Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Samsung vê lucros caírem 95% pelo segundo trimestre consecutivo

Por| Editado por Wallace Moté | 31 de Julho de 2023 às 08h29

Link copiado!

Divulgação/Samsung
Divulgação/Samsung
Tudo sobre Samsung

A Samsung revelou seus resultados financeiros do segundo trimestre deste ano, e as notícias não são boas. Afinal, a marca teve uma queda próxima a 95% nos seus lucros, em relação ao mesmo período do ano passado, algo que segue o resultado ruim já apresentado no primeiro trimestre.

De acordo com os valores divulgados, os lucros operacionais da empresa ficaram em 670 bilhões de won, que são equivalentes a cerca de R$ 2,49 bilhões em conversão direta. Em 2022, os números do segundo trimestre mostraram lucros de 14,12 trilhões de won, ou R$ 52,4 bilhões.

Continua após a publicidade

A queda foi próxima de 22% quando se consideram as receitas da empresa, que ficaram em 60,01 trilhões de won (~R$ 222 bilhões). Para efeito de comparação, no ano passado a conta fechou em 77,2 trilhões de won (~R$ 286,5 bilhões).

O comunicado oficial da Samsung atribui as quedas à redução no número de celulares vendidos, por conta de fatores econômicos como altas taxas de juros e inflação.

Segundo relatórios anteriores da agência Counterpoint Research, o mercado de smartphones nos EUA teve uma retração de 24% no segundo trimestre deste ano, em relação a 2022.

A pesquisa ainda mostrou que, no mesmo período, a Samsung viu uma queda de 37% nas vendas de seus aparelhos. Mesmo assim, a marca mantém uma fatia de mercado próxima a 23% no país, e fica atrás apenas da Apple.

Continua após a publicidade

Além das condições desfavoráveis de mercado, a Samsung também interpretou que o impulso provocado pelo lançamento da linha Galaxy S23 já passou. Os aparelhos topos de linha foram anunciados em fevereiro deste ano, com evoluções tímidas em relação à geração anterior.

Samsung acredita nos dobráveis

Para o futuro, existe uma expectativa de retorno do crescimento entre os aparelhos premium. Mais especificamente, a marca acredita e investe no mercado de aparelhos dobráveis, que é liderado pela Samsung mas teve a chegada de diversas rivais nos últimos anos.

Continua após a publicidade

Essa esperança foi citada recentemente pelo presidente da divisão mobile da marca, TM Roh. Em entrevista, ele apontou que acredita na “venda de um dobrável a cada três Galaxy” na Coreia, e na proporção de 20% de dobráveis entre os Galaxy comercializados no mercado global.

Recentemente, a Samsung apresentou as suas linhas Galaxy Z Fold 5 e Z Flip 5 de smartphones com tela flexível. Os aparelhos ganharam processadores mais poderosos e renovações estruturais, entre outras mudanças.

Fonte: Samsung