Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Samsung divulga vídeo conceito com tela S-Foldable, rival do Surface Neo e mais

Por| Editado por Wallace Moté | 18 de Maio de 2021 às 12h20

Link copiado!

Divulgação/Samsung
Divulgação/Samsung
Tudo sobre Samsung

Acontece nesta semana o Display Week, evento focado em discutir e demonstrar conceitos do futuro das telas, organizado pela Society for Information Display (SID), grupo que reúne as principais fabricantes de displays do mundo. A Samsung Display é uma das integrantes e está participando da conferência, trazendo foco em painéis e dispositivos dobráveis.

A gigante sul-coreana havia confirmado ontem (17) que exibiria quatro grandes novidades nesta semana para o segmento, divulgando teasers para a tela S-Foldable, para um dispositivo com tela enrolável aos moldes do LG Rollable, além de um laptop dobrável concorrente para o Surface Neo da Microsoft e da tecnologia de câmera sob o display para notebooks.

Hoje (18), a empresa publicou um vídeo conceito exibindo os novos protótipos, exemplificando o uso previsto para cada um, e revelando um quinto projeto até então desconhecido.

Continua após a publicidade

S-Foldable é destaque com duas dobras

O primeiro conceito exibido no vídeo é o do painel S-Foldable, tela que suporta duas dobras em formato de "Z". A fabricante destaca a versatilidade que a nova configuração de display dobrável é capaz de entregar, podendo, por exemplo, atuar como um despertador, enquanto mantém as dimensões compactas, similares à de uma carteira.

Também são exemplificadas as possibilidades oferecidas pela tela com software adaptado, com modo multitarefas mais robusto que suporta até três aplicativos lado a lado.

Continua após a publicidade

Outro dos conceitos demonstrados foi o display OLED enrolável, em um formato similar ao de rivais como o já citado LG Rollable e o conceito OPPO X 2021. Quando fechado, a tela se assemelha a um smartphone convencional, com bordas bastante curvas. Com um comando, exemplificado no vídeo como um gesto de arrastar dois dedos pelo painel, o celular é expandido.

As possibilidades oferecidas por esse design recaem novamente sobre aprimoramentos no multitarefas, com o aplicativo principal mantido no formato tradicional, enquanto um segundo app ocupa o espaço expandido.

Samsung idealiza rival para o Surface Neo

Continua após a publicidade

O vídeo demonstra ainda o conceito de um laptop de 17 polegadas composto completamente por tela. A ideia é similar ao adotado pela Microsoft com o Surface Neo, ainda sem previsão de estreia, e pela Lenovo com o Thinkpad X1 Fold, já lançado em um formato menor de 13 polegadas. Apesar da tela de tamanho avantajado, a solução da Samsung seria extremamente compacta.

O protótipo exibido conta com bordas quase inexistentes, e quando dobrado no formato tradicional de um notebook apresenta dimensões similares à de um modelo de 13 polegadas. A Samsung destaca a tecnologia OLED Sync, para lidar com inconsistências nas taxas de quadros de games, e a cobertura ampla de cores no padrão DCI-P3, que atinge os 120%.

Continua após a publicidade

A gigante sul-coreana também revelou a Under Panel Camera (UPC), tecnologia própria de câmera sob o display que deve chegar em notebooks futuros, incluindo o modelo de 17 polegadas. O uso do recurso no painel dobrável reforça os rumores de que o Galaxy Z Fold 3 pode ser um dos primeiros dispositivos da empresa a contar com a novidade.

Por fim, o vídeo revela um quinto conceito que não havia sido revelado pela fabricante, um display portátil pensado para tarefas cotidianas. O componente se destaca pela baixíssima espessura e pela integração a outros dispositivos da marca.

Não está claro, porém, como esse projeto poderia se diferenciar dos tablets da companhia. Vale lembrar que os aparelhos apresentados são conceitos, e podem ou não vir a ser lançados futuramente, possivelmente adotando mudanças no design final.

Continua após a publicidade

Fonte: Ice Universe, XDA Developers