Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

CES 2022: Samsung mostra novos protótipos de telas dobráveis e roláveis

Por| Editado por Wallace Moté | 06 de Janeiro de 2022 às 10h32

Link copiado!

Divulgação/Samsung
Divulgação/Samsung
Tudo sobre Samsung

A Samsung Display, divisão de telas da marca sul-coreana, é uma das principais fornecedoras de displays OLED flexíveis. Durante a CES 2022, a fabricante apresentou novos conceitos e protótipos de dispositivos dobráveis com tecnologias recentes.

Neste ano, a Samsung mostrou quatro exemplos de formatos de telas flexíveis em desenvolvimento. O destaque ficou para os conceitos Flex S e Flex G, displays que podem ser dobrados em três partes e oferecem mais área de uso para os usuários.

Como dito, as novas tecnologias ainda são conceitos em desenvolvimento. Entretanto, já é possível imaginar o que a marca está preparando para os próximos anos.

Continua após a publicidade

Flex S e Flex G

Oferecendo bastante espaço de tela, o Flex S é o modelo de tela com dobra dupla que se abre em forma de “S”, deixando um painel visível. Com ampla flexibilidade, a tecnologia poderá ser aplicada em futuros smartphones, tablets e outros aparelhos.

Um dos atrativos é a possibilidade de usar uma tela separadamente, dependendo da dobra do aparelho. Dessa maneira, o usuário pode realizar várias tarefas em cada um dos displays.

Continua após a publicidade

A tela Flex G segue o padrão do exemplo anterior, mas com todas as dobras para dentro. Além de proteger os painéis de impactos e arranhões, o conceito permite que o dispositivo fique ainda mais compacto com as duas dobras em forma de “G”.

Flex Slidable

A Flex Slidable é um conceito de tela rolável que desliza horizontalmente. Após anos em desenvolvimento pela Samsung, um protótipo com a tecnologia foi mostrado em ação na CES 2022.

Continua após a publicidade

O dispositivo aparenta ser um celular comum, mas o painel é acionado com um botão discreto na lateral. Com o display mais amplo, os usuários ganham mais espaço para consumir os conteúdos ou uma “aba” de atalhos para aplicativos.

A proposta da tela flexível da Samsung é um pouco semelhante ao display retrátil do antigo Oppo Find X. Entretanto, o mecanismo que desliza o painel para a lateral é o maior diferencial entre as tecnologias.

Flex Note

Continua após a publicidade

Em uma escala maior, o Flex Note é um conceito de tela flexível para produtos do tamanho de notebooks. O protótipo mostrado na CES 2022 aparenta ser um grande e versátil painel OLED.

Quando está dobrado, o dispositivo pode atuar como um notebook de 13 polegadas com teclado e touchpad virtual. Contudo, o modelo se transforma em um monitor de 17 polegadas quando está totalmente aberto.

Conforme a Samsung, a ideia é usar a Flex Note em produtos que possam ser tanto um computador quanto um monitor portátil. Assim, as pessoas poderiam usá-lo como uma estação de trabalho ou uma segunda tela.

As tecnologias e protótipos apresentados pela Samsung Display não têm data para chegar aos consumidores. Lembrando que, por se tratar de conceitos, nem todos os dispositivos podem se tornar produtos reais.

Continua após a publicidade

Fonte: MySmartPrice, SamMobile (1,2,3)