Padrão para um 5G independente é finalizado e a tecnologia vem aí

Por Patrícia Gnipper | 15 de Junho de 2018 às 16h03

Ainda há muito trabalho pela frente antes que a quinta geração da internet móvel esteja disponível globalmente, mas a tecnologia acaba de dar mais um passo para que isso aconteça em um futuro próximo. É que o 3GPP, grupo que engloba especialistas das telecomunicações, anunciou que já finalizou a padronização do 5G independente nesta semana.

O novo padrão permite que o 5G seja desenrolado  com uma arquitetura de rede completamente nova. É a evolução da versão 5G NR (não-independente), que já havia sido aprovada em dezembro do ano passado.

Agora, com o novo padrão, é possível que o lançamento comercial do 5G aconteça ainda em 2018 em alguns mercados, com a adoção em massa começando em 2019 por parte de algumas operadoras, como a norte-americana AT&T, por exemplo, que já prometeu começar a testar a tecnologia no final deste ano.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

O padrão independente para o 5G, além de incrementar (e muito) as velocidades da rede móvel, ainda abre as portas para que outras indústrias, além da de telecomunicações, contem com as vantagens do 5G em suas operações.

Fonte: Android Central

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.