Vendas de dobráveis devem superar série Galaxy Note já em 2023, aponta Samsung
Por Vinícius Moschen • Editado por Wallace Moté | •

A quantidade de aparelhos dobráveis vendidos pela Samsung em 2023 pode ultrapassar os números obtidos pela finada linha Galaxy Note pela primeira vez. A estimativa foi dada pelo presidente da divisão de mobile experience da marca TM Roh, após o lançamento dos modelos Galaxy Z Fold 5 e Galaxy Z Flip 5 na última semana.
- Galaxy Z Fold 5 e Z Flip 5 perdem resistência em temperaturas extremas
- Samsung desistiu do modo DeX no Galaxy Z Flip 5
O último aparelho a ser lançado na série foi o Galaxy Note 20, em 2020. Na época, o modelo teve cerca de 12 milhões de unidades vendidas, algo próximo do que já é visto na série Galaxy Z.
De acordo com relatórios recentes da agência IDC, cerca de 21,3 milhões de aparelhos dobráveis devem ser vendidos em 2023. Grande parte deles são modelos da Samsung, marca que vende dispositivos do tipo há mais tempo.
A expectativa de Roh foi mencionada durante uma conferência para exibição de resultados do ano de 2022. Na mesma ocasião, a empresa mostrou uma queda nos lucros próxima a 95%.
Contudo, a Samsung espera que o aumento constante da venda de celulares dobráveis gere mais receita para a marca, pois são modelos premium que geram altas taxas de lucro.
Além de ser a primeira marca a vender celulares dobráveis em massa, a Samsung é uma das poucas a disponibilizar seus modelos em escala global. Outro exemplo é a Motorola, que segue restrita aos modelos em formato flip, enquanto empresas como OPPO, Xiaomi, Honor e Vivo vendem apenas em mercados específicos.
Samsung e o futuro dos celulares dobráveis
Segundo TM Roh, os próximos objetivos da Samsung incluem o lançamento de modelos dobráveis mais baratos. Contudo, esse ainda é um grande desafio para a marca, já que o preço dos materiais ainda inviabiliza um modelo que custe consideravelmente menos que US$ 1 mil.
A sul-coreana também está focada em desenvolver novas tecnologias de telas dobráveis, incluindo opções com formatos diferentes. Protótipos já são mostrados pela Samsung há anos em feiras especializadas, com opções em formato de Z, telas para tablets, notebooks e mais.
Nos novos Galaxy Z Fold 5 e Galaxy Z Flip 5 a companhia inaugurou o Flex Hinge como sua nova solução de dobradiça. Ela permite que os aparelhos sejam fechados sem vãos entre as partes de tela, além de ter alta durabilidade.
Os aparelhos dobráveis da Samsung foram anunciados há poucos dias, com novos processadores e uma tela externa maior no Galaxy Z Flip 5. Os modelos já podem ser requisitados em fase de pré-venda no Brasil, com preços que partem de R$ 7.999 e o dobro de armazenamento como brinde durante o período de lançamento.
Fonte: CNET