon já fechou acordo com a Samsung para implementar a conexão de internet 5G nos Estados Unidos.

Internet

Além da ligação por dados, outras empresas já realizaram testes para transferência de informações via internet no novo padrão. A Samsung demonstrou a capacidade do 5G com o download de um vídeo em 8K e upload de um em 4K dentro de um trem bala a 200 km/h. Com isso, a empresa diz fornecer um pico de transferência de dados de 20 Gbps, com taxa utilizável pelo usuários de 100 Mbps. Ainda, a tecnologia poderia diminuir a latência em dez vezes e aumentar a capacidade de número de conexões em dez vezes também.

Smartphones

Continua após a publicidade

Fechado o padrão 5G, as fabricantes de smartphones começaram sua corrida para comercializar a tecnologia.

No último dia 3, o diretor de produtos da Xiaomi, Donovan Sung, mostrou um teste com 5G em um aparelho da empresa. Ele levantou a suspeita de que a chinesa estava já preparando o Xiaomi Mi Mix 3 com conexão no novo padrão.

Junto dela, rumores apontam que a Samsung deva preparar um device com capacidade 5G já para o início do ano que vem. Ele seria um device à parte da linha da Samsung, sendo que o Galaxy S10 não vai contar com a nova conectividade.

Entretanto, a única empresa que oficialmente ameaçou entrar neste mercado foi a Motorola. A companhia anunciou um Snap exclusivo para o novo Moto Z3, que tornará o aparelho compatível com o 5G. Este acessório utiliza o modem Snapdragon X50, da Qualcomm, testado pela Ericsson. Contudo, o dispositivo vai ser lançado somente no ano que vem, ainda sem data e preços específicos.

Continua após a publicidade

Fonte: Ericsson