Samsung vê lucros caírem 95% pelo segundo trimestre consecutivo
Por Vinícius Moschen | Editado por Wallace Moté | 31 de Julho de 2023 às 08h29
A Samsung revelou seus resultados financeiros do segundo trimestre deste ano, e as notícias não são boas. Afinal, a marca teve uma queda próxima a 95% nos seus lucros, em relação ao mesmo período do ano passado, algo que segue o resultado ruim já apresentado no primeiro trimestre.
- Galaxy Z Flip 5 e muito mais. Tudo o que rolou no Samsung Unpacked 2023
- Como funciona o Cadeado Galaxy, da Samsung?
De acordo com os valores divulgados, os lucros operacionais da empresa ficaram em 670 bilhões de won, que são equivalentes a cerca de R$ 2,49 bilhões em conversão direta. Em 2022, os números do segundo trimestre mostraram lucros de 14,12 trilhões de won, ou R$ 52,4 bilhões.
A queda foi próxima de 22% quando se consideram as receitas da empresa, que ficaram em 60,01 trilhões de won (~R$ 222 bilhões). Para efeito de comparação, no ano passado a conta fechou em 77,2 trilhões de won (~R$ 286,5 bilhões).
O comunicado oficial da Samsung atribui as quedas à redução no número de celulares vendidos, por conta de fatores econômicos como altas taxas de juros e inflação.
Segundo relatórios anteriores da agência Counterpoint Research, o mercado de smartphones nos EUA teve uma retração de 24% no segundo trimestre deste ano, em relação a 2022.
A pesquisa ainda mostrou que, no mesmo período, a Samsung viu uma queda de 37% nas vendas de seus aparelhos. Mesmo assim, a marca mantém uma fatia de mercado próxima a 23% no país, e fica atrás apenas da Apple.
Além das condições desfavoráveis de mercado, a Samsung também interpretou que o impulso provocado pelo lançamento da linha Galaxy S23 já passou. Os aparelhos topos de linha foram anunciados em fevereiro deste ano, com evoluções tímidas em relação à geração anterior.
Samsung acredita nos dobráveis
Para o futuro, existe uma expectativa de retorno do crescimento entre os aparelhos premium. Mais especificamente, a marca acredita e investe no mercado de aparelhos dobráveis, que é liderado pela Samsung mas teve a chegada de diversas rivais nos últimos anos.
Essa esperança foi citada recentemente pelo presidente da divisão mobile da marca, TM Roh. Em entrevista, ele apontou que acredita na “venda de um dobrável a cada três Galaxy” na Coreia, e na proporção de 20% de dobráveis entre os Galaxy comercializados no mercado global.
Recentemente, a Samsung apresentou as suas linhas Galaxy Z Fold 5 e Z Flip 5 de smartphones com tela flexível. Os aparelhos ganharam processadores mais poderosos e renovações estruturais, entre outras mudanças.
Fonte: Samsung