Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Split UI: Samsung Galaxy Z Fold 3 pode estrear nova interface adaptativa

Por| Editado por Wallace Moté | 24 de Maio de 2021 às 09h30

Link copiado!

Divulgação/Samsung
Divulgação/Samsung

Protagonista de inúmeros vazamentos nas últimas semanas, o Galaxy Z Fold 3 é a próxima grande aposta premium da Samsung para o mercado de smartphones dobráveis. A novidade deve chegar trazendo diversas novidades, melhorias na estrutura da dobradiça, da tela e da construção, além de seguir o Galaxy S21 Ultra ao ganhar suporte à caneta S-Pen.

Ao que parece, a Samsung tem mais algumas surpresas guardadas na manga, como revelou nesta segunda (24) o leaker Ice Universe. Apesar de tirar bom proveito da tela interna maior, o Galaxy Z Fold 2 ainda era limitado por alguns aplicativos que não estavam otimizados para o formato. Isso deve mudar com a nova geração e a estreia da chamada Split UI.

Split UI adapta apps para diferentes formatos de tela

Continua após a publicidade

De acordo com Ice Universe, o Galaxy Z Fold 3 pode marcar a estreia de uma nova interface adaptativa da Samsung, chamada pelo leaker de Split UI. A novidade não seria benéfica apenas para o futuro dos dobráveis, que adotam diferentes formatos de tela, como também para os tablets da gigante sul-coreana, que sofrem com as limitações impostas pelo Android e a falta de otimização do sistema e dos apps para displays maiores.

Junto à novidade, o leaker divulgou três GIFs que demonstram o funcionamento da nova Split UI. O primeiro exemplifica um app de personalização de avatar, que amplia e reposiciona os ícones conforme a proporção da tela varia. As mudanças também são sensíveis à orientação do dispositivo, reorganizando os elementos quando o aparelho está no modo paisagem.

Ainda mais interessante, o segundo GIF mostra os mesmo princípios, mas desta vez em um aplicativo de reprodução de vídeo com elementos de interação. A mídia mantém a proporção independente do tamanho e da proporção da tela, com a timeline, comentários e a lista de reprodução se adequando às variações.

Continua após a publicidade

Esse segundo exemplo também revela que o usuário poderá personalizar a interface de acordo com a preferência, dando ênfase ao vídeo, à timeline ou aos comentários, por exemplo. Tal personalização também pode ser vista no último GIF, que exemplifica o aplicativo de mensagens, com a lista posicionada à esquerda e a janela de conversa à direita.

O usuário poderá dedicar mais ou menos espaço a cada elemento, conforme preferir. Além disso, pop-ups com mais informações sobre conversas específicas ou contatos podem ser exibidos com um toque.

Continua após a publicidade

Galaxy Z Fold 3 traz Snapdragon 888 e elimina vincos

Segundo os vazamentos, o Galaxy Z Fold 3 pode marcar uma grande evolução para a Samsung no segmento dos dobráveis. Trazendo hardware parrudo, o aparelho pode chegar ao mercado equipado com Snapdragon 888, corpo mais fino, telas de 120 Hz, câmera tripla de 12 MP e painel traseira com vidro Gorilla Glass Victus.

Além da Split UI e do suporte à S-Pen, o dobrável premium contaria ainda com nova tela e dobradiça que eliminariam o polêmico vinco, adotaria estrutura mais rígida e resistente chamada pela Samsung de "Armor Frame" e seria o primeiro celular da empresa a empregar a "Under Panel Camera" (UPC), câmera sob o display demonstrada pela fabricante na semana passada.

Continua após a publicidade

Fonte: Ice Universe