Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Galaxy Z Fold 5 e Z Flip 5 perdem resistência em temperaturas extremas

Por| Editado por Wallace Moté | 31 de Julho de 2023 às 14h04

Link copiado!

Divulgação/Samsung
Divulgação/Samsung
Galaxy Z Fold 5

Divisão de fabricação de telas da gigante sul-coreana, a Samsung Display divulgou na última sexta-feira (28) um infográfico que detalha as novidades implementadas nas telas dobráveis dos novos Galaxy Z Fold 5 e Z Flip 5. Mesmo assegurando que a dobradiça retrabalhada em formato de gota seria "mais efetiva que a de concorrentes", a empresa acabou confirmando que os painéis perdem drasticamente a resistência no frio ou calor extremos, o que pode ser um problema para certas regiões do mundo.

Além de prometerem picos de brilho mais intensos, que poderiam chegar a 1.750 nits em ambientes externos, os novos dobráveis da Samsung são os primeiros da companhia a adotar uma dobradiça que não deixa vãos quando os aparelhos estão fechados, por adotarem um design popularmente conhecido como "formato de gota". O ângulo de fechamento do display é muito mais aberto, reduzindo o estresse no material flexível e, em teoria, amenizando o vinco normalmente visto nesse tipo de aparelho.

Curiosamente, a empresa garante que a solução empregada na nova geração seria superior à de concorrentes, por ter uma curvatura "mais otimizada" com um raio mais contido, que não flexiona tanto o painel — é difícil dizer se a proposta teve ou não sucesso, considerando que muitos dos veículos que já puderam testar os dobráveis indicam que praticamente não houve mudanças na presença do vinco, por exemplo.

Continua após a publicidade

Independente disso, com o infográfico, a Samsung Display acabou reforçando a preocupação de muitos usuários ao indicar que temperaturas extremas tornam as telas mais frágeis, reduzindo a expectativa do número máximo de dobras. De acordo com os testes oficiais, certificados pela Bureau Veritas, organização internacional responsável por definir padrões de qualidade de empresas no mundo todo, ambos os aparelhos resistiriam a 200 mil dobras sob temperatura ambiente (25 ℃).

Sob calor intenso (60 ℃), a expectativa cairia para 150 mil dobras, uma queda de 25%. No entanto, mais preocupante é o cenário em que os displays são expostos a frio intenso (-20 ℃), em que o número desaba para 30 mil dobras, 85% a menos que o padrão. Se em um primeiro momento os resultados podem parecer exagero, é preciso lembrar que há regiões do planeta em que é possível encontrar tais extremos.

A boa notícia para os brasileiros é que é pouquíssimo provável que alguma das regiões do país apresentem temperaturas como as usadas nos testes, mesmo nas áreas mais quentes. Dito isso, todo cuidado é pouco, especialmente para o frio, e quando levamos em conta que há relatos de trincos nos dobráveis da gigante sul-coreana até em locais onde o clima é mais ameno.

Apresentados na última quarta-feira (26), os novos Samsung Galaxy Z Fold 5 e Z Flip 5 trazem como destaques a já citada dobradiça em formato de gota, bem como processamento atualizado com Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy e, no caso do modelo mais compacto, uma tela externa maior que permite uso completo dos apps. Os dispositivos estão em pré-venda com preços sugeridos que partem de R$ 7.999 e R$ 13.799, respectivamente, acompanhados de promoção que oferece o dobro de armazenamento por tempo limitado.

Fonte: Samsung Display, via Android Authority