Galaxy Z Flip 5 e Z Fold 5 são dobrados 200 mil vezes em teste de durabilidade
Por Vinícius Moschen • Editado por Wallace Moté |
A durabilidade dos celulares dobráveis costuma ser uma das maiores preocupações de potenciais compradores, mas a Samsung fez questão de afastar inseguranças com um novo publicado em suas redes oficiais. Nele, os recém apresentados Galaxy Z Fold 5 e Z Flip 5 passam por intensos testes de durabilidade, sem apresentar danos.
- Samsung pode ter desistido do DeX no Galaxy Z Flip 5
- Xiaomi Mix Fold 3 terá quatro câmeras com componentes da Leica, confirma marca
Uma das avaliações mais destacadas é a da dobradiça, já que os modelos trazem a nova tecnologia Flex Hinge. Ela é composta por uma estrutura de trilhos atualizada, capaz de dissipar as forças dos impactos.
Com isso, os aparelhos são capazes de passar por mais de 200 mil ciclos de dobra e desdobra, de acordo com o que mostrou a Samsung. Em uma conta rápida, isso é suficiente para manter o celular ativo por mais de cinco anos, com cem aberturas por dia.
Outra novidade estrutural está no modo em que a tela se dobra, já que agora ela se fecha em um formato de gota. Trata-se de uma solução já adotada por marcas rivais, que ajuda a manter as duas partes de tela juntas enquanto o dispositivo está fechado, sem qualquer vão.
A nova construção também promete reduzir a visibilidade do vinco do display dobrável, o que aumenta o conforto na hora de usar o celular.
Além do teste de durabilidade da dobradiça, a Samsung ainda realizou diversas outras avaliações estruturais, que incluem:
- Teste de tombo: os aparelhos são colocados em uma máquina que os faz “tombar” e rolar constantemente;
- Resistência IPX8: os dispositivos são mergulhados debaixo d’água, e devem continuar funcionando sem danos;
- Resistência IPX4: os celulares são submetidos a jatos de água, e não podem ser afetados por isso;
- Teste de câmara ambiental: os aparelhos passam por diferentes condições de temperatura, pressão e umidade, por períodos de tempo mais longos;
- Teste de queda: os dispositivos são derrubados de uma altura realística, para simular acidentes comuns;
- Riscos com a caneta S-Pen: os celulares são submetidos a uso intenso com a caneta S-Pen, em que o display não pode ceder ou ficar com marcas;
- Bola de metal: uma pequena esfera metálica é derrubada acima do display dos celulares, para simular o impacto direto sobre o painel flexível.
O lançamento dos celulares dobráveis teve cobertura completa do Canaltech, inclusive com seus detalhes técnicos e todas as novidades extras. O Galaxy Z Flip 5 já está disponível para compra no Brasil por R$ 7.999, enquanto o Z Fold 5 parte de R$ 13.999.
O vídeo completo com os testes de durabilidade da Samsung pode ser conferido abaixo: