SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade
Ericsson

Ericsson

Fundação

Estocolmo, Suécia

A Ericsson é uma empresa de tecnologia especializada em equipamentos de telecomunicações. A empresa sueca foi fundada por Lars Magnus Ericsson em 1876 com o apoio de seu amigo Carl Johan Andersson, originalmente com foco no conserto de telégrafos.

A partir de 1878, os negócios começaram a se expandir. Naquele ano, a empresa passou a fornecer telefones e quadros elétricos para a primeira empresa de telecomunicações na Suécia, a Stockholms Allmänna Telefonaktiebolag.

Ao longo dos anos, a empresa se estabeleceu como um dos principais nomes das telecomunicações e dona de várias patentes importantes. Segundo a Ericsson, seu portfólio de propriedades intelectuais chega às 60 mil patentes. A companhia também tem 26 mil funcionários na área de Pesquisa e Desenvolvimento.

A empresa é creditada, por exemplo, com a invenção do Bluetooth, tecnologia de comunicação sem fio revelada em 1998 que se tornou fundamental nos celulares e smartphones nas décadas seguintes.

A Ericsson desenvolveu seu primeiro telefone móvel em 1956, pesando nada menos que 40 quilos, feito para ser instalado em carros. Apenas em 1987 a empresa lançaria seu primeiro celular em um formato realmente portátil.

Apesar da longa tradição, a empresa não se estabeleceu como uma marca de peso no mercado de celulares. Em 2001, tentou a sorte com uma joint venture, a Sony Ericsson, que durou até 2012, quando a Sony comprou a participação da sueca.

A empresa tem um histórico antigo no Brasil. A Ericsson se estabeleceu no país em 1924, mas a relação começou antes, ainda em 1877, quando a companhia instalou o primeiro telefone fixo em território nacional a pedido do então imperador Dom Pedro II.