CES 2022: Samsung mostra novos protótipos de telas dobráveis e roláveis
Por Lupa Charleaux • Editado por Wallace Moté |
A Samsung Display, divisão de telas da marca sul-coreana, é uma das principais fornecedoras de displays OLED flexíveis. Durante a CES 2022, a fabricante apresentou novos conceitos e protótipos de dispositivos dobráveis com tecnologias recentes.
- Samsung demonstrará tela com dobra dupla, painel enrolável e mais
- Samsung registra 4 marcas de telas flexíveis, incluindo sucessor do UTG
Neste ano, a Samsung mostrou quatro exemplos de formatos de telas flexíveis em desenvolvimento. O destaque ficou para os conceitos Flex S e Flex G, displays que podem ser dobrados em três partes e oferecem mais área de uso para os usuários.
Como dito, as novas tecnologias ainda são conceitos em desenvolvimento. Entretanto, já é possível imaginar o que a marca está preparando para os próximos anos.
Flex S e Flex G
Oferecendo bastante espaço de tela, o Flex S é o modelo de tela com dobra dupla que se abre em forma de “S”, deixando um painel visível. Com ampla flexibilidade, a tecnologia poderá ser aplicada em futuros smartphones, tablets e outros aparelhos.
Um dos atrativos é a possibilidade de usar uma tela separadamente, dependendo da dobra do aparelho. Dessa maneira, o usuário pode realizar várias tarefas em cada um dos displays.
A tela Flex G segue o padrão do exemplo anterior, mas com todas as dobras para dentro. Além de proteger os painéis de impactos e arranhões, o conceito permite que o dispositivo fique ainda mais compacto com as duas dobras em forma de “G”.
Flex Slidable
A Flex Slidable é um conceito de tela rolável que desliza horizontalmente. Após anos em desenvolvimento pela Samsung, um protótipo com a tecnologia foi mostrado em ação na CES 2022.
O dispositivo aparenta ser um celular comum, mas o painel é acionado com um botão discreto na lateral. Com o display mais amplo, os usuários ganham mais espaço para consumir os conteúdos ou uma “aba” de atalhos para aplicativos.
A proposta da tela flexível da Samsung é um pouco semelhante ao display retrátil do antigo Oppo Find X. Entretanto, o mecanismo que desliza o painel para a lateral é o maior diferencial entre as tecnologias.
Flex Note
Em uma escala maior, o Flex Note é um conceito de tela flexível para produtos do tamanho de notebooks. O protótipo mostrado na CES 2022 aparenta ser um grande e versátil painel OLED.
Quando está dobrado, o dispositivo pode atuar como um notebook de 13 polegadas com teclado e touchpad virtual. Contudo, o modelo se transforma em um monitor de 17 polegadas quando está totalmente aberto.
Conforme a Samsung, a ideia é usar a Flex Note em produtos que possam ser tanto um computador quanto um monitor portátil. Assim, as pessoas poderiam usá-lo como uma estação de trabalho ou uma segunda tela.
As tecnologias e protótipos apresentados pela Samsung Display não têm data para chegar aos consumidores. Lembrando que, por se tratar de conceitos, nem todos os dispositivos podem se tornar produtos reais.
Fonte: MySmartPrice, SamMobile (1,2,3)